Marketing Industrial

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Marketing Industrial: a melhor estratégia para sua indústria.

A Era Digital tem o mesmo impacto social que as revoluções industriais tiveram, séculos atrás. E, se ainda resta alguma dúvida quanto a isso, vale lembrar que temos paralelamente, um novo conceito para o segmento, que é a indústria 4.0.

Isso significa que o advento tecnológico e as soluções digitais invadiram também o setor. E, tendo tantas particularidades, além de distinções com o comércio , era de se esperar que o marketing industrial se apresentasse como uma alternativa diferenciada.

O que nos leva a perguntar: como anda o marketing do seu negócio?

Neste conteúdo, nós queremos apresentar para você o conceito de marketing industrial. Além disso, vamos introduzir o conceito de indústria 4.0, para que você passe a identificar novas tendências e oportunidades de negócio.

Ingresse conosco, na era Digital e entenda como a porta de entrada para isso são as ferramentas, técnicas e tecnologias do marketing industrial!

O que é marketing industrial

Diferentemente das ações de marketing em que as empresas interagem com o consumidor final — o seu público -alvo, o marketing industrial foca nas ações B2B — cujo significado é business to business. Ou: de empresa para empresa.

Isso significa que estamos conversando com outros empreendedores . Por exemplo: organizações que necessitam dos equipamentos que você produz ou dos serviços terceirizados que a sua empresa tem a oferecer.

Logo de cara, portanto, já conseguimos perceber que o marketing industrial, tem que diferir da maneira com a qual as empresas vão se relacionar com as outras.

Afinal de contas, o perfil de consumidor já é muito distinto. Você está abordando pessoas que também são especialistas no seu tipo de serviço ou produto. São clientes mais exigentes.

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Quais são os impactos para o seu negócio

Com base nas informações citadas no início deste capítulo, temos o marketing industrial como um instrumento de atração, relacionamento e vendas para o seu negócio.

Pois as técnicas aplicadas focam em agregar mais valor à sua marca, torná-la referência no assunto e aproximar os seus especialistas dos consumidores em potencial.

E é indiscutível a eficácia do marketing digital nesse processo. Afinal de contas, as estratégias planejadas são feitas com base nos hábitos de navegação do seu público-alvo.

Assim, você gera conteúdos que atendam a essa demanda, solucionem dúvidas e criem um vínculo com a sua audiência.

Com o tempo, ele vai se lembrar de sua empresa, diante de uma nova dúvida ou necessidade, o que gera uma fixação positiva.

A diferença com as ações de marketing digital para o consumidor final é que o público industrial necessita de valores palpáveis, como a performance ou os resultados que a sua solução agrega à empresa dele.

Não se trata, portanto , da realização de consumo, mas uma garantia. Uma promessa cumprida com base em resultados.

Antes de adentrarmos nessas técnicas, especificamente, vamos avaliar o contexto em que o marketing industrial é desenvolvido.

A indústria 4.0

A primeira vez em quer o termo indústria 4.0 foi sugerido deu-se em 2011, na cidade alemã de Hannover — em uma feira local.

À ocasião, o governo e centros de pesquisa eram unânimes, quase, quanto à ideia de que uma transformação nos paradigmas do setor era não apenas bem-vinda, mas necessária.

Soma-se a isso o conceito digital já em voga em todos os outros setores. Portanto, uma nova revolução estava prevista, e com o diferencial 4.0 (a quarta revolução industrial)

E o que se desenrolava na órbita do ramo industrial? A internet, as novas tecnologias — o universo digital e as soluções de integração.

Estamos interconectados, hoje em dia. E o marketing industrial — dentro da indústria 4.0 — faz uso dessas tecnologias para avaliar performances, desempenhos, métricas variadas… Tudo mensurável, inclusive, dando aos empreendedores o controle de toda a sua empresa.

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Quais são os impactos para o seu negócio

Os sistemas digitais e os processos produtivos passaram a ser mapeados com base nas tecnologias atuais — bem como as tendências para o futuro.

Com isso, podemos identificar algumas características que tornam a indústria 4.0 ainda mais exclusiva. Confira alguns dos seus princípios:

Princípios da indústria 4.0

  • • necessidade de coleta, armazenamento e análise estratégica dos dados relativos à capacidade de operação;
  • • possibilidade de projetar e monitorar todos os processos cujos equipamentos disponham de sistemas e/ou sensores digitais;
  • • o intento de descentralizar o poder, dando autonomia para que as máquinas aprendam e sejam programáveis, automatizando algumas etapas do fluxo de trabalho;
  • • flexibilidade para integrar novos sistemas e softwares, visando a personalização do fluxo de acordo com cada demanda.

Nesse contexto, podemos identificar que a indústria 4.0 faz uso de algumas tecnologias bastante específicas, visando os princípios acima, que são:

  • • Internet das coisas — cuja conexão integrada permite o “diálogo” entre os profissionais e os equipamentos, e até mesmo entre os maquinários, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva, ágil e estratégica;
  • • Big Data — trata-se do volume intenso, e em ritmo acelerado, de dados. Na internet 4.0, isso significa ter em mãos as informações mais relevantes para explorar novas oportunidades ou ajustar qualquer gargalo produtivo.

Como iniciar sua estratégia de marketing industrial

Quais são os impactos para o seu negócio

Agora que já destacamos os conceitos de indústria 4.0 e de marketing industrial, convém avaliar como ambos trabalham, em conjunto, visando resultados promissores para o seu negócio.

A seguir, algumas das estratégias de marketing industrial mais usadas — e o que você deve fazer para colocá-las em prática!

Uma persona definida

Diferentemente das ações de marketing em que as empresas interagem com o consumidor final — o seu público-alvo, o marketing industrial foca nas ações B2B — cujo significado é business to business. Ou: de empresa para empresa.

Isso significa que estamos conversando com outros empreendedores. Por exemplo: organizações que necessitam dos equipamentos que você produz ou dos serviços terceirizados que a sua empresa tem a oferecer.

Logo de cara, portanto, já conseguimos perceber que o marketing industrial, tem que diferir da maneira com a qual as empresas vão se relacionar com as outras.

Afinal de contas, o perfil de consumidor já é muito distinto. Você está abordando pessoas que também são especialistas no seu tipo de serviço ou produto. São clientes mais exigentes.

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Um site responsivo

Ter um site, atualmente, é uma obrigação. Afinal, ele é o cartão de visitas da sua empresa. Por meio das pesquisas on-line, o seu consumidor em potencial fica a par da sua empresa, suas soluções, os seus diferenciais etc.

No entanto, muito se diz sobre o site responsivo, hoje em dia, que é uma maneira de adequar os seus conteúdos para serem acessados via dispositivos móveis, como tablets ou smartphones.

Considerando que o mundo inteiro se acostumou a acessar a internet com esses aparelhos, cabe às empresas construir um site que atenda a esse público e gere uma experiência fluída, qualitativa e rápida.

Do contrário, o usuário pode se aborrecer e partir para o site da concorrência, que já aplica estrategicamente o marketing industrial.

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Um blog

Outro instrumento de atração e relacionamento de clientes é o blog corporativo. É por meio dele que você vai aprofundar a produção de conteúdo, com base nas questões feitas pela sua audiência nos mecanismos de busca on-line — como o Google.

Além disso, o blog atua como um marco de sua presença digital, cuja relação com as técnicas de SEO contribuem com o ranqueamento de suas páginas para estar à frente dos seus concorrentes.

Isso facilita a construção de uma imagem de autoridade, para a sua marca, e fortalece a sua presença digital.

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Presença nas redes sociais

Estruture-se, produza conteúdos relevantes e diversificados e use aquelas que o seu consumidor mais está familiarizado e já utiliza com frequência.

Assim, você tem mais um canal de comunicação, relacionamento e vendas — por que não? —, uma vez que o marketing industrial concentra essas possibilidades a partir dos seus objetivos.

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Materiais de conversão

Além das postagens, você pode intensificar a sua presença digital e o grau de relacionamento com os usuários por meio de materiais de conversão.

E o que são? Conteúdos aprofundados, do interesse geral de sua audiência, mas que podem ser baixados — ou testados — a partir da identificação do usuário.

Assim, ele compartilha os seus dados, baixa o conteúdo e você consegue dar nome aos verdadeiros clientes em potencial, avançando em suas respectivas jornadas de compra.

Você pode explorar esse material das seguintes maneiras:

  • catálogo da empresa;
  • • e-books;
  • • infográficos;
  • • checklists;
  • • vídeos educativos;
  • • white papers.
  • • webinars.

Entre outros materiais que ajudem a nutrir os seus consumidores, mantê-los interessados e aproximar-se de uma boa oportunidade de negócio.

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Métricas

Independentemente dos seus objetivos, com o marketing industrial, existem indicadores que podem ser acompanhados para que, diante de eventuais necessidades, você possa ajustar as campanhas e também identificar os resultados em tempo real.

Isso permite que você avalie o quanto as suas ações estão gerando o impacto desejado. Algo que aumenta, exponencialmente, o seu ROI em marketing digital.

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Concluímos

Ao longo deste e-book nós apresentamos o marketing industrial e o quanto ele está relacionado ao conceito de indústria 4.0 — a chamada quarta revolução industrial.

Em seguida, destacamos brevemente algumas das estratégias e campanhas mais usuais, em marketing industrial, para atrair e reter o interesse do seu público-alvo.

Com isso, as suas soluções ficam ao alcance de um público qualificado, valorizando o seu investimento e também gerando presença digital para diferenciar-se de sua concorrência.

Para finalizarmos, temos uma dica definitiva para você valorizar o seu investimento ainda mais: a contratação de uma agência especializada em marketing digital, e no seu ramo de atuação.

A Agência Labra tem destacada atuação no segmento industrial, e você pode conferir um pouco mais a respeito da empresa aqui!

Esperamos que este conteúdo tenha sido de grande proveito para responder às suas principais dúvidas a respeito do marketing industrial.

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