Marketing de Conteúdo

Marketing Digital

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (exemplos artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem a necessidade de promover diretamente a marca. O Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a identificar e resolver problemas e promovendo e criando a sua autoridade no assunto.

O que é Marketing de Conteúdo

A maior dificuldade de entrar no Marketing Digital, os profissionais de marketing , ou as equipes comerciais encontram pela frente é o tal Marketing de Conteúdo, ok mas qual a sua importância?

Traduzindo em poucas palavras, é produzir conteúdo que o seu público-alvo encontre de forma natural a sua empresa na busca pela dor "problema" que a sua indústria possa ajudar resolver . É a base para o sucesso do Inbound Marketing.

O resultado para essa ideia e nutrir, informar as pessoas que sua indústria não esteja ali apenas para vender produtos ou serviços e sim ajudar, a consequência disso é a compra de seus produtos ou serviços.

O Marketing de conteúdo ainda é novo na indústria, a consolidação dessa metodologia está ganhando cada dia mais forma, e os resultados começam a ser perceptíveis.

Marketing de Conteúdo

Os materiais já utilizados na indústria como, catálogos, revistas, manuais sempre foram uma forma indireta de geração de conteúdo e isso vem de tempo.

Como podemos contextualizar o marketing de conteúdo, muito antes de inbound marketing?

Vamos contextualizar historicamente com um exemplo clássico.

Em 1895, a John Deere, empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista “The Furrow”. A publicação segue em circulação até hoje e é focada em assuntos relacionados à agricultura.

Com essa revista, a John Deere ousou, e optou por compartilhar conteúdo com o público interessado em agricultura em vez de simplesmente criar anúncios “empurrando” os produtos que são fabricados pela empresa.

Gerar marketing de conteúdo engloba muito mais do que está ao redor da sua indústria, está em todas as possibilidades que o ecossistema que a empresa vivencia.Nem todos os leitores da revista deveriam possuir um trator John Deere, mas ao encontrarem as respostas por dúvidas que muitas vezes nem sabiam. A certeza na tomada de decisão ao fazer uma compra, optaram pela marca que lhe dariam a confiança necessária.

O que aprendemos com isso, a revista cumpria com o propósito de educar, influenciar e ganhar a autoridade na decisão de compra. podemos listar vários exemplos de empresas que fizeram isso ao longo do tempo:

  • • 1900 A Michelin: com o seu "Guia Michelin"
  • • 1962 Leite Moça: com seu "livro de receitas"
  • • 1987 LEGO: com sua revista Brick Kicks - Hoje como Lego clube.

Concluímos: Marketing de Conteúdo ajuda indústrias a falar com seu mercado. Agregando muito mais informação dos que meios tradicionais que falam apenas sobre os seus produtos.

Marketing de Conteúdo

Qual a principal utilidade do Marketing de conteúdo

A construção de um BLOG, ou um clube, é uma tangível que permite a sua empresa falar cada vez mais e melhor com o seu cliente, sem as vezes que ele estará falando com a próxima empresa que irá comprar um produto.

O Marketing evoluiu ao longo do tempo começando pelo 1.0 e já estamos no 4.0, e este caminho será irreversível tratando dos benefícios que o marketing de conteúdo vem trazendo ao longo do tempo.

Falando no contexto dos resultados que o Marketing de Conteúdo traz para indústria podemos citar inúmeros exemplos de empresas que estão se beneficiando disso, como: Red Bull, GoPro, McDonald’s, Vivo, Magazine Luiza, Samsung, Walmart, SalesForce, General Electric, aqui no Brasil temos casos como o da Engecass que está conquistando cada vez mais o seu mercado.

Mas o que fica de principal utilidade do marketing digital está:

  • 1. AUMENTAR SUA VISIBILIDADE NA INTERNET
  • 2. AUMENTAR A INTERAÇÃO COM SUA MARCA
  • 3. NUTRIR SUA BASE DE LEADS
  • 4. REDUZIR O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES
  • 5. GANHAR CONFIANÇA DO PÚBLICO E ADQUIRIR PROPAGADORES DE SUA MARCA
  • 6. MELHORAR A EXPERIÊNCIA PÓS-VENDA

Como o Marketing de Conteúdo tem ganhado seu espaço

O marketing de conteúdo tem ganhado o seu espaço no mercado brasileiro isto de fato já se comprova pelos números apresentados pela ContentTrends 2017. Vamos explorar alguns dados interessantes:

  • • Dentre os 29% restantes, 68,9% apresentam a pretensão de adotar a estratégia;

  • • 71,7% das empresas bem-sucedidas com a estratégia estão presentes em um estágio intermediário/avançado;

  • • Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 2,2x mais visitas e 3,2x mais Leads;

  • • Quem produz mais de 13 conteúdos mensais conquista em média 4,2 vezes mais visitantes;

  • 60,6% preveem aumentar o investimento na estratégia.

Como fazemos marketing de conteúdo para sua indústria

Não basta fazer um blog e sair escrevendo conteúdo de qualquer forma e sem qualquer planejamento, a Agência Labra possui uma metodologia própria usando das mais diversas expertises para aperfeiçoar cada vez mais e melhor o seu processo. Nossa base antes de qualquer coisa é construída em três pilares que sustentam o sucesso de nossos clientes:

Marketing de Conteúdo Marketing de Conteúdo Marketing de Conteúdo

O aprofundamento no conhecimento pelo público alvo, avança um período muito intenso no projeto onde conhecer não basta exige uma investigação constante por parte da equipe.

Só assim construímos e aperfeiçoamos constantemente as personas ela nunca é boa o suficiente que não possa ser melhorada.

As estratégias cada vez mais consolidadas com um equipe que se dedica de corpo e alma, no intuito de buscar as melhores colocações para o seu negócio, esse processo acontece ao longo de todo o processo, e é consolidado com o cliente e seus devidos interesses.

A percepção do posicionamento é muito importante o que atinge o reconhecimento pela marca, precisamos construir isso cada vez mais forte, e para isso a verdade muitas das vezes deve ser dita ao cliente, mesmo que ele existe em não querer entender.

Para que esse processo aconteça vamos muito além de todo o processo de construção de conteúdo, aplicando em várias frentes como:

  • • Blog
  • • Conteúdos Ricos
  • • Vídeos
  • • Redes Sociais
  • • Email Marketing

A criação de um blog é o primeiro passo para todo esse processo de marketing de conteúdo.

Ao contrário de muitas pessoas que pensam que um blog é ultrapassado. Porém, o que vemos com a Agência e os nossos clientes o blog se prova como umas das ferramentas mais importantes para as estratégias.

Não basta escrever, é prescindível que a construção de bons conteúdos, passem por processos e otimizações de SEO, e que as pessoas envolvidas entendam o processo num todo.

Um bom relacionamento via Email Marketing e mídias sociais também auxilia na geração de tráfego para seu negócio. E use desses canais para promover o que foi publicado, permitindo captar seus futuros clientes. Lembre-se destes pontos na hora de construir um BLOG:

  • • Tenha cadência nas postagens
  • • Planejamento de Pautas
  • • Lembre-se de otimizar o texto para a Google
  • • Diversifique o tipo de comunicação
Marketing de Conteúdo

Conteúdos ricos como: E-books, infográficos, webinars práticos, conteúdo para websites, catálogos digitais e muitos outros tipos de conteúdo podem ser aplicados no aumento do engajamento dos clientes, na redução de custos de suporte e atendimento, inclusive evitar a desistência dos clientes de usar o produto ou serviço oferecido e deixá-los satisfeitos.

Marketing de Conteúdo Marketing de Conteúdo

Basicamente, o papel do conteúdo é pegar o Leads pela mão e levá-los adiante no processo de compra. Por isso é tão importante ter um conteúdo que ajude o cliente a entender o seu problema, a ter as possíveis soluções e até os critérios para a tomada de decisão.

A Labra se preocupa com esse fator, em cumprir com as “exigências” de um marketing digital de qualidade e que gere resultados significativos. Sabemos que um cliente satisfeito e engajado continua usando a solução, além de recomendar para pessoas de sua rede que tenham necessidades parecidas. A Labra planeja, estuda e executa de forma criteriosa a necessidade de cada cliente.

Conheça alguns de nossos trabalhos

Trabalhos da Agência Labra
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