INBOUND MARKETING: O que é e como funciona?

Trata-se do conjunto de estratégias que impacta nas necessidades e objetivos do seu público-alvo. Isso faz com que eles cheguem até o seu site ou redes sociais voluntariamente. Uma consequência de ações de relacionamento e educação desse cliente em potencial.

Por que preciso investir?

Porque o Brasil é o líder global em tempo gasto na internet. Em média, o IBOPE Media aponta que são 43 horas e 57 minutos por pessoa. Sem falar que, só nas redes sociais, são 650 horas por mês. Para as empresas, esses dados são valiosos, pois apontam um caminho prático para atrair novos clientes até o seu negócio.

Gerando oportunidades

A partir da elaboração de conteúdos impactantes e de alta relevância para o seu público, o cliente encontra a sua empresa on-line.

Em seguida, sua equipe constrói e alimenta esse relacionamento gradativamente. Isso faz com que o consumidor passe a perceber a sua marca como referência e autoridade no mercado.

Além disso, o Inbound Marketing também traz outros benefícios, como:

  • Mais visibilidade à sua empresa;
  • Reduz os custos para atrair e adquirir novos clientes;
  • Valoriza a sua identidade de marca.

Para tanto, existem estratégias que são adotadas para o momento em que cada cliente em potencial se encontra. Isso permite mais flexibilidade e precisão nas ações adotadas para converter um usuário em fiel consumidor.

Afinal, como funciona?

AS ETAPAS DO INBOUND MARKETING

ATRAIR

É toda a estrutura do Inbound Marketing: a ideia de atrair o consumidor, e não ir atrás dele. E isso se dá por meio de algumas ações, como:

• Criação de blog e produção de conteúdo relevante;
• Links patrocinados;
• Display;
• Facebook Ads;
• Redes sociais.

CONVERTER

A ideia, aqui, consiste em afunilar a relação com o cliente. Isso significa que você precisa saber melhor quem é aquele usuário e, para isso, uma troca é feita. Normalmente, o usuário passa algumas informações suas em troca de algum benefício ou recompensa. Isso se dá por meio de:

• Ofertas personalizadas;
• Landing pages;
• Formulários;
• Headlines.

RELACIONAR

Nesta etapa de uma estratégia de Inbound Marketing, ocorrem a construção e manutenção do relacionamento com o cliente.

Afinal, apensas 3% dos usuários on-line fazem pesquisas por soluções específicas. Os outros 97% estão em indecisos ou sequer conhecem a solução para eles.

É importante respeitar o momento em que o consumidor se encontra, portanto, e ajudá-lo a avançar à etapa seguinte. Como estratégias, podemos citar:

• E-mail marketing;
• Automação de marketing;
• Newsletter;
• Mídias sociais;

VENDER

Orientar o consumidor por todas as etapas converge no ato da venda: o momento em que seu vendedor sabe como alinhar as suas soluções ao problema do cliente.
Pode ser que a compra seja efetivada on-line ou mesmo mediante o contato da sua força de vendas. Cada estratégia deve ser personalizada, de modo que a experiência de compra seja gratificante e o cliente seja fidelizado.

ANALISAR

Um dos grandes diferenciais do Marketing Digital, é poder avaliar de maneira mais precisa os resultados, e comprovar o retorno do investimento com base nos acontecimentos gerados.

Poder monitorar o que ocorre em cada interação que o público faz no seu site, posts e campanhas, torna o trabalho mais ágil e produtivo. E esse processo analítico do marketing é suportado por diversas ferramentas disponíveis no mercado para auxiliar e melhorar cada vez mais esse processo.

Por que o Inbound Marketing funciona?

Além do alinhamento contínuo de ações de impacto, o Inbound Marketing também é eficaz porque suas estratégias são mensuráveis. Ou seja: toda ação é monitorada e acompanhada. Caso os resultados não ocorram como o previsto, ajustes são feitos em tempo real. Assim, o ROI do marketing de atração é grande.

Com uma capacidade analítica valiosa, o Inbound Marketing se torna uma ferramenta acessível, eficiente e personalizada.

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