A Metalcava

A Metalcava Equipamentos, localizada na cidade de Lontras, interior do estado de Santa Catarina, está há mais de 20 anos atuando na fabricação e comercialização de equipamentos para a linha duas rodas utilizados em oficinas mecânicas, lojas e concessionárias de motocicletas de todo o país.

Durante estes 20 anos de caminhada, a Metalcava evoluiu cada vez mais no mercado. Iniciando suas atividades como uma fundição de bronze, que ano após ano foi agregando novos produtos a sua empresa para atingir novos mercados, onde – ainda trabalhando com a fundição de metais –possui outras três linhas de produtos: a linha madeira, a linha ferramentas e a linha duas rodas.

Por um desejo em aumentar o alcance, a visibilidade e as vendas da empresa além de abrir novos mercados para venda de toda a sua linha de produtos, viu também, a necessidade de começar a investir em novas tecnologias de marketing que atendessem ao seu pedido.

As Ações

Já tendo feito trabalhos off-line pela LABRA, a Metalcava decidiu fazer um novo site institucional no início de 2017 e trabalhar algumas estratégias de marketing digital pontuais, onde foi apresentado o Inbound Marketing.

A estratégia apresentada serviria exatamente para suprir a necessidade da Metalcava, desde melhorar o posicionamento da marca, conseguir comercializar seus produtos em estados onde não conseguiam e principalmente, a geração de novos negócios para a equipe comercial.

E em junho de 2017 foi iniciada a implementação do Inbound Marketing para a Metalcava, começando com um estudo aprofundado do mercado e da concorrência, além de uma projeção de métricas e resultados que seriam obtidos.
No primeiro mês que a estratégia foi implementada foram geradas várias oportunidades de negócios e algumas vendas realizadas. Um resultado que surpreendeu ambas as empresas e foi, ao mesmo tempo, muito satisfatório.

Ações Implementadas

Desde o início até o momento atual da estratégia, foi colocado em prática inúmeras ações, citadas abaixo:
• Definição das personas;
• Otimização constante do site – SEO;
• Criação de um blog para divulgação conteúdos;
• Otimização constante do blog – SEO;
• Geração de conteúdo, envolvendo artigos e materiais ricos;
• Segmentação da base de e-mail atual;
• Páginas de conversão (landing pages, formulários e call-to-actions);
• Ações em mídias sociais;
• Ações com e-mail marketing, para a base atual segmentada e novos leads gerados;
• Investimentos em mídias pagas;
• Geração de leads qualificados;
• Implantação de um CRM no setor comercial com integração com a plataforma de marketing
digital;
• Mensuração e análise mensal das ações realizadas e resultados obtidos.

Os Resultados

Podemos afirmar, que com todas estas ações e estratégias aplicadas, conseguimos atender as expectativas da Metalcava superando a projeção de geração de novos negócios que havia sido proposto desde o primeiro mês de trabalho.

Ressaltando que, neste período de trabalho aplicando o Inbound Marketing, foram obtidos os seguintes resultados:

Conclusão

Tendo em vista os números apresentados, podemos perceber que é possível, sim, aumentar as vendas de uma empresa ou indústria através da elaboração de um site institucional bem estruturado, integrado com uma estratégia de Marketing Digital (Inbound Marketing) bem aplicada e com todos os canais digitais da empresa integrados.

Após termos estas ações aplicadas na Engecass, eles precisaram se adaptar à demanda de oportunidades geradas, se reestruturando internamente e, principalmente, focando cada vez mais em trabalhar e aprimorar todas as estratégias digitais para continuar crescendo e superando suas expectativas. Afinal, hoje, a Engecass é muito satisfeita com o trabalho que a LABRA vem realizando e, nós, queremos continuar melhorando a cada dia e trazer mais resultados positivos para nossos clientes!

Depoimento

“A Metalcava está apostando fortemente no Inbound Marketing, juntamente com a equipe da Agência Labra, pois acreditamos que é uma ferramenta extremamente necessária nos dias de hoje, não somente para atrair clientes, mas também para tornar a marca mais conhecida no mercado. Com isso, atingindo diretamente o público consumidor de nossos produtos.

A forma como o cliente conhece a empresa pelo conjunto de ferramentas que o Inbound Marketing utiliza, mostra a ele não apenas o interesse em vendas, mas também, a preocupação da Metalcava em poder ajudar seus consumidores com os produtos da nossa fabricação. Para a Metalcava foi a primeira vez que uma metodologia apresentada comprovasse o retorno sobre o investimento.”

Charles Cava

Diretor, Metalcava

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