Case Engecass

Fabricar e distribuir equipamentos automotivos no mercado brasileiro não é fácil. Além da necessidade constante de inovação e manutenção de qualidade, os brasileiros são culturalmente apaixonados por seus carros, sendo necessário lidar com a alta competitividade que, por sinal, não para de crescer.

A Engecass Equipamentos Industriais, localizada na cidade de Rio do Sul estado de Santa Catarina, está há mais de 22 anos atuando na fabricação e comercialização de equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias de todo o país, e sabe bem dos desafios enfrentados no setor.

Durante a sua trajetória, a Engecass enfrentou inúmeras dificuldades, passando por mudanças estratégias para se manter forte no mercado. Neste sentido, em meados de 2016, após um novo planejamento, definiram novas frentes de trabalho para o comercial da empresa com a intenção de aumentar a sua área de abrangência e aumentar o número de vendas para obter, principalmente, uma maior lucratividade.

As Ações

A LABRA já realizava alguns trabalhos off-line para a Engecass e, por uma questão estratégica e de oportunidade de mercado, apresentamos a eles a metodologia do Inbound Marketing.
Essa metodologia veio de encontro ao que precisavam: melhorar o seu posicionamento no mercado, aumentar sua base de leads, e consequentemente aumentar suas vendas, sua lucratividade e cada vez mais se tornar referência no mercado.

Foi assim que, em agosto de 2016, a LABRA começou a implementar a metodologia de Inbound Marketing para a Engecass. No contexto do que a empresa necessitava, apresentamos um planejamento sobre as oportunidades de negócios que conseguiríamos trazer e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Ações Implementadas

Ao longo do período e através de várias ações de marketing digital, juntos, conseguimos:
• A criação de um novo site institucional;
• Definição das personas;
• Otimização constante do site SEO;
• Criação de um blog para divulgar conteúdos;
• Otimização constante do blog SEO;
• Geração de conteúdo, envolvendo artigos e materiais ricos como e-books, checklists, vídeos,
entre outros;
• Segmentação da base de e-mail atual;
• Páginas de conversão (landing pages, formulários e call-to-actions);
• Jornadas de compra;
• Ações em mídias sociais;
• Ações com e-mail marketing, para a base atual segmentada e novos leads;
• Investimentos em mídia paga;
• Geração de leads qualificados;
• Implantação de um CRM no setor comercial com integração com a plataforma de marketing
digital;

Os Resultados

Sendo assim, podemos afirmar que, com todas estas ações e estratégias aplicadas conseguimos superar todas as expectativas da Engecass muito antes de completar o que havíamos prometido em um ano de trabalho!

Ressaltando que, neste período de trabalho aplicando o Inbound Marketing, já conseguimos os seguintes números:

Conclusão

Tendo em vista os números apresentados, podemos perceber que é possível, sim, aumentar as vendas de uma empresa ou indústria através da elaboração de um site institucional bem estruturado, integrado com uma estratégia de Marketing Digital (Inbound Marketing) bem aplicada e com todos os canais digitais da empresa integrados.

Após termos estas ações aplicadas na Engecass, eles precisaram se adaptar à demanda de oportunidades geradas, se reestruturando internamente e, principalmente, focando cada vez mais em trabalhar e aprimorar todas as estratégias digitais para continuar crescendo e superando suas expectativas. Afinal, hoje, a Engecass é muito satisfeita com o trabalho que a LABRA vem realizando e, nós, queremos continuar melhorando a cada dia e trazer mais resultados positivos para nossos clientes!

Depoimento

“A Engecass está bem satisfeita com o trabalho desenvolvido pela LABRA. Um trabalho bastante profissional, que ajudou a Engecass a se aproximar do cliente.”

Paulo da Cass

Diretor, Engecass

Para crescer, deve-se dar o primeiro passo,
e ele começa aqui!

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