A sua estratégia de marketing já conta com ações em vídeo? Essa é uma forma de divulgar um tipo de conteúdo cada vez mais popular. Tanto que, segundo um estudo divulgado pela empresa especializada em TI Cisco, até 2020 os vídeos vão representar 85% do tráfego online de dados consumido no Brasil.

Um número considerável, certo? Ainda mais quando analisado o número de potenciais clientes da sua empresa que estão entre os internautas que preferem conteúdos em vídeo.

Uma estratégia digital bem-feita conta com um bom planejamento e deve estar por dentro das tendências. Pesquisas, como a apresentada pela Cisco, alertam para o fato de que o futuro está no vídeo marketing. Uma forma dinâmica de apresentar produtos, reforçar a imagem da empresa e atrair novos contatos.

Confira, então, como usar vídeos na sua estratégia de marketing!

Vídeo marketing: por que a sua empresa deve apostar nessa ideia

Uma forma mais econômica de divulgar a empresa e com grande potencial para aumentar as vendas do seu negócio. Que também é democrática, uma vez que empresas de todos os tamanhos podem apostar nela.

Ainda mais importante: uma estratégia bem aceita entre boa parte do seu público consumidor. Todas estas são características que contam a favor do uso do vídeo nas ações de marketing digital do negócio.

O investimento para divulgar produtos usando este recurso é muito menor do que o necessário para veicular uma propaganda na televisão, por exemplo. É preciso arcar apenas com os custos de produção do vídeo, o compartilhamento do material é gratuito.

Para isso podem ser usadas as redes sociais, o YouTube ou outra plataforma de vídeos. Se a campanha for bem planejada, a ação pode chegar a milhares ou até milhões de internautas em poucos dias.

A possibilidade de criar materiais criativos, dinâmicos e direcionados para o público-alvo é mais um excelente motivo para incluir o compartilhamento de vídeos nas suas ações digital.

Vale citar ainda que plataformas como o YouTube permitem o acompanhamento de métricas essenciais para o aprimoramento da estratégia de marketing da empresa: o número de visualizações e o tempo médio que os internautas assistem do vídeo são só alguns exemplos.

As vantagens em usar vídeos na estratégia de marketing

Além da tendência já consolidada de mercado — como mencionado anteriormente —, uma série de outras vantagens pode ser adicionada à sua estratégia de marketing. E, a seguir, você vai ficar por dentro das principais:

estratégia de marketing

  • aproximação de sua marca com o público-alvo, gerando mais leads qualificados;
  • o conteúdo é fácil de transmitir, absorver e de gerar engajamento — como compartilhamentos nas redes sociais;
  • o contato e a abordagem, em um vídeo, podem ser mais pessoal e de acordo com o tom de voz do seu público-alvo, facilitando ainda mais a identificação;
  • trata-se de uma estratégia de marketing acessível, de baixo investimento (tendo em vista que o vídeo pode ser elaborador de muitas maneiras);
  • fidelização de clientes a partir da produção de conteúdos rápidos, práticos e de alto impacto, promovendo as performances de suas campanhas.

Consequentemente, uma vantagem indireta ao uso de vídeos, na sua estratégia de marketing, é o aumento de vendas. Algo que valoriza ainda mais o seu investimento.

O uso de vídeos na estratégia de marketing do seu negócio

Como qualquer outra estratégia de marketing, é preciso planejar a produção e o compartilhamento dos vídeos.

O objetivo da ação (atrair novos clientes em potencial ou fazer da marca uma referência na sua área de atuação, por exemplo) e, o perfil do público-alvo são dois fatores que devem estar claros nesta etapa.

Outro cuidado importante é em relação à qualidade dos vídeos divulgados: tanto do conteúdo quanto da imagem e do som. Investir em bons equipamentos e contar com profissionais capacitados para fazer a edição faz toda a diferença no resultado final.

Independentemente da abordagem escolhida, vale dizer que o conteúdo deve ser relevante para o público-alvo da marca.

Os formatos podem ser diversos – webinar, entrevistas, tutoriais e demonstrações são algumas das possibilidades. É importante testar diferentes formatos, para então investir naqueles que geram melhores resultados com o seu público.

Os tipos de vídeos mais comuns em uma estratégia de marketing

Ao falarmos sobre as vantagens do vídeo, em uma estratégia de marketing, destacamos o baixo investimento dessa ação. E, abaixo, vamos destacar alguns dos tipos de vídeos mais consumidos pelo público.

Assim, não vão faltar possibilidades e alternativas para alcançar, impactar e engajar a sua audiência continuamente:

  • entrevistas (com os próprios gestores da empresa ou com outros especialistas do setor);
  • depoimentos de clientes e parceiros;
  • webinar, educando com informação e leveza o seu público-alvo;
  • demonstrativos dos seus produtos e/ou serviços;
  • aulas ao vivo, ou mesmo palestras;
  • tutoriais;
  • institucionais.

Vale destacar, também, que a abordagem e o tom de voz são flexíveis também. Animações, storytelling, gráficos e outros elementos visuais… Isso tudo pode enriquecer ainda mais a sua estratégia de marketing e diferenciar a sua produção de conteúdo.

Nossas dicas para valorizar ainda mais os seus vídeos

Com base nas dicas que finalizamos o tópico anterior, pensamos que seria de grande valia, para a sua estratégia de marketing, algumas considerações pontuais sobre como captar e reter a atenção de sua audiência. Confira nossas dicas:

  • provoque emoções;
  • use referências familiares ao seu público;
  • tenha bom humor em seus vídeos. Isso faz toda a diferença!
  • deixe os conteúdos recheados de dicas;
  • avalie a concorrência (analise o que funciona e o que você pode fazer diferente);
  • reforce a sua marca, continuamente, nos vídeos.

E então, o que achou de nossas dicas para usar os vídeos na sua estratégia de marketing? Agora, para qualificar ainda mais os seus conhecimentos, confira também nosso artigo que explica, detalhadamente, como vender por meio do inbound marketing!

E-book de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas | Labra

Pin It on Pinterest

Share This