Fazer um tratamento odontológico é o medo e a dor de cabeça foi muitos. Mas graças à tecnologia e as tendências da indústria, os procedimentos tornaram-se mais confortáveis para os pacientes, principalmente quando o assunto é relacionado a equipamentos odontológicos.

Hoje, podemos contar com uma série de equipamentos e tecnologias que facilitam a rotina do profissional odontológico.

A cada ano surgem mais soluções e ferramentas para esse mercado. Não é atoa que as instituições de ensino estão sempre atualizando suas grades curriculares  e nem sempre conseguem acompanhar o ritmo das inovações tecnológicas.

Por isso, preparamos este artigo para que você fique por dentro das tendências na indústria no setor de equipamentos odontológicos. Confira agora!

Escaneamento digital

Nesse procedimento, é colocado um equipamento na boca do paciente. Estão a máquina dispara feixes de luz que faz uma espécie de análise das estruturas da boca. Toda a informação se torna imagem no computador.

Com esse procedimento é possível que o profissional consegue traçar o melhor tratamento e a instalação de um aparelho dentário, se for o caso.

Essa tecnologia tem ganhado popularidade no Brasil,e é uma “queridinha” por substituir o molde de massinha.

Impressora 3D 

Esta inovação poderosa, não é uma exclusividade da odontologia. Ela contribui para diversos outros setores.

A vantagem desse equipamento na área odonto, é a personalização. Com este equipamento, fornecedores conseguem atender dentistas e clínicas de forma mais rápida.

Uso de laser para combater cáries

Tratar a cárie não é uma tarefa fácil, ainda mais quando o paciente não percebe e demora a ir até um especialista.

Devido ao desconforto do tratamento, muitos temem agendar uma consulta. Pensando nisso, a tecnologia tem estudado métodos que melhorem esse procedimento, deixando-o mais confortável. 

O método encontrado foi o tratamento realizado por meio do laser. Com ele, é possível retirar o tecido cariado do dente, sem precisar desgastá-lo com o uso de outras ferramentas, como a broca.

Apesar de confortável, infelizmente ainda não é acessível a todos, devido o valor.

Prontuário digital

Imagine um paciente chegar na sua sala e a recepcionista informar que não encontrou o prontuário do seu paciente. Ruim, não é mesmo?

Um dentista atende inúmeras pessoas todos os dias, dificilmente vai conseguir lembrar de todos e mesmo que lembre, terá dificuldades para saber qual estágio ou tratamento aquele paciente está.

Graças a tecnologia, hoje é possível acessar o prontuário com apenas um toque e em qualquer lugar. Isso porque,  as informações são armazenadas em nuvens, seguras e que  podem ser acessadas remotamente. 

Ainda é possível anexar exames e radiografias a esse prontuário.

Esse é o fim da era do papel, ou daquela salinha destinada apenas a prontuários.

Teleconsultas 

É um formato de consulta que já havia sido estudada e pesquisada a tempos. Mas devido à pandemia do Coronavírus de 2020, esse formato tem ganhado espaço nas clínicas e consultórios.

Basicamente, é uma consulta online. Hoje, já é possível encontrar empresas e ferramentas especializadas nisso.

Apesar de não ser possível realizar procedimentos complexos, é possível fazer encaminhamentos, prescrição de tratamento e remédios, entre outros.

Em alguns casos, esclarecer dúvidas rápidas que antes, um paciente teria de ir a uma consulta para esclarecer.

Dúvidas do tipo “posso usar lente de contato dental sobre a minha prótese?” ou “me indicaram fazer um clareamento dental com moldeira, como funciona?”, por exemplo.

e Book Indústria 4.0 - Tendências da indústria nos equipamentos odontológicos

Software de gestão

Da mesma forma que o profissional se preocupa com a técnica e o equipamento que será usado, ele deve se preocupar com a gestão do seu negócio.

Administrar um negócio demanda tempo, coisa que geralmente um dentista em sua rotina não possui. Por isso, ele deve contar com ferramenta e software que o apoiem, facilitando o processo de controle e organização dos dados.

Atualmente, já é possível encontrar no mercado ferramentas que oferecem:

  • Integrações com agenda;
  • Orçamentos;
  • Informações fiscais;
  • Controle financeiro;
  • Prontuário digital;
  • Pagamentos.

Captação de novos clientes

Estamos em uma era digital, isso significa que além dos equipamentos inovadores e conforto em um consultório, é importante que a clínica ou consultório estejam presentes na internet marcante dessa geração.

Já percebeu quanto tempo você gasta por dia lendo conteúdos como este ou em redes sociais? Isso é uma característica dessa geração. 

Por isso, existem diversas técnicas que são utilizadas na internet para realizar captação de novos clientes de orgânica (sem publicidade paga).

Uma das técnicas mais aplicadas pelo Marketing é o SEO. Caso você não saiba, SEO significa um conjunto de ações que melhora sua posição em sites de busca, como o Google.

Por exemplo, se seu potencial cliente buscar por “quanto custa um implante dentário com enxerto ósseo” ou “clareamento dental a laser antes e depois” e seu site estiver bem posicionado, ou seja, em um dos primeiros lugares  na página do Google, logo, você terá mais chance de atrair e converter esse usuário em seu cliente.

Conclusão

Como você conferiu, as tendências na indústria no setor de equipamentos odontológicos está em constante evolução, seja na área de tratamentos, atendimento ou administração, é possível encontrar ferramentas excelentes e que beneficiam tanto o paciente quanto o empreendedor.

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog para conferir mais artigos com informações e dicas sobre marketing industrial ou sobre o setor industrial.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Vue Odonto.

Pin It on Pinterest

Share This