O marketing digital mudou — e muito — a maneira de abordar, interagir e se relacionar com o seu público-alvo. Mas, internamente, as suas transformações são significativas também, como propõe o conceito de smarketing, por exemplo.

Afinal de contas, a sua ideia e aplicação se concentram na integração cada vez mais qualitativa e próxima dos setores de marketing e de vendas.

Como resultado, suas equipes vão obter dados mais ricos sobre o seu cliente em potencial, e vão entrar em sintonia. Algo fundamental para alcançar os objetivos com o menor número possível de riscos e imprevistos.

Quer saber mais a respeito do smarketing e como ele pode fazer a diferença no planejamento e na execução de estratégias? É só seguir com a leitura deste post!

O que é smarketing?

Começando pela conceituação de smarketing, estamos falando de uma palavra que une as nomenclaturas dos dois departamentos que vão interagir: Sales (vendas, em inglês) e marketing.

Smarketing - Agência labra

E isso, por si só, já pode gerar estranhamento nas pessoas. Afinal de contas, por muito tempo ambos os setores eram vistos como a água e o óleo em um mesmo recipiente: incompatíveis.

Algo que podemos perceber como infrutífero para o desenvolvimento de uma empresa, não importando o seu porte ou segmento de atuação. Pois os objetivos são os mesmos, no processo de vendas estruturado.

Sem falar que são etapas complementares — nos dois sentidos — para a consolidação de estratégias de marketing digital (como o marketing de conteúdo). É importante que o marketing qualifique os leads para os vendedores que, por sua vez, devem passar contínuos feedbacks para que as campanhas seguintes sejam mais assertivas.

Veja um comparativo: o marketing está tradicionalmente encarregado de:

  • atrair prospectos;
  • acompanhá-los em suas respectivas jornadas de compra;
  • prepará-los e nutrir cada um deles com materiais relevantes;
  • mapear profundamente tudo a respeito dos leads em especial que evoluem no seu funil de marketing.

Enquanto isso, os vendedores passam a abordar os clientes em potencial com o máximo possível de informações para argumentar, convencer e efetivar uma venda.

Qual é a importância do smarketing para os negócios?

Ficou claro que um dos benefícios intrínsecos ao marketing digital está a unificação de suas equipes internas? Nada mais natural, uma vez que essa harmonia guia todos os seus colaboradores para a mesma direção — e os mesmos objetivos.

Quer ver outros benefícios colhidos a partir da utilização do smarketing?

  • os objetivos são alinhados com base nas necessidades e objetivos de cada setor;
  • as ações planejadas devem garantir resultados impactantes para todos os envolvidos;
  • o smarketing agrega mais empatia e um espírito colaborativo, já que os profissionais passam a entender melhor a demanda, os desafios e as necessidades de cada área;
  • os esforços são otimizados;
  • a redução de custos é palpável;
  • os processos são otimizados.

Por consequência, esse trabalho em conjunto se mostra eficaz para a atração de leads qualificados. É o constante diálogo entre vendedores e os profissionais de marketing que ajuda a diluir os desafios e agregar mais oportunidades à empresa, portanto!

Como trabalhar o smarketing na empresa?

Que tal colocar a sua marca para se destacar, diante da concorrência, com um contínuo processo de alinhamento interno? É isso o que propõe o smarketing. E, a seguir, vamos descobrir na prática como isso pode potencializar os resultados para o seu negócio:

Analise os objetivos da empresa

Comece comparando os setores de marketing e de vendas: eles têm os mesmos objetivos e são minimamente integrados?

Pense que esse alinhamento inicial é de suma importância para a condução de estratégias. Quando a balança pende para um dos dois lados, há algo errado. A sintonia é elementar.

Isso significa, inclusive, transparência entre os setores. Quando a comunicação é objetiva e facilitada nós conseguimos estimular o que foi dito anteriormente sobre o espírito colaborativo. Como gerar empatia, afinal de contas, se os setores não souberem o que o outro está passando?

Compartilhe entre as equipes os detalhes de sua buyer persona

A persona não é importante só para o marketing atrair clientes em potencial: é indiscutivelmente importante para que os vendedores aprendam como abordar as pessoas, saibam argumentar e agregar solução aos produtos e serviços que sua empresa oferece.

Sendo essa uma das grandes sacadas do marketing digital, o smarketing necessita desse conhecimento coletivo a respeito da buyer persona.

Construa um diálogo entre vendas e marketing

Um processo de vendas estruturado contribui para saber, exatamente, as etapas para uma negociação mais eficiente. Assim como o marketing alinhado a esses processos consegue obter dados qualitativos para nutrir os vendedores com informação relevante para suas abordagens.

Isso significa que o diálogo deve ser constante entre ambas as equipes. Periodicamente, uma reunião deve ser promovida para que os resultados sejam compartilhados, novas ações sejam desenhadas e objetivos possam ser traçados.

Isso pode funcionar da seguinte maneira:

  • encontros semanais são definidos para que cada um explique o andamento de cada objetivo anteriormente planejado. O alinhamento de personas também é considerado, bem como outros pontos que possam ser ajustados e afinados para que todos permaneçam na mesma direção;
  • encontros mensais, por sua vez, são mais profundos e permitem um alinhamento pensado para campanhas em médio e longo prazo. Além, é claro, de eventuais ajustes no que ainda for necessário e não foi concretizado nas últimas reuniões semanais.

Por meio do smarketing, o diálogo flui melhor e as equipes aprendem mais sobre o panorama geral das suas campanhas. Isso é de grande relevância para que os processos sejam mais integrados, e todos têm a ganhar com isso.

Gerencie relatórios compartilhados entre marketing e vendas

Vale observar que, da mesma maneira que as métricas ajudam o marketing e o setor de vendas a qualificarem cada vez mais as suas ações, o smarketing depende de um relatório conjunto para que as ações e resultados estejam ao alcance de todos.

Por exemplo: o marketing precisa de um retorno do setor de vendas para entender onde os leads não estão qualificados o suficiente. Da mesma maneira que o setor de vendas precisa obter os dados que julga importantes para uma boa negociação.

Com um relatório que contenha esses dados, o processo flui com mais facilidade. Afinal de contas, vivemos em uma época onde todas as nossas ações digitais podem ser mensuráveis.

Absorver essas informações e compilá-las, de maneira estratégica e aberta às equipes, é um passo importante para que o smarketing permaneça gerando bons resultados.

Implemente o SLA

O SLA é uma sigla para Service Level Agreement: um acordo entre ambas as partes e que deve ser cumprido em determinado prazo.

Para o smarketing, isso pode ser uma definição clara e objetiva de quantos leads o marketing deve gerar para os vendedores, por exemplo.

A ideia é resumida nesse acordo, mas compreende também os esforços em fazer isso acontecer — e o que estiver ao alcance de qualquer uma das equipes envolvidas, considerando que os objetivos são os mesmos.

Troquem feedbacks continuamente

É importante destacar também que o smarketing só funciona adequadamente quando as pessoas aprendem o que não está surtindo efeito.

As métricas estão aí para isso, é verdade, mas o feedback ainda é a melhor ferramenta de monitoramento. Um exemplo: alguns dados fornecidos pelo marketing não estão ajudando em nada na argumentação dos vendedores.

Assim, na próxima reunião essa informação deve ser compartilhada e analisada em coletivo. Talvez, os vendedores não tenham entendido como usá-las. Talvez, elas realmente não impactem em nada no processo de vendas.

Mas é importante saber disso, e os seus motivos, para que ações desnecessárias não façam mais parte da estratégia de smarketing ou que seja replanejada.

Com base nessas informações, nós achamos que vai ser possível construir uma ação de smarketing em que todos sejam beneficiados — interna e externamente.

Afinal de contas, um processo muito bem alinhado e construído só gera ações mais positivas para o seu público-alvo, à medida que fortalece a sua empresa internamente.

Para complementar o que vimos aqui sobre smarketing, então, que tal dar uma conferida em mais um conteúdo relevante? Conheça também como fazer um processo de vendas bem estruturado na sua empresa!

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