Os dados otimistas vêm da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC): o Estado de Santa Catarina obteve um avanço exponencial em oito dos 14 segmentos do setor industrial da região.

Mais da metade, portanto, cujo total chegou a um aumento de 3,6% no faturamento desse primeiro bimestre de 2019. Quer saber o quanto isso significa para o setor industrial, como um todo, e quais são as perspectivas para o mercado? É só seguir com a leitura deste post!

[e-book] Indústria 4.0 e os desafios do setor | Baixar Gratuitamente | Agência Labra

Os resultados no setor industrial catarinense

No início de abril, a FIESC compartilhou os dados do setor industrial local, cujo avanço se estendeu ao longo de oito setores produtivos. São eles:

  • Veículos, reboques e carroceria (20,9%);
  • Informática e eletrônicos (18%);
  • Produtos de metal (16,1%).

Vale observar que a mesma pesquisa apontou quais setores estão em alerta, nesse mesmo período, tendo registrado acentuada queda nos resultados. É o caso, por exemplo, do setor industrial de celulose e papel (7,1% a menos), de 2,9% percentual a menos para o setor de vestuário e acessórios e de 1,5% em produtos têxteis.

Outros dados da pesquisa sobre o setor industrial

Além dos valores positivos, há outros que podem ser celebrados no levantamento da FIESC, como o desempenho positivo em horas trabalhadas no meio produtivo (0,7%), além da massa salarial real (aumento de 0,7%) e também de mão de obra empregada (1,8%).

Isso significa, portanto, que há um aumento real a demanda e na questão trabalhista. Mais lucratividade e produtividade demanda novas contratações e, com isso, o setor industrial se fortalece para os meses seguintes.

A recuperação da atividade industrial

Como mostra a pesquisa, os valores positivos identificados foram mensurados no mês de fevereiro de 2019. Isso significa que é a hora de concentrar-se em melhorar os índices do setor industrial.

Afinal de contas, desde que a crise se instaurou no país — econômica e politicamente —, a indústria tem acumulado revezes que prejudicam o crescimento, como um todo, e da participação de novos players no mercado.

No geral, portanto, temos que comemorar os dados revelados pela FIESC:

  • Faturamento real do setor industrial — aumento de 1,6%;
  • Horas trabalhadas na produção — aumento de 1,6%;
  • Utilização da capacidade instalada — aumento de 0,1%;
  • Emprego — queda de 0,1%;
  • Massa salarial real — queda de 0,7%;
  • Rendimento médio real — queda de 0,7%.

Que tal vermos como você pode se aproximar desses resultados e, assim, contribuir com o desenvolvimento do setor industrial?

As ações efetivas para desenvolver a sua indústria

Além de participar dos eventos do mercado, é fundamental conhecer as melhores estratégias alinhadas ao perfil do seu público-alvo. É assim que o marketing industrial tem se destacado no ramo, oferecendo um meio de aproximação, relacionamento e vendas para conquistar o consumidor e retê-lo para novas vendas.

O marketing digital, no geral, já tem despertado o interesse de empreendedores, e por uma série de fatores, como:

  • Acessibilidade no investimento;
  • Resultados reais em médio prazo;
  • Aplicabilidade imediata quando o serviço é terceirizado com agências especializadas;
  • Integração entre os setores da sua empresa, facilitando o fluxo de trabalho;
  • Excelente poderio de aproximação e relacionamento com os clientes e prospectos.

Inclusive, muitos nomes importantes do mercado já estão qualificando esta geração de profissionais, como é o caso do acordo que foi assinado entre o SESI e SENAI, com a Microsoft para capacitar jovens em inteligência artificial.

E a sua empresa pode participar dessa revolução pautada por meio da transformação digital, agregando mais valor ao setor industrial e potencializando os índices registrados pela FIESC e outros órgãos.

Quer saber por onde começar, então? Recomendamos a leitura de outro artigo sobre o assunto, que explica detalhadamente os motivos pelos quais você deveria investir em marketing digital para indústrias!

[e-book] As melhores estratégias para aumentar as vendas na indústria | Baixar grátis | Agência Labra

Pin It on Pinterest

Share This