A produção de conteúdo é um dos pilares do marketing digital, e por uma série de motivos. Um deles é o impacto positivo que a tarefa traz à experiência do usuário ao navegar por entre as suas páginas virtuais.

E não duvide disso: a experiência do usuário é impactante no processo de fidelização — ou de rejeição — de cliente por meio de suas ações de marketing. Basta pensar no quanto um texto desinteressante pode fazer com que alguém feche a janela sem mesmo terminar o seu artigo.

Por isso, neste post vamos entender mais como a produção de conteúdo pode fazer a diferença em suas estratégias e, assim, agregar mais valor à leitura dos seus clientes. Confira!

Como fazer uma boa experiência do usuário com a produção de conteúdo

Idealmente, cada parágrafo de um conteúdo não deve ultrapassar 4 linhas para permitir uma escaneabilidade (o processo de leitura na internet) melhor para o usuário. Isso facilita a identificação de tópicos do interesse dele e também no layout da página.

Outras características ajudam nesse processo, como:

  • Inclusão do negrito para destacar termos relevantes para o seu público-alvo;
  • Uso harmônico e bem distribuído de subtítulos e subtópicos;
  • Alterações agradáveis no tom e abordagem da leitura, com o uso de listas para quebrar os blocos de texto;
  • Relevância no assunto abordado.

Esse último item, inclusive, é de grande valia para a experiência do usuário. Afinal de contas é por meio da relevância do assunto que você vai instigar a curiosidade do cliente em potencial.

No marketing industrial, por exemplo, os textos devem ser cativantes, originais e muito bem fundamentados. Pois estamos falando de um setor no qual os empreendedores possuem bons conhecimentos a respeito do seu mercado de atuação. Assim, a produção de conteúdo deve ser surpreendente, de fato, para conquistar e reter a atenção do leitor.

A variedade de mídias também contribui com a experiência do usuário

A estratégia de marketing digital na produção de conteúdo, devem ser tão diversificadas quanto flexíveis. Para isso, os responsáveis devem trabalhar com diferentes tipos de abordagens que se estendem à produção textual, como:

  • Imagens;
  • GIFs;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

Inclusive, já falamos a respeito disso em outro post, sobre os tipos de conteúdos que você pode usar em um blog — não deixe de conferir após finalizar esta leitura!

Vale analisar, entretanto, que a escolha de mídias reflete bastante o perfil do seu público-alvo (conhecido como persona no marketing digital) e a maneira com a qual ele consome conteúdo. Isso significa que você deve analisar os hábitos e comportamentos do usuário.

Por exemplo: ele costuma ler artigos no ônibus, em casa ou no trabalho? Possui muito ou pouco tempo para se dedicar à leitura? Qual dispositivo ele usa para isso? Com as respostas, você adquire informações valiosas para uma produção de conteúdo realmente significativa.

Atenção aos aspectos visuais da sua produção de conteúdo

Conteúdos devem ser ricos, em informação, mas esteticamente atrativos também. Do contrário, a leitura pode parecer cansativa, dificultando que cheguem até o fim do texto. Por isso, atenção à escolha dos seguintes aspectos:

  • Fonte dos textos;
  • Cor de fundo da tela;
  • Estilo e disposição das informações na tela.

A formatação do texto também tem grande impacto na experiência do usuário — como o alinhamento do conteúdo na página. Muitos preferem o alinhamento à esquerda porque, quando justificado, o texto ganha um aspecto de bloco, podendo cansar rapidamente o leitor.

Estimule o engajamento do leitor

Por fim, uma boa experiência do usuário, por meio da produção de conteúdo, se dá com o estímulo ao engajamento. É o caso de enquetes ou mesmo de um quiz para testar os conhecimentos do usuário, trazendo informações novas para ele.

Sem falar nos estímulos que podem ser gerados nas redes sociais. Isso, além de aumentar a credibilidade de sua marca, ajuda na fidelização e faz com que os usuários ajudem na divulgação de sua empresa.

Quer entender um pouquinho mais a respeito da experiência do usuário, e como a produção de conteúdo pode ser o diferencial de sua marca? Então, entre em contato conosco e saiba mais a respeito de nossas soluções!

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