A pesquisa de marketing é uma das primeiras — e, mais essenciais — etapas de planejamento para conhecer melhor o mercado e, o seu público-alvo. Isso, muitos empreendedores já se deram conta.

O problema começa quando a teoria deve ser moldada para as ações práticas, como: de que maneira fazer uma boa pesquisa de marketing para gerar leads?

Para responder a essa pergunta, nós convidamos você a seguir com a leitura deste post. Nos próximos tópicos vamos explorar tudo o que você precisa saber para criar uma pesquisa rápida, impactante e cheia de resultados importantes para gerar leads para o seu negócio!

Por que fazer uma pesquisa de marketing?

Vamos começar pelo fundamental dessa prática: a pesquisa de marketing é uma ferramenta que, periodicamente, deve ser realizada para que você entenda o momento do mercado.

E isso inclui a movimentação do consumidor, a procura por demandas, as ações da concorrência e, principalmente, as preferências do seu público. Como resultado, sua empresa aprende cada vez mais a melhorar o processo de vendas, aumentando o seu faturamento.

Benefícios dessa prática

Dá para considerar também uma série de outros benefícios que podem ajudar — direta ou indiretamente — no desenvolvimento da sua marca, como:

  • valor para sua audiência: a pesquisa de marketing contribui com um alinhamento de suas estratégias com as necessidades, dificuldades e desafios enfrentados pelo seu público-alvo;
  • autoridade para a sua empresa: quanto melhor forem suas pesquisas de marketing, mais o consumidor pode reconhecer o seu negócio como uma autoridade e referência no assunto;
  • geração de informações valiosas: além de usá-las externamente, a pesquisa de marketing também tem valor interno, pois permite que você avalie o fluxo de produção e consiga ajustá-lo para produzir de acordo com a demanda que o seu consumidor necessita;
  • antecipação de tendências: ao conhecer o seu mercado, você consegue encontrar oportunidades de negócio antes de sua concorrência, gerando vantagem competitiva;
  • gerar leads: você compreende o seu público, cria estratégias de conteúdo e guia a sua audiência através de toda a sua jornada de compra, aumentando o número de clientes;
  • suporte ao time de vendas: marketing vendas integrados fazem com que a argumentação de ambas as equipes sejam potencializadas, conferindo mais qualidade na abordagem e interação com o consumidor e cientes em potencial.

Viu como existem bons argumentos para convencer você a dedicar mais tempo e atenção ao planejamento de uma pesquisa de marketing e, assim, gerar leads para a sua empresa?

Vamos ver, agora, como colocar em prática um plano de ação para que você perceba no dia a dia os benefícios acima citados!

Como fazer uma pesquisa de marketing?

Abaixo, reunimos um passo a passo para você montar o seu planejamento de maneira personalizada. A pesquisa de marketing deve ser definida a partir das seguintes etapas:

Definição do problema da pesquisa

Comece pelo básico: qual é a missão da sua empresa com uma pesquisa de marketing? Pois esse é norte que vai ajudar na concepção de sua estratégia. Tenha em mente as seguintes questões ao definir o problema:

  • qual é a dúvida que você gostaria de esclarecer?
  • qual é a natureza dessa informação que será adquirida?
  • qual é a abrangência e alcance de sua pesquisa de marketing?

Pense, por exemplo, que você deseja compreender a relevância de um dos seus produtos no mercado. Para tanto, suas perguntas devem ser focadas na demanda do público e no que o produto pode realizar, como: “existe um mercado inexplorado para esse produto?”.

Definição do objetivo da pesquisa

O objeto é um aprofundamento do problema anteriormente identificado. Aqui, o planejamento de sua pesquisa de marketing deve se concentrar em especificidades.

Isso significa que é hora de dar um direcionamento ao seu objeto de estudo. Comece segmentando os objetivos em primário e secundário. O primário consiste em delinear o problema citado no último tópico.

O segundo, por sua vez, confere uma definição específica daquilo que você deseja descobrir, como:

  • idade, gênero, escolaridade, renda, estado civil e região da cidade dos consumidores;
  • veículos de comunicação e tipos de conteúdo consumidos por eles;
  • produtos — similares aos seus — que o consumidor utiliza;
  • avaliar os motivos e desejos de compra do público.

Com as questões devidamente segmentadas e definidas, é importante compreender como essas informações serão coletadas.

Definição do método de coleta

Existem diferentes métodos, hoje em dia, que contribuem com o sucesso de sua pesquisa de marketing para gerar leads — sem falar em tecnologias auxiliares, como softwares de CRM.

Mas não vamos nos limitar a ele. Você pode encontrar as informações desejadas em muitos outros meios e de maneiras diversas, como:

  • os próprios vendedores, a partir dos resultados de interações com o público;
  • desk research: coleta de informações em estudos e relatórios já publicados;
  • pesquisas digitais: enviadas por ferramentas automatizadas;
  • entrevistas face-to-face: são os questionários enviados e solicitados para que o consumidor responda;
  • focus group: reúne-se pessoas com características (demográficas ou comportamentais) similares, para que avaliem em grupo o objeto de sua pesquisa de marketing.

É bom destacar, também, que a observação do mercado — e suas oscilações — é uma ferramenta fundamental para identificar boas oportunidades e novos objetos de pesquisa.

Mas nada melhor do que usar os métodos acima citados em conjunto. A tecnologia e suas ferramentas — como as mídias sociais — contribuem para que você gere e dispare pesquisas de marketing de maneira segmentada e muito bem direcionada.

Assim, os resultados são mais confiáveis e podem garantir o resultado desejado para que a sua empresa consiga gerar leads qualificados e aumentar o número de vendas.

E por falar em gerar leads, que tal entender um pouco mais a respeito do assunto e compreender como complementar os conhecimentos aqui adquiridos sobre a pesquisa de marketing?

Para tanto, convidamos você a ler outro de nossos artigos. Não deixe de conferir nossas dicas sobre como gerar e nutrir os seus leads, aumentando, assim, a sua base de clientes fieis!

 

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