Um blog de sucesso contém, acima de tudo, conteúdos essenciais que agreguem valor à rotina do seu público-alvo. Afinal de contas, ele é o seu leitor e para que construa uma relação com a sua marca, é importante que você saiba como suprir as principais demandas dos usuários com estratégia de marketing digital.

Para tanto, um planejamento completo deve ser feito, tendo em mente a resolução de dúvidas e desafios encontrados pelo seu público no dia a dia. E, para ajudar, reunimos algumas dicas que podem ser úteis de como aumentar a visibilidade da marca de sua empresa. Confira!

Tenha uma plataforma confiável e customizável

Para aprender como montar um blog de sucesso, tem a ver com a empresa que o mantém. Por isso, você deve começar buscando a melhor plataforma para criar uma página alinhada à sua identidade visual e capaz de trabalhar em personalizações que vão dar um caráter único a ela.

A boa notícia é que existem diversas opções gratuitas e que permitem esse leque variado de customizações, como:

  • Blogger;
  • WordPress;
  • Tumblr;
  • Linkedin — por meio do Linkedin Pulse.

O melhor entre eles cabe a você decidir com base no que sua equipe planeja produzir de conteúdo em seu blog de sucesso.

Identifique o público-alvo

Sem isso é impossível de descobrir como agregar valor ao seu consumidor. Afinal, como já mencionamos, é por meio dessa informação que você vai compreender quais conteúdos são relevantes para os seus leitores.

Com isso, além de uma pesquisa a respeito das palavras-chave mais buscadas por esse público, são determinantes para descobrir o direcionamento e abordagem do seu blog. Buscar estratégias de marketing digital e ter uma agência especializada em inbound marketing vai facilitar e muito esse processo. Sem falar que soma-se a isso a importância em ter o funil de vendas bem detalhado. Assim, você tem um blog de sucesso capaz de impactar o consumidor em cada etapa do funil.

Faça um planejamento de conteúdo para o seu blog de sucesso

O planejamento é a consequência do que mencionamos no último tópico: é hora de avaliar quais assuntos serão abordados e de quais maneiras eles serão melhor aproveitadas pelos seus leitores.

Com isso, você cria algo que passa a figurar na rotina do público-alvo, fazendo com que eles procurem o seu blog, primeiro, para sanar questões relacionadas ao seu ramo de atuação. Consequentemente, sua empresa se fortalece como uma autoridade no assunto — algo que podemos apontar como um diferencial e tanto para se transformar em um blog de sucesso.

Atenção ao uso de imagens

Um blog é o casamento perfeito entre texto e imagem: são complementares e, por isso, o mesmo cuidado tomado na produção de conteúdo deve ser estendido na seleção de imagens. Utilizar o marketing de conteúdo como estratégia é uma boa dica para facilitar o processo.

Para tanto, invista em programas de edição que vão dar um caráter único às imagens. Alem disso, avalie com cuidado essa seleção, uma vez que o consumidor deve “se enxergar” naquela imagem. A associação deve ser imediata.

Faça uso do e-mail marketing e das redes sociais

Uma das maneiras mais significativas de divulgação de conteúdo, é por meio do e-mail marketing e das redes sociais. Com eles, você alcança usuários já cadastrados em sua base e também aqueles que vão ficar a par do seu negócio por meio do engajamento de outros usuários.

Isso tudo permite que você crie estratégias de marketing digital personalizadas, assertivas e que tenham tudo a ver com os desafios enfrentados pelo seu público-alvo. E, sem dúvidas, é o pavimento a ser construído para fazer do seu blog um sucesso.

Agora, para complementar o que vimos aqui a respeito de um blog de sucesso, não deixe de conferir também os motivos pelos quais a experiência do usuário é importante na produção de conteúdo!

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