Ao trabalhar com o marketing industrial, as empresas dialogam com um perfil muito característico. Afinal de contas, não estamos despertando um desejo de consumo, como ocorre com o consumidor final, mas apontando soluções para quem já é especialista.

Ou seja: o desejo já está presente nesse perfil, ele sabe o que quer. A questão, por meio do marketing industrial, é o impacto que os seus serviços e produtos podem gerar no trabalho que ele exerce, explorando os benefícios para o empreendimento dele — e não para ele em si.

Quer saber mais a respeito? Então, entenda conosco como você pode usar o marketing industrial — inserido nesse contexto de indústria 4.0 — para abordar, interagir e relacionar-se com o perfil de engenheiros!

Baixe nosso e-book exclusivo sobre Marketing Industrial e como gerar novas vendas - Agência Labra

O desafio proposto pelo marketing industrial

Como havíamos adiantado, não se trata de mostrar como você vai melhorar a rotina do seu público-alvo, mas como você vai agregar mais resultados para o seu negócio.

Mais que isso: você não está nutrindo sensações intangíveis, mas trabalhando com dados, fatos e resultados. Os números falam alto, para quem cuida de uma empresa, e são eles que motivam um interesse dos engenheiros ao se relacionarem com empresas como a sua.

Alguns aspectos a serem considerados para que o marketing industrial praticado por você impulsione os resultados:

  • engenheiros costumam racionalizar o problema. Por isso, a sua argumentação de marketing deve focar na redução de riscos, na facilitação de processos e na promoção de resultados, não em emoções que o seu produto ou serviço possa gerar nele, pessoalmente;
  • lembre-se que você pode não estar lidando com um engenheiro, apenas, mas um conselho, dezenas de acionistas ou uma equipe inteira;
  • a jornada de compra deve ser profundamente mapeada para que você entenda o processo de venda mais alinhado ao perfil do seu consumidor;
  • engenheiros não odeiam marketing, como você pode ter ouvido popularmente: quem disse isso apenas não identificou a estratégia mais eficaz para relacionar-se com eles.

Para que isso fique ainda mais evidente para você, no tópico seguinte vamos destacar alguns dos benefícios em investir no marketing industrial.

Os benefícios de investir em marketing digital

Hoje em dia, é muito difícil projetar o crescimento de uma empresa sem usar a internet como meio de divulgação, comunicação e também de vendas.

Afinal de contas, mais da metade da população global já está conectada — inclusive, os engenheiros que fazem parte do seu público-alvo.

Até por isso, o marketing industrial (uma vertente do marketing digital) tem tudo para ser uma estratégia diferenciada par alcançar e impactar o consumidor ideal da sua empresa. Veja alguns benefícios em tomar essa decisão:

Mensuração de resultados

As tecnologias atuais permitem que a gente acompanhe as performances de suas campanhas. Assim, você pode modificá-las em tempo real para que as metas projetadas permaneçam em constante evolução.

Sem falar que é uma excelente forma de compreender o que o seu público consome de conteúdos, contribuindo para que você modifique as ações até impactar, em cheio, as necessidades e objetivos dos seus clientes em potencial.

Assertividade

Diferentemente do marketing tradicional, o marketing industrial visa alcançar um número menor de pessoas — com a diferença que todas as pessoas impactadas tenham a possibilidade de adquirir os seus produtos ou serviços.

É o balanceamento, no fim das contas, da quantidade contra a qualidade. Se, na TV, muitas pessoas veem os anúncios, mas poucas têm interesse neles, o marketing industrial é mais assertivo — o que também ajuda a valorizar o seu investimento.

Presença digital

Por fim, lembre-se que os engenheiros também possuem presença digital. Inserir a sua marca nesse meio é um passo fundamental para alinhar a sua empresa às demandas do mercado e, principalmente, às exigências e preferências do seu público-alvo.

Marketing industrial e Presença digital para o engenheiro

Como resultado, você gera diferenciais competitivos e impulsiona a sua marca para que mais pessoas conheçam o seu negócio e vejam você como uma autoridade no assunto.

Para que você entenda, agora, como o marketing industrial tem sido constantemente moldado para atender a esse nicho de mercado tão específico, aproveite para ler também nosso artigo que explora as grandes dificuldades em trabalhar o marketing de conteúdo na indústria!

Pin It on Pinterest

Share This