Aqui, no blog da Agência Labra, apontamos constantemente os benefícios do marketing industrial e o quanto as estratégias digitais ajudam a alinhar as empresas à irrefreável indústria 4.0.

Acontece que muitos empreendimentos do setor continuam na internet 1.0. Ou seja: pouco fazem a respeito dos benefícios em inserir os seus negócios no meio digital para atrair mais clientes, fortalecer a sua marca e, claro, aumentar as vendas.

Vamos entender, então, os motivos pelos quais a maioria dos sites industriais e de manufatura ainda está presa à internet 1.0 — e o que o marketing industrial pode fazer para reverter o cenário?

eBook As melhores estratégias de Inbound Marketing para aumentar as vendas na indústria

Qual é o problema em estar na internet 1.0?

O marketing digital tem um apelo diversificado para colocar a sua empresa — e suas páginas virtuais, como o site, o blog e as redes sociais — ao alcance do seu público-alvo.

Acontece que, hoje em dia, ter um site desatualizado há tempos deixou de ser algo que o mercado releva. Sem isso, as empresas são sufocadas por um volume intenso de dados gerados diariamente.

Como resultado, qualquer busca que o seu consumidor em potencial fizer nos mecanismos on-line, como o Google, vai levá-lo à concorrência — e não ao seu site.

Isso significa, então, que a internet 1.0 já está tão defasada quanto as tecnologias pioneiras da transformação digital ocorrida na virada do último século.

Como ultrapassar a internet 1.0?

Antes de falarmos especificamente sobre o marketing industrial, confira algumas dicas úteis para alinhar o site da sua empresa com as atuais tendência e, assim, iniciar o trabalho de gerar leads qualificados e nutrir qualitativamente a sua presença digital:

  • invista em serviços de chat para o seu site quando os visitantes se demoram na página de um dos seus produtos ou serviços;
  • tenha um catálogo on-line para download. Isso ajuda a identificar clientes em potencial e enviar, posteriormente, conteúdos por meio de suas ações de marketing industrial;
  • invista em um formulário de “entre em contato conosco” para identificar oportunidades de negócio com base no preenchimento de cada cliente em potencial;
  • promova conteúdos gratuitos — para download ou visualização no seu site/blog — para gerar um relacionamento com a sua audiência, aprender mais sobre a demanda do seu consumidor e passar a acompanhá-lo ao longo de sua jornada de compra.

Isso, por si só, já tende a impulsionar a sua empresa para longe da internet 1.0. Mas, como havíamos mencionado anteriormente, não se trata apenas disso.

Quais são os benefícios do marketing industrial?

Além de cuidar continuamente das atualizações do seu site, o marketing industrial também oferece uma imensidão de possibilidades e novas oportunidades de negócios.

Afinal de contas, toda essa estratégia é construída a partir do perfil do seu público. Consequentemente, você atrai interessados até você, e não o contrário, como ocorre com as técnicas tradicionais de marketing.

Quais são os benefícios do marketing industrial?

Com isso, alguns benefícios podem ser colhidos continuamente, como:

  • presença on-line maciça para atrair mais clientes até o seu negócio e relacionar-se com eles;
  • gerar mais engajamento por meio de conteúdos relevantes e que ajudem o consumidor a ter as suas dúvidas solucionadas;
  • identificar e estruturar a jornada de compra do seu cliente em potencial, para tornar a experiência mais prática, conveniente e qualitativa;
  • fidelização dos clientes;
  • mais autoridade para a sua marca, que vai se tornar referência à medida que mais pessoas estiverem satisfeitas com a experiência criada por você;
  • personalização de ofertas com base no conhecimento adquirido;
  • capacidade de mensurar os resultados em tempo real, valorizando ainda mais o seu investimento em marketing industrial.

Como complemento, convém ficar de olho nas principais tendências do marketing digital para que a sua indústria comece a trilhar um caminho paralelo aos grandes competidores do setor.

Afinal de contas, a indústria é, atualmente, 4.0. Onde você diria que a sua empresa se posiciona?

Mas, caso ainda não saiba por onde começar, nós damos um empurrãozinho extra na direção certa. Para isso, confira também as novidades para os setores da indústria brasileira!

Pin It on Pinterest

Share This