As estratégias de marketing industrial estão cada vez mais inseridas nos meios corporativos e, muitos empresários nos perguntam o motivo de se preocupar com as estratégias de SEO na indústria, e o que isso impacta no seu website da sua empresa e, retornamos essa pergunta, se o produto ou serviço que é oferecido por sua empresa está na primeira página do Google.

Para entender esse projeto, podemos comparar como se fosse os primeiros passos de uma criança, quando está querendo andar. O cliente já possuía um website e não tinha certeza do que estava acontecendo com ele na internet.

Os primeiros passos que foram dados, foram todos em cima de uma reestruturação em seu website, baseado no conteúdo que a empresa possuía, que era praticamente nulo, ou quase nada.

Com toda experiência em estratégias de conteúdo que a Agência Labra já possuía, foi de extrema importância para descrever sobre os produtos e serviços que a empresa possuía com máxima certeza e credibilidade com as informações técnicas.

Para isso, o primeiro passo neste processo foi a otimização dos sites da empresa, que por sinal, poderia ranquear ainda mais. Para isso utilizamos de técnicas de SEO.

[e-book] Marketing Industrial: como gerar novas vendas | Baixar grátis | Agência Labra

Mas afinal, o que é SEO (Search Engine Optimization)?

A melhor resposta, o próprio Google pode nos dar, na hora de buscar pelas dúvidas, produtos e serviços.

Inserir imagem de busca

Para entender de maneira mais simples, é importante saber que existem inúmeras páginas na internet, e que várias delas estão aparecendo nas primeiras páginas do Google como busca orgânica.

Para que sua empresa apareça nos mecanismos de busca nas primeiras páginas do Google existem várias técnicas de SEO envolvidas.

Uma delas é a palavra-chave que definem seu negócio, isso determinará as suas ações e como dar sequência nesse processo, permitindo que motores de buscas encontrem pela sua empresa.

Estratégias de SEO na indústria e seus pilares

E como citamos acima, as etapas para esse processo são delicadas e exigem paciência. As estratégias de SEO usadas nesse processo são fundamentais para o marketing digital da sua empresa, e o conjunto de técnicas podem ajudar, e muito, no ranquemanto das primeiras páginas do Google e ganhar mais autoridade no assunto, produto ou serviço.

Mas, para conquistar esse lugar não é fácil como muitos dizem. É preciso ter muito conhecimento para entender sobre o que a empresa faz, mapear as palavras-chaves e trabalhar em cima delas com as estratégias digitais.

Alguns dos pilares que é necessário para estar nas primeiras páginas do Google são:

  • Conteúdo otimizado;
  • Criação e uso de materiais ricos;
  • Conhecimento técnico;
  • Equipe preparada.

Cenário que recebemos

Pegamos um site que apresentava quase visibilidade nenhuma perante as pesquisas, o gráfico abaixo do Google Webmasters mostra muito bem a presença digital inicial desse projeto, que organicamente, não tinha quase nenhum tipo de acesso.

O direcionamento das estratégias de SEO estavam focadas em um termo muito desconhecido no Brasil, e que ainda está em um processo de construção da palavra-chave, mas, que se confunde com um termo em espanhol conhecido pelo cliente.

Uma das maiores dificuldades por parte do projeto foi a geração do conteúdo, onde as informações por parte do cliente eram muitos escassas e subjetivas. E com isso, foi um grande desafio nos aprofundar no universo do cliente e nas informações técnicas de cada produto.

Com o cenário pré-estabelecido começamos um planejamento que exigiu um aprofundamento intenso na montagem das personas para o negócio, bem como o entendimento do projeto do cliente, que não era tão claro nem para a própria equipe interna da empresa.

Estratégias de marketing industrial usadas

Para que o cliente começasse a aparecer nas buscas online, foi necessário o aprofundamento do conhecimento com a equipe interna, que passou por vários treinamentos e acompanhamentos ao longo do tempo, para isso, nos baseamos em alguns pilares na construção desse processo;

  • Conteúdos para o blog;
  • Materiais ricos;
  • Links patrocinados;
  • Website novo.

A seguir vamos mostrar as conquistas que conseguimos ao longo do projeto.

Palavras-chave para o negócio

Ao longo do projeto conseguimos melhor drasticamente o posicionamento orgânico do cliente, como podemos visualizar abaixo:

A construção orgânica permitiu um resultado significativo para o cliente. Com mais de 500 palavras-chave ranqueando, sendo que destas 50 palavras, estavam na primeira página do Google os conteúdos do blog e páginas de produtos do site.

Mudanças de estratégias

No início do projeto às forças estavam centralizadas em um posicionamento de algumas palavras-chave, que possuíam baixo índice de busca e, não permitiam o aumento orgânico do site.

Enxergando a necessidade de melhorar e gerar mudas nas estratégias de marketing industrial, tivemos a proatividade de apresentar um cenário pelo qual eles poderiam dar sequência.

Para que esse cenário se consolidasse, foram tomadas algumas decisões que impactassem a reformulação de novos conteúdos, bem como, a reestruturação do website para que atingisse seu objetivo.

Para tal, passamos por um processo que consideramos o sucesso nessa etapa do projeto:

  1. Planejamento
  2. Conhecimento
  3. Estudo
  4. Dedicação
  5. Conteúdo
  6. Criação de One Page
  7. Divulgação
  8. Resultados

No caso desse cliente, o site é uma ferramenta de captação de novos contatos, e que com algumas ações permitiu a o aumento significativo na geração de leads.

Conteúdo para estratégias de SEO na indústria

Nossa maior conquista ao longo do projeto foi colocar vários conteúdos entre as primeiras páginas do Google, e que deram uma melhora significativa na evolução da empresa ao longo desse tempo.

Foram mais de seis conteúdos ricos criados para empresa, onde toda definição partiu por parte da agência, e, contudo, os resultados foram muito expressivos.

Marketing de conteúdo: Conteúdo para estratégias de SEO na indústria | Agência Labra

Conseguimos triplicar a base de contatos então existentes, e o posicionamento orgânico novamente se provou efetivo nesse resultado. Tendo o conhecimento do setor entendemos que os canais de alguns materiais ricos tiveram taxas superiores a 50% de conversão.

No gráfico acima é perceptível a expansão nas palavras-chave para o negócio, bem como, o aumento significativo, tendo como base os conteúdos gerados.

Todos conteúdos foram elaborados pela equipe da agência com pouca interação por parte do cliente, e como se trata de materiais extremamente técnicos, exigiu de engenheiros para poder escrever e explicar detalhes sobre esses produtos, e isso, atualmente está tornando para nossa agência um grande diferencial. A qualidade e autoridade na produção de conteúdos é fundamental para uma estratégia digital.

Ao longo do trabalho, poucas foram as ações de link building, mas, exige um comprometimento melhor por parte do cliente, este viés é necessário para um melhor resultado.

Para o SEO, poder melhorar a posição das páginas, foram tomadas algumas ações em todas as páginas.

Mídias pagas

A única ferramenta de mídias pagas liberadas pela empresa para promoção, foi o Google Adwords ou Google Ads, que com um valor extremamente reduzido, nos permitiu trazer bons resultados para ajudar a ranquear páginas que necessitavam.

O que aprendemos ao longo desse projeto, é que o impulsionamento se faz necessário para alavancar as páginas, e também, melhorar o posicionamento.

O que tivemos de lição sobre as estratégias de SEO na indústria

Estamos vivenciando muito nesse setor, a falta de profissionais da área de marketing para nos auxiliar e nos fazer uma ponte os setores, da empresa para geração de conteúdo e de ações.

Muito se fala na necessidade do digital dentro das indústrias, mas as empresas não estão dando a devida atenção e muitas das vezes penalizam por não se envolverem no projeto.

Quando entramos nessas empresas, existiu uma demanda muito forte por parte de conhecimento técnico, que felizmente, faz de nós merecedores dessa referência, por contar com uma equipe altamente qualificada e treinada.

O que nos deixa feliz que em um prazo curto de tempo conseguimos mudar todo o cenário por parte desse cliente, e como podemos ver a seguir, toda a evolução que ocorreu ao longo desse período.

Queremos ressaltar que é na maioria das vezes, por mais que apresentamos aos clientes, o mesmo não valoriza todo o esforço investido.

Entregamos o trabalho da melhor forma possível, o que aprendemos que a necessidade de integrações entre marketing e vendas deve-se ter ferramentas interligadas. Caso contrário, muitas das vezes a direção não consegue ter a percepção que outras pessoas da empresa possuem.

Finalizamos esse processo com o sentimento de dever MUITO MAIS do que cumprido, e aquele orgulho da equipe pelo empenho neste projeto. 👋👋👋

Quer saber mais sobre a indústria e as diversas possibilidades que o marketing industrial pode trazer para você também? Estamos sempre aqui para ajudar, e melhorar seu posicionamento. Clique aqui e fale com a gente!

Onde você está errando no processo de vendas da sua indústria? Descubra agora com nosso CHECKLIST EXCLUSIVO! | Agência Labra

Pin It on Pinterest

Share This