Em boa parte das empresas tradicionais, marketing e vendas são vistos como setores distintos — cada um com a sua respectiva função, metas e objetivos.

Acontece que um setor de marketing, em uma empresa (comercial ou do setor industrial, está tão inserido, atualmente, no conceito de indústria 4.0), vai muito além dessa perspectiva rígida.

Ele, além de responsável pela marca e pelos produtos ou serviços, responde também pelo desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências e principalmente pelas vendas.

As maneiras de vender estão mudando, e as empresas precisam acompanhar as tendências. Pois em empresas organizadas com processos comerciais estruturados, os times de marketing e vendas andam juntos.

Cada dia mais, o marketing é responsável por proporcionar novas oportunidades de negócios aos times comerciais, por isso este trabalho em conjunto é tão importante.

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Como o marketing ajuda nas vendas?

Os vendedores são essenciais nas organizações e possuem um custo alto de manutenção. Por isso que o marketing digital se torna um meio importante, pois ele pode ser a porta de entrada para a captação de novos negócios para o time comercial fechar as vendas.

Quando as empresas não possuem um setor de marketing estruturado, seja interno ou uma agência terceirizada trabalhando em conjunto com o time de vendas, os vendedores precisam fazer o trabalho do marketing, ficando boa parte do seu tempo buscando novas oportunidades, do que realmente fechando as vendas.

Por esse motivo, a eficiência dos times comerciais na maioria das empresas é ruim, ou também quando não possuem um processo comercial estruturado.

Empresas que entenderam a real função do marketing e estruturaram um bom processo comercial com os times de marketing, pré-vendas e vendas trabalhando em sintonia e engajados todos pelo mesmo propósito estão tendo um tremendo sucesso, mesmo em momentos de crise do mercado.

Hoje trabalhar as vendas da sua empresa apenas com os métodos tradicionais com representantes e mesmo vendedores externos, está se tornando cada vez mais complicado, devido aos altos custos para manter estas equipes na estrada, e além do tempo escasso dos clientes em atendê-los.

Sua empresa não necessita substituir toda sua estratégia atual focando em marketing digital e vendas internas, mas sim ter mais este canal de vendas como um apoio e muitas vezes tornar este canal como sua principal fonte de receita, pois uma de suas reais vantagens é o baixo custo em relação aos métodos tradicionais.

Vantagens do alinhamento entre marketing e vendas

Todo processo quanto melhor estruturado e alinhado melhor serão os resultados. Com o marketing x vendas não é diferente.

Um dos grandes pontos de sucesso entre o alinhamento desses times são oportunidades de negócio cada vez mais qualificadas chegando ao time de vendas.

Para isso, ter um acordo de passagem de oportunidades entre os times é indispensável, pois aí ambos trabalharão em prol do mesmo objetivo.

Esse acordo deve ser criado e implementado pelas duas áreas em conjunto, e também reajustado quando necessário.

Pois tendo este acordo de passagem documentado e sendo respeitado, é a garantia que as oportunidades geradas pelo marketing chegarão ao pré-vendas ou mesmo às vendas alinhadas e qualificadas de acordo com o perfil ideal de cliente para a empresa.

Em outras palavras, o time de vendas receberá as oportunidades quentes prontas para efetivarem a compra, fazendo enfim a sua real função que é vender, proporcionando uma eficiência de conversão excelente.

Assim, os vendedores recebem apenas os leads que estão preparados para comprar, investindo todo o seu conhecimento e energia fechando as vendas, ao invés de ficar pesquisando, prospectando, qualificando e só após, fechando.

Esse alinhamento também é fundamental para gerar excelentes feedbacks ao marketing, para buscar cada vez mais, entender as reais dores do seu público e ter mais sucesso nas campanhas e também em todos os conteúdos gerados para conseguir encontrar aonde seu público-alvo está presente e conseguir atraí-los voluntariamente para os canais de conversão da empresa.

Outra grande vantagem deste alinhamento, é a experiência do usuário nos canais e em todos os materiais que sua empresa produzirá, pois, o marketing receberá informações privilegiadas do time comercial, que é quem realmente conversa e procura entender o que o lead está buscando, permitindo que o marketing consiga ser mais assertivo, entregando conteúdo relevante ao público ideal, se tornando cada vez mais referência no assunto.

Então se sua empresa ainda não possui uma equipe de marketing ou caso possua, mas não está alinhada com a equipe comercial, procure por em prática este alinhamento o mais breve possível, pois isso garantirá que suas vendas continuem aumentando. E procure também estruturar um processo para o seu comercial, pois este ponto é que garantirá que você consiga melhorar a eficiência da sua equipe.

Como trabalhar marketing e vendas de maneira integrada?

Como vimos, não se trata mais de uma visão sistêmica, a separação de marketing e vendas. A sua integração se mostra uma necessidade atual para atrair, abordar e interagir com o consumidor — seja ele o consumidor final ou um empreendedor do setor industrial.

Por isso, é fundamental aproximar ambos os setores para antecipar tendências, desvendas novas oportunidades de negócio e agregar uma padronização qualitativa no fluxo de trabalho.

A seguir, vamos apontar os meios para que marketing e vendas trabalhem mais e mais próximos!

Estabeleça metas iguais

Se as equipes vão trabalhar juntas, por que não alinhar os objetivos e metas? Com isso, todos caminham na mesma direção, em busca dos mesmos resultados, o que facilita o planejamento e a execução de ações.

Reúna os representantes periodicamente

Com ações similares e as mesmas metas, marketing e vendas devem se reunir constantemente para manter o progresso devidamente alinhado.

Sem falar que, como havíamos adiantado, o marketing qualifica os vendedores com insights valiosos, enquanto o setor de vendas promove os devidos feedbacks a respeito dos prospectos.

É por meio dessa troca que as ações são ajustadas, em tempo hábil, e as campanhas são seguintes são planejadas com elevado índice de retorno e aproveitamento.

Apresente os progressos e o monitoramento de resultados

Se tem algo de grande importância no marketing digital e que realmente se diferencia é a possibilidade de monitorar a performance das campanhas.

Com isso, toda ação pode ser mensurada, diagnosticada e ajustada rapidamente, evitando que os vendedores abordem de maneira equivocada um cliente em potencial, ou que o setor de marketing insista em uma campanha infrutífera — entre outras situações.

Daí, surge novamente a relevância em aproximar marketing e vendas: um necessita, de fato, do outro para crescer e apresentar resultados de impacto.

Por isso, ao traçar metas e objetivos, certifique-se também de apresentar as principais métricas (que marketing e vendas) deverão ser observadas.

Com o tempo, o trabalho vai ficar mais harmonioso, em sintonia e adequado às demandas, objetivos e necessidades do setor industrial. Podendo, inclusive, antecipar tendências para diferenciar-se da sua concorrência.

Só que essa integração entre marketing e vendas exige muito tempo e dedicação para fluir com naturalidade na rotina corporativa. E, para isso, é fundamental ter à disposição uma equipe qualificada para auxiliar nesse processo. Quer saber mais a respeito desse trabalho? Então, confira também como a Agência Labra facilita as vendas para a sua empresa!

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