Que o marketing digital é essencial para atrair clientes e garantir a competitividade no mercado é algo que quase todo mundo já sabe. Mas uma dúvida comum é: será que as pequenas empresas também precisam investir em estratégias online?

Com certeza! Os meios digitais trazem uma série de novas possibilidades – e de benefícios – para as empresas. E isso não se restringe às grandes marcas. A possibilidade de mensurar resultados, de segmentar o público-alvo e de construir audiências também pode e deve ser aproveitada pelos negócios de menor porte. Quer saber como implementar estratégias online na sua empresa? Contamos neste post, acompanhe!

Quais são os benefícios do marketing digital para as pequenas empresas?

E se houvesse uma forma econômica de fazer marketing direcionado para o seu público-alvo? E se este marketing permitisse atrair uma quantidade considerável de novos clientes, além de criar uma base de contatos segmentada por etapa na jornada de compra? Tudo isso já é possível utilizando recursos digitais, como o e-mail, as redes sociais e os blogs.

Quando você cria um espaço online para compartilhar dicas e informações importantes, por exemplo, tem grandes chances de atrair a atenção dos seus potenciais clientes para a sua marca e, consequentemente, para os seus produtos. Já as redes sociais são excelentes meios para aumentar o engajamento de quem já consome os seus produtos e serviços. Vale dizer que quanto mais engajados são os clientes, mais eles promovem a sua empresa para amigos e familiares – e são estas as recomendações, as de clientes reais, mais valorizadas pelos consumidores atualmente.

A possibilidade de mensurar os resultados de cada ação digital realizada é mais uma vantagem do marketing online. Com este recurso, é possível medir o alcance de cada ação, reorganizar estratégias e otimizar investimentos.

Vale destacar, também, outros benefícios palpáveis de investir no marketing digital para pequenas e médias empresas, como:

Presença digital

O marketing digital é democrático em criar disputas entre as empresas interessadas em obter uma fatia maior do seu mercado de atuação.

Ao investir nessa estratégia, sua empresa fica ao alcance de um público qualificado — como já mencionado — a conhecer os seus produtos e serviços. E, com o tempo, mais conteúdos seus podem ser melhor ranqueados nos mecanismos de busca e gerar alta competitividade.

Vale destacar que a presença digital é uma maneira atual, acessível e eficaz de transformar a sua pequena ou média empresa em uma referência no assunto que você domina, enfrentando de frente os grandes nomes do setor.

Mais credibilidade à sua marca

Quanto mais presença digital e conteúdos gerados, que tenham a ver com o perfil e a demanda da sua marca, mais credibilidade terá a sua empresa.

Pense assim: por meio de conteúdos elaborados e outras ações de marketing digital, você soluciona pequenos problemas na rotina dos seus clientes em potencial.

Com isso, você consolida gradativamente a sua marca no mercado. Algo que vai fazer com que as pessoas confiem mais na sua empresa

Mais competitividade

Já destacamos esse aspecto, mas vale o reforço: o marketing digital é um conjunto de estratégias acessíveis. Você pode colocar a sua empresa no “mapa digital” e disputar esse espaço com grandes marcas. Basta bolar uma estratégia que gere resultados.

Fidelização dos clientes

Por fim, é importante observa que o alinhamento de suas ações com o funil de marketing dos seus clientes permite que eles comprem com você. E mais: que volte a comprar com você.

Afinal, o marketing digital é também uma ferramenta de pós-venda, que facilita a interação com os clientes e apresente continuamente novidades para mantê-los interessados no que você tem a dizer e no que tem a oferecer também.

Como implementar estratégias digitais em pequenos e médios negócios?

O marketing digital permite que as empresas de menor porte tenham tanto acesso ao consumidor quanto as grandes empresas. Aqui, não tem mais visibilidade quem gasta mais com publicidade, mas sim quem faz o melhor planejamento e sabe aproveitar melhor os recursos disponibilizados pela internet.

A sua empresa já tem um bom site? Já compartilha artigos relevantes em um blog? Já tem perfis oficiais nas redes sociais? Mas, atenção: não basta criar estes espaços online, é preciso alimentá-los com frequência. Também é preciso encontrar o tom de linguagem certo para garantir uma comunicação direta com o seu público-alvo.

Além disso, é fundamental medir os resultados alcançados. Analise métricas, como: número de acessos no site, tempo médio que cada visitante fica na página, interações nas redes sociais e outros números que possam influenciar o alcance digital da sua empresa. Use estes dados para aprimorar as suas estratégias e para garantir que mais novos clientes sejam atraídos.

Quais são os desafios do marketing digital para pequenas empresas?

Abaixo, vamos destacar alguns dos grandes desafios que as empresas — independentemente do seu porte ou segmento — enfrentam para fazer render as suas ações de marketing digital:

Big Data

Diante do volume imenso de dados gerados a cada segundo, cabe aos empreendedores ter em mãos as ferramentas certas para analisar as informações digitais mais alinhadas aos seus objetivos. Assim, os resultados tendem a aparecer com qualidade;

Diferentes tecnologias

Não há como negar que, diariamente, novas tecnologias e tendências digitais pipoquem diante da sua tela. Daí a importância em manter-se atento a elas e identificar, rapidamente, quais são realmente eficientes para as suas ações.

Do contrário, você vai modificar constantemente os processos, em busca de melhorias, e as decisões equivocadas podem manter a sua empresa em um estágio de estagnação de resultados.

Acirramento de concorrência

Muitos já se deram conta de que o marketing digital é uma solução revolucionária e que está em contínua expansão. Cabe dizer que as empresas que se antecipam a isso têm mais chances de conquistar o seu público-alvo.

Mas a competitividade já é elevada e, por isso, é importante avaliar as melhores estratégias para a sua empresa. E, se possível, dispor de um auxílio profissional que enriqueça ainda mais a tomada de decisão para as soluções em marketing para as pequenas e médias empresas.

O marketing digital traz uma série de novas possibilidades para as grandes, médias e pequenas empresas. Você já aproveita o potencial da internet para divulgar o seu negócio? Para saber mais a respeito, faça o download gratuito do nosso e-book de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas!

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