O marketing digital para indústrias conserva algumas características distintas quando associado às técnicas convencionais de marketing.

Isso porque, em vez de um amplo consumidor final, o marketing industrial permite que a sua empresa dialogue especificamente com outras organizações. Logo, mudam a abordagem, as estratégias e o apelo argumentativo para converter uma oportunidade em vendas.

Mas, na prática, como isso acontece? Para que você se aproxime das principais tendências e identifique o real valor das campanhas de marketing de conteúdo, neste post vamos explorar em detalhes os motivos pelos quais você deveria investir em marketing digital para indústrias. Boa leitura!

eBook As melhores estratégias de Inbound Marketing para aumentar as vendas na indústria

Quais são os princípios do marketing de conteúdo?

Diferentemente do marketing tradicional, o marketing digital para indústrias visa alcançar um número menor de pessoas, mas mais qualificadas. Por que investir em mídias caras, como anúncios na TV para milhões de espectadores, se poucas milhares de pessoas vão se interessar pelos seus produtos ou serviços?

Além disso, as ações digitais visam estruturar uma estratégia orgânica, em que o consumidor seja atraído até o seu negócio, e não o contrário. Assim, você produz conteúdos relevantes, que gerem naturalmente o relacionamento com os clientes em potencial.

Para isso, no entanto, o marketing de conteúdo segue alguns preceitos básicos para que suas ações gerem real valor ao seu consumidor. São eles:

  • necessidade inicial de identificar o perfil do seu público-alvo, entendendo as suas necessidades, objetivos, desafios e as conveniências que os seus produtos ou serviços têm a oferecer;
  • alinhamento dos pilares institucionais da empresa com a sua identidade visual, abordagem e tom de voz da sua comunicação. Isso facilita a aproximação e a familiarização da audiência com a sua marca;
  • mapear toda a jornada de compra do consumidor, facilitando a construção de estratégias personalizadas e que acompanhem o usuário em todas as etapas desse processo;
  • mantenha a frequência e relevância nos conteúdos produzidos. Não empurre soluções para o cliente, deixe que a tomada de decisão parta dele mesmo;
  • diversifique os canais de comunicação, indo do site ao blog e redes sociais aos vídeos, e-books e infográficos, entre outros.

Quais são os princípios do marketing de conteúdo?

Não à toa, o marketing de conteúdo é também conhecido como o marketing de atração. O que nos leva, agora, a mostrar o quanto o marketing digital para indústrias tem tudo para impulsionar a sua marca no seu nicho de atuação.

Por que usar o marketing digital para indústrias?

No geral, o marketing industrial carrega em sua essência, as mesmas vantagens do que o marketing para qualquer outro setor de atuação, como:

  • custo acessível, com elevado retorno do seu investimento, tendo em vista que as campanhas podem ser ajustadas em tempo real, potencializando os resultados;
  • a precisão de suas ações estratégicas também deve ser mencionada. Como havíamos mencionado, ao conhecer o perfil do seu consumidor, você personaliza o conteúdo e atende, especificamente, à demanda do seu público;
  • presença digital, que é o fundamento básico do marketing digital para indústrias. Assim, o consumidor — que, com certeza, usa a internet no dia a dia — pode se deparar com a sua empresa pelos meios de comunicação mais usados, atualmente;
  • mensurável. Isso significa que o marketing industrial pode ser monitorado continuamente. Você sabe o que foi investido, o seu retorno e a performance de cada campanha, gerando insights valiosos para as futuras campanhas.

Portanto, ao usar o marketing digital para indústrias você está, primeiramente, atendendo a uma demanda irrefreável do mercado. O importante, então, é antecipar as ações mais relevantes para diferenciar-se da sua concorrência.

Como o marketing de conteúdo impacta o consumidor?

Muitas vezes, um cliente em potencial que visita o seu site ou blog não está pronto, ainda, para adquirir os seus serviços ou produtos. É aí que o marketing de conteúdo se mostra diferenciado.

Sem “empurrar” soluções à sua audiência, você disponibiliza conteúdos que respondam às principais dúvidas dela, e relacionadas ao que a sua empresa pode fazer para suprir esse problema em potencial.

Com o tempo, novas ações são dispostas para você coletar informações desse usuário especificamente. Assim, o setor de vendas assume a dianteira com base em todos os dados compilados pelas ações de marketing digital para indústrias.

Deu para entender o impacto disso? O vendedor aborda esse cliente com o máximo de informações para tracejar a melhor proposta, já minimizando as resistências do cliente e com uma ação personalizada, gerando uma experiência de compra exclusiva e memorável.

Assim, além do aumento de vendas, o marketing de conteúdo é um importante instrumento de fidelização de clientes.

Por onde começar o uso do marketing digital para indústrias?

Iniciar a sua estratégia de marketing de conteúdo contempla o profundo conhecimento no seu consumidor. A partir daí, você se inteira a respeito de todos os desafios que compreendem o seu ramo de atuação, e as dificuldades do consumidor em resolver os seus problemas.

Em seguida, você deve identificar as melhores tecnologias e estratégias para aproximar-se desse perfil com elevado potencial de compra, e manter a produção de conteúdo do marketing industrial a todo vapor.

Marketing para indústria: Por onde começar o uso do marketing digital para indústrias? | Agência LABRA

Com o tempo, suas ações rendem resultados, com um relacionamento mais próximo e frutífero com a sua audiência. Lembrando que, diferentemente do marketing par ao consumidor final, o marketing industrial está conversando com pessoas que não precisam alimentar os desejos de consumo, mas avaliar a eficácia das suas soluções.

Até por isso, o marketing digital para indústrias é bastante composto por números, gráficos, depoimentos de clientes e performances identificáveis para o crescimento da empresa desse consumidor em potencial.

Por isso, é fundamental que o seu marketing de conteúdo se apresente como referência e autoridade no assunto. Afinal de contas, você está abordando pessoas que também são especialistas no tema em questão.

Ou seja: a hora de investir em marketing digital para indústrias é agora. Vivemos o período da indústria 4.0, em que as soluções digitais e os seus desdobramentos guiaram o setor para uma nova revolução. E, aí, perguntamos: onde a sua empresa se encontra nessa época de transformações?

Para responder a essa questão, e identificar algumas soluções relevantes para iniciar a sua estratégia de marketing industrial, confira também nosso artigo que aponta algumas das principais tendências de marketing digital para 2019!

E se quer conhecer um pouco mais desse universo digital para indústrias, entre em contato com a gente!

Pin It on Pinterest

Share This