Estamos vivendo a era da indústria 4.0: Uma nova revolução do setor, agora amparada pelo advento tecnológico e digital. Acontece que um nicho tão distinto assim, também necessita de uma qualificação à altura. E, quando falamos do marketing digital nas indústrias, falamos diretamente com os especialistas do setor.

É aí que entra a relevância dos engenheiros nesse processo. Por meio do marketing digital nas indústrias, as empresas se colocam ao alcance do seu público-alvo, mas necessitam de especialistas para traduzirem os seus diferenciais — e manterem a significância dos seus conteúdos — continuamente.

Quer entender como isso funciona na prática? Basta seguir com a leitura deste post!

E-BOOK MARKETING INDUSTRIAL COMO GERAR NOVAS VENDAS

Os engenheiros odeiam o marketing?

O mito adquiriu fama nos últimos anos, e pouco foi feito para desmenti-lo. A verdade é que o marketing digital nas indústrias surge como uma estratégia de atração de clientes em potencial — em contraste, portanto, com as ações tradicionais de marketing.

Logo, o que os engenheiros não desejam é a relação com produções que nada acrescentem às suas rotinas e, tampouco, aos seus conhecimentos. Quando falamos no setor industrial, temos que lembrar que o destinatário das mensagens conhece tanto — ou mais — sobre o assunto do que o interlocutor.

É uma relação diferente, por exemplo, daquela construída entre as empresas e o consumidor final. Nesses casos, o público-alvo pouco conhece das soluções. Muitas vezes, sequer sabem que tem um problema.

Com isso, o marketing digital nas indústrias se distancia desse foco preliminar. As ações devem surtir impacto, apresentar algo novo e dialogar com os engenheiros. Assim, cria-se uma relação profunda de confiança e comprometimento de ambas as partes.

Por que contar com o envolvimento de engenheiros?

Tomando como base o que foi discutido no tópico anterior, dá para entender que o marketing digital nas indústrias não é feito por “aventureiros”: suas ações e planejamento devem ser idealizados por quem entende não apenas de marketing, mas da indústria.

Além disso, um ou mais engenheiros na equipe podem ser o diferencial necessário para impulsionar as estratégias de marketing de múltiplas formas — interna e externamente. Quer ver só? Profissionais do setor têm tudo para fazer a diferença, no setor de marketing, porque:

  • facilita a atração e o relacionamento com profissionais que se identificam com as ideias do engenheiro responsável;

  • promove um conhecimento especializado no assunto, apontando tendências e mais assuntos de interesse a serem aprofundados em suas estratégias de marketing;

  • contribui com uma assessoria especializada, aproximando o marketing da demanda gerada pelo público-alvo;

  • oferece informações técnicas, ajudando na qualificação do seu marketing de conteúdo.

Para o mercado, como um todo, esse tipo de ação diferenciada oferece — aos seus leitores — uma experiência mais personalizada e imersiva. Pense por um instante: você gostaria de dialogar com um especialista ou com quem não entende, profundamente, o seu ramo de atuação? No marketing digital para indústrias não é diferente.

O que os engenheiros querem?

Apontar um problema, ampliar o assunto por meio da discussão de soluções e, enfim, apresentar o problema. Na jornada de compra, que orienta o marketing e guia o consumidor, essa ação cresce quando o diálogo é discutido entre especialistas.

Até por isso, o marketing digital nas indústrias é mais amplo, no que tange a produção de conteúdo, porque pode oferecer vislumbres bastante diversificados para o seu consumidor — e, isso, dentro de um mesmo perfil que se busque impactar.

engenheiros e marketing digital para indústrias - Marketing digital nas indústrias: entenda a importância do envolvimento com engenheiros

Veja, abaixo, como o marketing de conteúdo tem sido desenvolvido para aproximar-se mais e mais dos engenheiros:

  • case de soluções promovidas pela sua empresa;

  • depoimentos de clientes, evidenciando o problema enfrentado e os caminhos até a solução desenvolvida;

  • resultados por meio de gráficos, números e relatórios — não há certificação mais eficiente do que a comprovação numérica de que um problema foi resolvido;

  • catálogos digitais que agilizem o avanço na jornada de compra e, consequentemente, guie o seu consumidor à tomada de decisão de compra;

  • fóruns e webinars com a fomentação do diálogo entre interlocutor e o seu público-alvo.

No entanto, vale adiantar o panorama atual do país: muitas indústrias permanecem agarradas à internet 1.0. Ou seja: ainda distante da revolução atual empreendida em outras partes do mundo. 

Dessa maneira, o momento de usar o marketing digital nas indústrias é propício. Afinal de contas, alavanca o setor ao advento digital, consolida as principais estratégias desse segmento produtivo e aproxima os especialistas industriais em uma rede de conhecimento.

Para entender melhor essa diferenciação impactada pelo marketing digital nas indústrias, aproveite para entender — definitivamente — porque as ações são tão diferentes daquelas promovidas pelas ações analógicas. Para tanto, convidamos você a conferir um artigo nosso que explica a diferenciação entre o marketing industrial e o marketing tradicional!

Pin It on Pinterest

Share This