Navegue pelas categorias
Anderson Luis Lorenzini
Por Anderson Luis Lorenzini em 18 de Maio de 2023

O Marketing Digital ajuda no aumento das vendas?

Veja como as estratégias de marketing digital podem gerar mais visibilidade para sua empresa, engajamento do seu cliente ideal e aumento das vendas.

Muitas empresas ainda não entenderam o real sentido do marketing digital. Diversas vezes investem valores muito baixos, trabalham apenas alguns canais e não utilizam uma estratégia que realmente dê resultados. E, como não veem retorno, acabam cortando o investimento.

Isso gera a dúvida se o marketing digital realmente ajuda no aumento das vendas para a empresa. A resposta é SIM. 

Quando investido da forma correta, com uma estratégia bem planejada, o marketing digital faz valer o investimento — porque aumenta a visibilidade da marca. Assim, o time comercial tem mais facilidade para trabalhar as vendas e aumentar o faturamento.  

É preciso entender que o marketing digital é um conjunto de ações. Então não basta ter um site bacana e esquecer as redes sociais. 

Ou ter um Instagram bem bolado se o seu público está no Youtube. Ou fazer posts, se o cliente ideal escolhe seus fornecedores pela expertise mostrada em lives e webinars. 

Mas isso são só exemplos, porque são várias as ferramentas disponíveis no marketing digital — seja sua empresa B2B (business to business) ou B2C (business to consumer). 

O importante é ter uma estratégia personalizada, criada por profissionais, especialmente para o perfil do seu negócio. 

Então não vale “pegar emprestado” de outra empresa, nem mesmo tentar adaptar um planejamento B2C para B2B, porque a jornada do cliente é bem diferente.

 

Então vale mesmo investir em Marketing Digital?

Então vale investir em marketing digital?Claro! O marketing digital está cada vez mais presente nas empresas. Por isso, quanto mais esse investimento é adiado, maiores as chances de um concorrente tomar uma boa fatia do seu mercado. 

Porque o número de empresas que não só investem, mas aumentam a cada ano o investimento em marketing digital, é cada vez maior.

Basta dar uma espiada no estudo “Marketing Digital na América Latina: A experiência do cliente como centro da estratégia dos negócios em 2022”.

Realizado pela NTT DATA e a “MIT Technology Review” com gerentes e diretores de marketing digital (48%), coordenadores de comunicação e diretores comerciais no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru, o estudo traz números muito ilustrativos:

  • As principais metas das empresas que investem em marketing digital são (nessa ordem): converter ou captar clientes, reter e fidelizar clientes e melhorar o brand awareness; ou seja, o reconhecimento da marca e a forma como é lembrada;

  • 90% das empresas latino-americanas já possuem uma estratégia de marketing definida;

  • 10% destinam mais de 60% do investimento do departamento de marketing para o marketing digital;

  • 70% das empresas entrevistadas disseram ter aumentado seu investimento ao longo de 2021;

  • 10% das empresas esperam aumentá-lo para mais de 85% no futuro.

 

Resultados podem não ser rápidos, mas são sólidos

De acordo com o documento “A Guide To Marketing Genius: Content Marketing”, as empresas conseguem atrair até três vezes mais leads com os conteúdos de marketing digital em relação ao marketing tradicional — e com um custo 63% menor.

E se não tem mágica por trás disso, também não é tão simples. É preciso muito trabalho, análise, pesquisa, planejamento e uma produção muito bem feita para que os resultados apareçam.

Então é lógico que isso não acontece de uma hora para outra, afinal estamos lidando com pessoas o tempo todo. Inclusive no B2B, por maior que seja a cadeia de tomadas de decisão de uma empresa, ela é composta por seres humanos e não robôs. 

Assim, tudo tem que ser planejado pensando em cada etapa da jornada do consumidor — seja ele qual for.

Além disso, também é preciso haver um bom entrosamento entre as equipes de marketing e vendas, de forma que uma gere suporte e subsídios para a outra.

Dessa forma, seus clientes podem até não cair na rede de ontem para hoje, mas sua empresa terá um crescimento bem direcionado e sólido, capaz de garantir a sustentabilidade e a competitividade no mercado.

 

Quais canais de marketing digital precisam ser trabalhados?

Canais de marketingEste é um dos pontos chaves do sucesso da sua estratégia: saber e entender onde seu público-alvo está mais presente. Para, assim, focar ações em canais que realmente podem trazer o retorno que você espera.

Como o processo de venda B2B não é tão direto quanto o B2C, é preciso focar na produção de conteúdos úteis, independente da etapa do funil em que o lead esteja. 

Nesse caso, os canais mais utilizados são blogs, e-mail marketing, whitepapers, redes sociais e webinars.

Isso tudo, além dos primeiros lugares na busca do Google — um recurso bastante utilizado quando o comprador B2B quer ter um panorama geral dos fornecedores em sua região, por exemplo.

Então a ideia do marketing digital é fazer a marca se tornar referência, para que seja lembrada sempre que o consumidor precisar de um produto ou pesquisar um assunto relacionado ao seu negócio.

E, ao mesmo tempo em que gera expertise, o marketing digital aumenta a visibilidade da sua empresa e divulga seu produto ou serviço, através de posts, vídeos, artigos, podcasts ou qualquer conteúdo que preste informação relevante e ofereça uma solução para o seu futuro cliente.

 

Existe um valor mínimo para investir em marketing digital?

Esse é outro ponto importante, porque muita gente quer ter ótimos resultados com baixo investimento. O que, aliás, é compreensível. 

Mas, na prática, o ideal é alocar pelo menos 10% do seu orçamento total ou 10% do seu faturamento previsto para o ano em iniciativas de marketing digital.

Algumas delas são a criação de conteúdo, SEO, campanhas pagas e gerenciamento de mídias sociais, por exemplo. Isso vai permitir que sua empresa alcance seus clientes potenciais por múltiplos canais. 

E também vai dar escalabilidade e flexibilidade para que sua estratégia de marketing digital funcione de forma sólida a longo prazo.

Por outro lado, o budget inicial para marketing digital pode variar de acordo com seu tipo de negócio e estratégia que seu especialista considera a melhor abordagem no momento. 

Para decidir o investimento mínimo ideal, portanto, é preciso pesquisa, análise de mercado e planejamento

Uma boa dica é investigar, por exemplo, a quantidade de conteúdo orgânico e criativo de tráfego pago que os seus principais concorrentes têm utilizado para traçar uma estratégia mínima.

 

Como manter o interesse do cliente com o Marketing Digital 

Manter o interesse do cliente com marketing digitalManter o interesse do cliente e o aumento das vendas é desafiador, então é preciso investir em conteúdo que faça uma entrega constante de valor. 

É preciso construir um relacionamento com seu público, seja através de um fluxo automatizado, mensagens por WhatsApp ou posts nas redes sociais, por exemplo.

Afinal, quem está presente é sempre lembrado. Então não deixe o concorrente tomar o seu lugar na mente e no coração do seu público, enquanto o ajuda a resolver questões importantes da sua empresa ou do seu dia a dia.

E como fazer isso?

 

Marque presença nas redes sociais

A We Are Social divulgou um relatório segundo o qual 3,8 bilhões de pessoas no mundo têm pelo menos uma conta em rede social, em 2020. Bem, você deve estar pensando que o seu negócio é B2B, e o perfil do comprador é diferente. 

Sim, mas ele também é uma pessoa, que, muito provavelmente, tem pelo menos uma conta em rede social. E você pode aumentar as possibilidades dele topar com a sua empresa enquanto está navegando — mesmo que não seja a trabalho. 

Então não vale deixar essa oportunidade passar, concorda?

 

Mas vá além das redes sociais

Claro, uma andorinha só não faz verão. Não esqueça que um dos grandes trunfos do marketing digital é justamente trabalhar com vários canais ao mesmo tempo. Então vá além das redes sociais, seja qual for o seu negócio.

Isso significa investir em canais pagos e gratuitos, como o Google Meu Negócio, por exemplo, que coloca a sua empresa, literalmente, no mapa. 

Basta cadastrar gratuitamente sua empresa com todas as informações e ela tem grandes chances de ser encontrada quando alguém fizer uma busca por região (geolocalização).

 

E como saber onde investir?

Cada tipo de público tem características específicas, e você precisa conhecer bem para quem direcionar suas ações em marketing digital. Então vá além também da pesquisa básica de sexo, idade, profissão, dores, região, etc. 

Hoje quanto mais customizado — e humanizado — o atendimento, melhor, mesmo no B2B. Todo mundo gosta de se sentir especial e, mesmo o comprador que precisa considerar 10 mil aspectos sobre o produto antes de decidir pela empresa, vai ter mais empatia pela empresa que se mostra mais atenta às suas necessidades e consegue personalizar as ofertas.

Então um CRM (Customer Relationship Manager) pode te ajudar a ter insights valiosos de oportunidades para o seu cliente em potencial. 

Acompanhar toda a sua jornada, desde os primeiros contatos, possibilita um melhor direcionamento das estratégias, do brand voice e dos conteúdos para gerar engajamento.

E aponta, também, os canais mais indicados para investir no seu marketing digital e conseguir bons resultados. Assim, você consegue aumento das vendas e clientes mais satisfeitos, que retornarão para novos negócios.

Com essas dicas e estratégias sua empresa vai mais longe, consegue resultados mais sólidos e duradouros. 

Aproveite para saber tudo sobre como o neuromarketing pode ajudar o seu negócio!

Publicado por Anderson Luis Lorenzini 18 de Maio de 2023
Anderson Luis Lorenzini

Assine nossa newsletter!