O marketing de performance tem mostrado aos empreendedores que a otimização dos seus respectivos investimentos — e resultados — não deve vir acompanhada de apostas ou intuições.

Por sua vez, o mercado digital aponta que é possível mensurar as principais métricas associadas aos seus objetivos e metas para, então, ter uma tomada de decisão assertiva.

E é, justamente, isso o que propõe o marketing de performance. Quer saber quais são as vantagens e o percurso mais otimizado para a sua implementação? Vamos tratar disso tudo ao longo deste conteúdo. Acompanhe-nos, então, nesta leitura!

O que é marketing de performance?

Antes do marketing digital, era muito difícil — se não impossível, em algumas situações — mensurar os resultados de um outdoor, por exemplo, e outras mídias tradicionais.

Novas oportunidades com marketing de performance | Agência LABRA

Como os dados são quantificáveis, hoje em dia, esse desafio foi erradicado de sua rotina. Para tanto, é fundamental que a sua empresa tenha um planejamento, objetivos e estratégias traçadas para colocar em prática o marketing de performance.

E o que seria isso? Um conjunto de estratégias associadas ao uso pontual de tecnologias que permitam a absorção, compilação e análise de dados digitais para uma tomada de decisão mais eficiente e menos arriscada.

Um exemplo: sem muito planejamento, você consegue atrair clientes com suas ações diversas de marketing digital. No entanto, com o marketing de performance você se aprofunda nos dados on-line, como:

  • melhores resultados para o uso de palavras-chave;
  • atenção às ações que a concorrência está planejando no mesmo sentido;
  • ações mais eficazes que geram o engajamento do seu público-alvo;
  • testes A/B para o contínuo alinhamento de ações à demanda do mercado.

Perceba o quanto isso agrega mais valor ao seu investimento e deixa de lado as intuições para os próximos passos a serem elaborados?

Como o marketing de performance pode ser aplicado?

Abaixo, vamos destacar alguns dos elementos que mais são considerados, no marketing de performance, para gerar resultados positivos nas campanhas digitais para evidenciar ainda mais a sua marca no mercado, como:

Impressões

A impressão é a métrica que mais simboliza o impacto inicial de suas estratégias. Não confunda, por exemplo, com cliques ou visualizações — que falaremos adiante.

No marketing de performance, as impressões se traduzem no número de pessoas que receberam o seu anúncio. Um banner, por exemplo, que foi apresentado durante a navegação do seu público-alvo nos sites que ele costumeiramente visita.

Por meio desse número você consegue ter uma percepção de quantas pessoas foram impactadas pela sua campanha — e, consequentemente, quantas interagiram com o seu anúncio.

Cliques

Cliques, por sua vez, são as interações do usuário. Ou seja: quantos deles clicaram, efetivamente, no anúncio que receberam.

Engajamentos

Aqui, o marketing de performance considera o engajamento como a reação do usuário ao anúncio clicado. Ele pode compartilhar suas informações, por exemplo, se estamos falando de um material rico para download, ou mesmo compartilhar um conteúdo.

Tenha em vista que o engajamento pode variar amplamente, e estar sempre de acordo com os seus objetivos. Curtidas em uma postagem, por exemplo, é um tipo de engajamento, mas são consideradas métricas de vaidade — que pouco significam para o objetivo da postagem.

Conduz

Os usuários anônimos que compartilham seus dados com a empresa se tornam leads — potenciais consumidores. Isso pode acontecer via:

  • cadastro para o download de um e-book ou outro tipo de material;
  • inscrição em uma oferta;
  • ao assinar sua newsletter.

É aqui que o marketing de performance ajuda a segmentar com mais eficácia o impacto gerado nos seus usuários o que leva à conversão em vendas — o grande objetivo de sua empresa.

Quais são os benefícios do marketing de performance?

Acompanhar as métricas faz com que você planeje com mais personalização e eficácia as suas campanhas digitais.

Como resultado, o seu negócio pode se beneficiar das seguintes maneiras:

Acompanhamento em tempo real de suas ações

Com base nos indicadores previamente definidos, sua equipe tem à disposição os dados quantitativos e qualitativos que ajudam a visualizar a performance de cada campanha.

Dados estratégicos para seu negócio - Acompanhamento em tempo real de suas ações

E, o melhor: em tempo real. Se ela não está obtendo os resultados projetados, é possível comparar dados e avaliar novas alternativas para que esses índices sejam impulsionados.

Aumento do ROI

Como já adiantamos, o marketing de performance ajuda a valorizar o investimento. E, como exemplo, vamos usar o último tópico: ao ajustar uma campanha em tempo real você não precisa esperar que ela chegue ao fim para colher os resultados.

Por sua vez, seus colaboradores agem rápido, eficientemente, contribuindo para que o seu investimento seja mantido e alcance os números propostos durante o planejamento.

Aprendizado contínuo

Os dados agregam lições valiosas para a sua empresa. E isso inclui também todos os equívocos testados ao longo de suas estratégias.

Dessa maneira, assim como o seu público vai moldando seus hábitos de navegação, sua empresa passa a saber como ajustar as suas ações ao longo do tempo, reduzindo riscos e erros na consolidação de novas estratégias.

Como implementar o marketing de performance?

A seguir, vamos destacar um breve, mas completo passo a passo para que a sua empresa passe a considerar a implementação do marketing de performance na sua rotina:

  • entenda, primeiramente, o objetivo que você busca com uma nova campanha. Assim, você saberá quais métricas monitorar;
  • alinhe os seus objetivos à sua persona, tendo em vista que ela é o norte de toda ação planejada;
  • analise o mercado e a concorrência. Verifique o que tem sido feito para impactar o consumidor, e quais são as oportunidades que você pode absorver dessas estratégias;
  • faça testes, experimente e não tenha medo de errar — mas seja ágil no ajuste de estratégias;
  • mensure os resultados e mantenha o monitoramento constante.

Vale destacar que o marketing de performance é uma ferramenta que envolve todas as outras ações e tecnologias inerentes ao marketing digital.

Por isso, caso esteja em busca de resultados imediatos e planejados por especialistas no assunto, é recomendado que você contrate uma agência especializada. Menos esforço e mais valorização do seu investimento para impactar o seu consumidor.

Quer saber mais a respeito? Então, convidamos você a descobrir os diferenciais da Agência Labra para gerar os resultados esperados — e, quem sabe, superá-los — na construção de um relacionamento sólido e duradouro com o seu público-alvo!

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