O marketing digital chegou como uma verdadeira transformação do mercado, adaptando-se às exigências e necessidades de cada setor. Não por menos, o marketing automotivo também foi influenciado por essas transformações e inovações de estratégias digitais.

A questão é: como esse mercado foi moldado a partir do advento tecnológico, e como a sua empresa pode se beneficiar disso?

Para responder às perguntas que levantamos acima, nós temos este post feito especialmente para você! Acompanhe-nos nesta leitura, e descubra como o marketing automotivo tem ganhado espaço nas estratégias digitais para garantir mais performance e resultados à sua marca!

Um momento oportuno para o marketing automotivo

Caso a sua empresa ainda não faça uso do marketing digital e de suas ferramentas associadas — como o inbound marketing —, aqui vai um nobre aviso: é hora de investir em resultados.

Afinal, as estratégias digitais dominaram o mercado de atração de clientes, divulgação de empresas e de relacionamento com o consumidor. Passamos boa parte dos nossos dias on-line, por que não fazer um uso inteligente desse momento social que vivemos?

É assim que o marketing automotivo pode ganhar espaço na sua rotina: atraindo, impactando e relacionando-se com o seu público-alvo. Um diferencial e tanto, inclusive, nesse momento de instabilidade da indústria e do comércio, impulsionado pelas crises que o país atravessou.

A melhor parte disso é que essa revolução não é tão custosa quanto você pode estar imaginando. O marketing automotivo faz uso potencial de novas tecnologias — muitas delas, que automatizam o processo — e de ações acessíveis, com alto ROI.

O resultado: baixo investimento, resultados impressionantes e um novo patamar de qualidade para divulgar o seu negócio.

A importância das estratégias digitais

Se o seu público está on-line, a maior parte do dia, e procura por soluções para as suas necessidades na internet, a conclusão lógica é: você deveria gerar mais presença digital.

Para isso, vamos apontar o valor agregado das estratégias digitais na implementação do marketing automotivo para a sua marca. Confira:

Facilidade de atração e no relacionamento com o cliente

A transformação digital permite que você estabeleça campanhas que, de fato, agreguem valor ao seu público-alvo.

Para isso, você pode usar textos, vídeos, áudios e mais uma série de conteúdos (e suas variantes de formatos) para atrair, despertar o interesse e relacionar-se com o consumidor.

Assim, cria-se um elo com os seus clientes em potencial. Sem falar que promove a presença digital de sua marca e enriquece a sua fama de referência no assunto em questão. Algo que fomenta a sua base de clientes e cria uma reputação sólida no mercado.

O ponto-chave, entretanto, está em gerar relevância para as pesquisas on-line do seu público. Quando essas dúvidas são respondidas e guiam o usuário a um novo nível de conhecimento — e que você pode suprir também — você está gerando e nutrindo um relacionamento de qualidade.

Possibilidade de criar uma experiência assistida

Ir à concessionária se tornou uma tarefa secundária para o consumidor. Pois, se na internet ele pode ter acesso às principais dúvidas, essa visita presencial deve ser um fator de tomada de decisão, exclusivamente.

Assim, o marketing automotivo ganha mais valor por assistir e monitorar todas as etapas preliminares da jornada de compra do seu público. Algo que vai da simples pesquisa e comparação de preços à etapa de vendas.

Quando se tem isso devidamente mapeado, o seu negócio consegue se aproximar do consumidor e criar uma experiência de compra completa. Daí, a fundamental importância em saber:

  • quem é o seu consumidor;
  • quais são os desafios que ele enfrenta;
  • como as suas soluções facilitam a resolução do seu problema;
  • qual é o ciclo de compra do seu consumidor — da pesquisa ao pós-venda.

Questões que, quando respondidas, colocam o seu marketing automotivo — bem como as suas estratégias digitais — em um novo patamar.

O alinhamento de setores com o marketing automotivo

É digno de menção, também, que o marketing automotivo tem um diferencial poderoso: o alinhamento entre os setores de marketing e de vendas.

Vale entender o motivo disso: o marketing atrai os leads qualificados da sua empresa e coleta todos os dados relevantes desses usuários que, com o tempo, se configuram em clientes em potencial.

Estratégias de marketing automotivo - LABRA

Em seguida, os vendedores passam a ser nutridos com as informações que possibilitam uma abordagem e argumento de vendas irresistíveis. O que, posteriormente, vai servir de feedback para a construção de novas estratégias digitais.

Ou seja: um alinhamento de expectativas, ações e resultados que dão uniformidade à sua empresa e mais consistência na mensagem transmitida.

Quando não há essa sinergia, o setor de vendas não entende — ou não sabe como proceder — com os dados encaminhados pelo marketing. Na mesma proporção que o marketing nunca vai saber, precisamente, se todas as suas campanhas se converteram em resultados.

Isso prejudica o impacto positivo de suas estratégias digitais e torna o marketing automotivo menos preciso. Portanto, tenha em mente que esse trabalho coletivo e integrado deve ser estimulado, encorajado e constantemente fortalecido.

A abertura de mercado promovida pelo marketing automotivo

Agora que já vimos o potencial do marketing automotivo, vamos a uma explicação bastante simples — mas que ainda confunde o setor, como um todo: o uso do marketing não é exclusividade das concessionárias.

Afinal de contas, o setor automotivo é amplo. Revendedores, fabricantes de equipamentos automotivos e autopeças também se beneficiam de suas ações. Sem falar, é claro, de oficinas empresas que empreendem serviços e produtos para o segmento.

Em comum, também pode existir a necessidade em contratar um serviço especializado de marketing automotivo. Empresas que conhecem a indústria, o mercado e são referências em marketing digital, facilitando a tradução de suas necessidades em resultados.

Você pode acompanhar neste case de sucesso da Engecass sobre o crescimento que conseguimos gerar com estratégias de marketing digital. 

Pode ser o diferencial que faltava para a sua empresa dar um salto de qualidade na maneira de alcançar e relacionar-se com o seu público-alvo. No entanto, se ainda resta alguma dúvida do potencial do marketing automotivo, nós gostaríamos de dissolver essas questões também.

Para isso, convidamos você a acompanhar, agora, outro artigo de nossa autoria que aponta as principais estratégias digitais de marketing para as empresas automobilísticas! Temos certeza de que vai ajudar na sua futura tomada de decisão!

Pin It on Pinterest

Share This