Esqueça os corvos, para transmitir as suas mensagens e os “passarinhos” de Lord Varys para saber o que acontece na sua empresa e no ramo de atuação da sua empresa: Game of Thrones consegue nos ensinar algumas dicas muito mais práticas para você valorizar as estratégias de marketing para a sua empresa!

E, neste post, vamos atuar como um verdadeiro Mão do seu trono, expondo algumas dessas lições valiosas de marketing que vieram diretamente de Westeros. Boa leitura!

Cumpra as suas promessas

O lema da família Lannister cabe, perfeitamente, nas estratégias de marketing que você planeja para a sua empresa. Afinal de contas, as promessas são compromissos firmados e que a sua gestão deve trabalhar, incansavelmente, para cumpri-las.

Do contrário, a credibilidade da sua empresa é colocada à prova. E, em Game of Thrones, descobrimos que essa é a tênue linha entre os motins e a fidelização de outros lordes e reinos à sua empreitada!

Por isso, ao menos nesse aspecto, seja como um Lannister.

Não espere o inverno chegar

A Casa Stark apontou, ao longo de toda a série, que o inverno estava chegando e poucas — pouquíssimas — pessoas deram atenção ao fato.

Que tal levar essa sentença para o dia a dia da sua empresa ao lidar com as estratégias de marketing? Isso significa, em outras palavras, que você deve se planejar em curto, médio e longo prazo para evitar imprevistos e antecipar qualquer tipo de demanda.

Conheça, portanto, o seu público-alvo, entenda as flutuações do mercado e mantenha o seu reino em um invejável nível de estabilidade e prosperidade.

Construa uma boa relação com os seus aliados

Uma andorinha não faz verão e nenhuma majestade governa sem o apoio de outros líderes e pessoas. É o apoio que a sua empresa tem, que a faz dar passos significativos na consolidação de sua marca no mercado.

Participe de eventos do seu setor, faça parcerias e consolide a sua presença digital. Comparando com Game of Thrones, que tal observar toda a trajetória de Daenerys Targarien? Em todas as temporadas, acompanhamos as ações da Mãe dos Dragões em construir um reino próspero, sem correntes e livre.

O mesmo pode ser feito internamente: mostre o que as pessoas têm a ganhar, em trabalhar com a sua empresa. E isso inclui tanto os seus clientes quanto os fornecedores e os seus próprios colaboradores.

Conheça os seus competidores

Nenhum reino entra no campo de batalha sem, antes, conhecer o seu adversário. No mercado, a competição é acirrada e vem de todos os lados. Demarque o seu território, explore as carências do setor e avance o seu exército em todo o terreno digital da internet para angariar, gradualmente, mais espaço.

Sem as estratégias de marketing alinhadas a esses objetivos, é difícil consolidar a sua presença e evitar que os concorrentes assumam um lugar seu — que pode não ser de direito, mas deve ser feito por merecimento.

Evite a impulsividade

Não seja como o rei Joffrey: liderar a ferro e fogo, por muito tempo, desgasta as boas relações — interna e externamente. Um bom líder acompanha as tendências de marketing, ouve os seus conselheiros e não toma nenhuma decisão à base da impulsividade, mas a partir de argumentos e muita ponderação.

Ainda que a ousadia seja apreciada, para desenvolver suas estratégias de marketing é necessário contar com boas alianças e um bom briefing para que as suas ações sejam certeiras, e não meros palpites baseados em instintos.

Mais importante do que o destino é a caminhada

Você pode ter uma série de objetivos, ao considerar as suas estratégias de marketing, como:

  • Aumentar a sua presença digital;
  • Qualificar a relação com o seu consumidor;
  • Colocar o seu site no topo do Google;
  • Atrair mais clientes;
  • Melhorar as vendas;
  • Angariar mais seguidores nas suas redes sociais.

Independentemente dos motivos que guiem a sua empresa a desbravar novos territórios, lembre-se que a caminhada até o seu destino importa, em muito!

Acompanhe as métricas, alinhe-se ao perfil do seu público-alvo, conheça as melhores tecnologias para alcançá-los e qualifique-se continuamente. Dessa maneira, sua empresa não atua como uma simples exploradora e aventureira, mas como se portam os verdadeiros líderes.

Sem esse tipo de postura, pense: por que as pessoas deveriam seguir a sua marca? Não pense que os resultados podem ser obtidos a qualquer custo. Por exemplo: organizações que mentem a respeito de suas histórias para compor um storytelling emocionante podem perder muita popularidade quando a mentira é desmascarada.

Daí, a importância em reconhecer o marketing como um “mapa de Westeros” e usá-lo para nortear-se em torno dos seus objetivos, mas preocupando-se com cada passo dado ao longo dessa jornada.

Pense “fora da caixa”

Aqui vai um bom ensinamento promovido pela intrépida e corajosa Arya Stark: não limite-se às estratégias de marketing que todos usam. Invista em diferenciais (não podemos contar com o apoio do povo de Bravos, mas…) que ainda não foram explorados e surja sorrateiramente para abocanhar a sua fatia de mercado.

Bom exemplo disso é o monitoramento das tendências em marketing digital. Quando você é pioneiro em algo, todo o mercado é pego desprevenido. E, com isso, você constrói uma imagem impecável de líder, no seu setor de atuação, inspirando os outros a ouvirem o que você tem a dizer e, inclusive, a seguir a sua empresa.

Por meio da transformação digital, todos podem assumir o trono de ferro: é importante, apenas, ter em mente o que pode ser feito a partir das ações dos seus competidores, o perfil do seu consumidor e as grandes tendências tecnológicas.

Com essas alianças devidamente equilibradas, uma nova majestade dos sete reinos pode surgir, no horizonte, visando grande prosperidade no mercadológico mundo de Westeros!

Que tal, agora, sairmos um pouco do universo de Game of Thrones, idealizado por George R. R. Martin, e explorar as ações práticas que vão culminar no desenvolvimento sustentável da sua empresa? Para isso, aproveite para dar uma conferida, também, em outro artigo nosso, que explica como gerar um bom planejamento e a implementação de ações de marketing na sua organização!

[e-book] As melhores estratégias para aumentar as vendas na indústria | Baixar grátis | Agência Labra

Pin It on Pinterest

Share This