Se sua indústria investe em estratégias de marketing digital, certamente você já ouviu falar sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, ou simplesmente LGPD. O assunto foi amplamente comentado nos últimos meses no país e requer uma série de adaptações das empresas para assegurarem a privacidade de seus clientes, em relação as ações e estratégias promocionais, o que inclui, evidentemente, as campanhas de marketing industrial.

Recentemente, a MP 959 visava adiar a implementação da LGPD no Brasil para meados de 2021, por conta dos efeitos e impactos causados pelos atuais acontecimentos globais da Covid-19. No entanto, o Congresso tirou a medida da pauta e manteve o calendário inicial de adaptação para agosto de 2020. Ou seja, é preciso agir agora!

Se você quer saber como fazer isso e entender quais os reais efeitos da LGPD em suas estratégias de marketing industrial? Então, continue até o final e tome nota das informações que destacamos a seguir. Vamos lá!

De início, o que é a LGPD?

De vendas em e-commerces a publicações nas redes sociais, qualquer tipo de empresa precisa adaptar os modelos e ações de marketing digital em suas campanhas, visando assegurar a proteção e privacidades dos dados de seus clientes.

É exatamente isso que a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vai promover no Brasil. Na verdade, esse modelo já é válido em diversos outros países e, na prática, visa estabelecer um cenário de segurança jurídica padronizado no ambiente online, no qual empresas devem seguir procedimentos, conceitos e boas práticas em relação a captação, divulgação e gestão dos dados pessoais de seus consumidores.

Em outras palavras, a LGPD vai organizar e padronizar as formas de como sua empresa pode captar, cadastrar, divulgar e se comunicar com os clientes, a partir dos dados pessoais obtidos em suas ações.

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Na prática, o que muda com a LGPD no Marketing Industrial?

Se sua indústria atua com ações de marketing digital, é bom ficar atento e, principalmente, se preparar para as adaptações necessárias impostas pela nova Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil.

Em geral, sua indústria precisará levar em consideração os seguintes fatores:

Consentimento

Um dos principais pilares da LGPD é assegurar que seu cliente só poderá repassar seus dados pessoais a partir de um consentimento voluntário. Ou seja, aquelas suas estratégias, formulários ou mesmo simples inscrições em listas de e-mails precisarão ser revisadas, de forma a convencerem seus leads a compartilharem suas informações pessoais em seu site, sem imposições, obrigatoriedades ou insistências, em troca de algum material ou conteúdo específico.

Automatização autorizada

Outra mudança clara que a LGPD deve trazer às suas ações de Marketing Industrial será na automatização com autorização do lead. Em palavras mais simples, seu cliente terá o direito – agora sob vigília judicial – de querer ou não receber suas notificações, de revogar consentimentos, de solicitar a exclusão de seu banco de dados, de filtrar suas necessidades, entre outros.

Ou seja, suas ações de Marketing Industrial precisarão atender a todos os desejos e vontades do cliente, em relação ao uso de seus dados pessoais, sob os direitos legais previstos na nova LGPD.

Fiscalização e penalidades

Para que a LGPD atue com suas normas e regras, será criada também a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais), órgão que se responsabilizará pela fiscalização, orientação e, se preciso, penalização pelas inconformidades das empresas.

Ou seja, não se trata apenas de mudanças e ações das empresas em relação ao uso de dados pessoais de seus clientes, mas de um processo completo de formalização e legalização de como essas organizações precisarão agir daqui para frente na internet.

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Até quando é preciso se adaptar à LGPD?

O Congresso Nacional tirou de pauta a MP 959, que sugeria o adiamento da implementação da LGPD no Brasil e, portanto, o calendário inicial continua valendo para as adaptações das empresas.

Isso significa que, antes do fim de agosto de 2020, a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD, já estará valendo e em vigor em todo o território brasileiro, fazendo com que todas as empresas, incluindo as indústrias, precisem já operar de forma adequada com suas ações de marketing digital.

O que preocupa nesse cenário, é que até março desse ano, pelo menos 84% das empresas no país ainda não tinham reavaliados suas estratégias e, portanto, não contavam com planos prontos de adaptação às exigências da LGPD.

Seria o caso da sua indústria? Então, não deixe de conferir o tópico a seguir!

Como readaptar sua campanha de Marketing Industrial com base na LGPD?

Se por algum motivo, a sua indústria não conseguiu reavaliar as estratégias de marketing digital antes da implementação da LGPD, é hora de correr!

Afinal, como bem dissemos ao longo do artigo, a validação da nova lei não visa apenas padronizar ou reformular as ações e procedimentos sobre o uso de dados pessoais de seus clientes, mas também defende uma fiscalização organizada de órgãos federais.

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Em outras palavras, não se adaptar ou insistir nas estratégias antigas e fora dos novos padrões, pode encaixar a sua empresa em um cenário de ilegalidade, o que pode suscitar em multas, penalidades e até processos judiciais dos próprios clientes.

Sendo assim, a melhor alternativa é rever cada ação de sua estratégia digital e adaptar seus procedimentos! Para isso, contar com a assessoria de uma agência especializada em Marketing Industrial vai garantir todo esse processo de adaptação às exigências da LGPD, além claro, de reformular a gestão dos dados pessoais de seus clientes, com mais transparência, eficácia e poder de conversão.

Quer investir em Marketing Industrial Inteligente e cumprindo todas as necessidades da LGPD? Então, converse com um de nossos especialistas e destaque a sua indústria na internet, com quem mais entende do assunto!

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