Desde as primeiras revoluções industriais, a sociedade tem se adaptado às transformações de grande impacto que permitiram mais produtividade, com o uso reduzido de recursos, e em gradativo aumento no nível de excelência nos serviços prestados. Agora, com os ecos de indústria 4.0 despontando com cada vez mais força no Brasil, fica a dúvida: como fazer com que o seu negócio também usufrua desses amplos benefícios?

Para facilitar a sua busca, neste post vamos falar um pouco a respeito do marketing industrial e as outras tendências — bem como os desafios — de implementar o conceito de indústria 4.0 na realidade da sua empresa. Boa leitura!

Uma breve história da indústria 4.0

Já falamos, em outros posts, que a indústria 4.0 é uma quarta onda revolucionária pela qual o setor, como um todo, atravessou ao longo da história. As anteriores foram as seguintes:

Uma breve história da indústria 4.0

  • 1ª revolução industrial, com as máquinas a vapor e a produção mecânica;
  • 2ª revolução industrial, com o uso da energia elétrica e também de combustíveis (especialmente, oriundos do petróleo);
  • 3ª revolução industrial, com a informatização de sistemas.

Agora, quando falamos em marketing industrial — e no contexto da 4ª revolução industrial, estamos diante da digitalização em um espectro muito maior.

Os benefícios da indústria 4.0

Independentemente do seu ramo de atuação, já deve ter ouvido falar a respeito da automatização de processos, da internet das coisas ou mesmo a inteligência artificial ou do Big Data, certo?

Pois então, são recursos que extraímos a partir do advento tecnológico da indústria 4.0 e que, antes de nos aprofundarmos neles, podemos avaliar os benefícios imediatos de suas implementações, como;

Redução de custos

O investimento inicial é recompensado, em médio e longo prazo, por uma significativa mudança nos processos. Menos erros, mais produtividade e insights valiosos para manter o seu negócio em constante evolução.

Isso, por si só, já se mostra atraente para recuperar o investimento, gradualmente, até que a sua empresa se beneficie amplamente desses recursos.

Uso consciente e reduzido de recursos

O mesmo vale para os recursos usados, seja em matéria-prima ou mesmo em energia elétrica. Com a indústria 4.0 a palavra de ordem e cotidiana é a otimização.

Assim, o uso de tecnologias se mostra providencial para agregar mais à sua empresa com um foco pautado na boa e velha meta: produzir mais, com menos.

Aumento da segurança de suas informações

Conectividade e integração de informações — todos os dados reunidos em um lugar seguro, de acesso restrito e com monitoramento de ações dos usuários.

Dessa maneira, a indústria 4.0 possibilita uma ou mais camadas de proteção para garantir que não haja perda, extravio ou mesmo o roubo de sua propriedade intelectual.

Redução de erros humanos

Discussão antiga, mas muito bem-vinda na indústria 4.0: a redução de erros, uma vez que muitas atividades podem ser programadas, fazendo com que os habituais erros humanos (como cálculos equivocados ou erros no preenchimento de informações) aconteçam.

As tendências do setor

Vale destacar, agora, uma série de tendências que confere à indústria 4.0 todo o respaldo para que possamos apontá-la como uma verdadeira revolução para o setor. Confira:

As tendências do setor - Indústria 4.0

Big Data

O volume elevado de informações que geramos, em nossas navegações on-line, pode ser usado estrategicamente para conhecer melhor as necessidades, os objetivos e o comportamento do seu público-alvo.

Inteligência artificial

Grande tendência do marketing industrial, a inteligência artificial permite que automatizemos boa parte do fluxo de trabalho e, ainda, que tenhamos o uso combinado de tecnologias — como o Big Data e o machine learning, entre outros — para que nossas próprias soluções digitais “aprendam”, com o tempo, e permaneçam relevantes no mercado.

Um uso bastante falado por aqui, inclusive, desse tipo de tecnologia são os chatbots!

Internet das coisas

Ou, do inglês, Internet of Things (IoT), que é a conectividade à distância para controlarmos muitas soluções do dia a dia. Inclusive, no âmbito particular, como o uso integrado de eletrodomésticos.

Realidade virtual e aumentada

Também já estiveram em pauta em nosso blog, e são distintas, mas com aplicações complementares que ajudam a criar uma experiência mais rica e imersiva para o seu público-alvo.

Marketing industrial

É impossível falarmos de indústria 4.0 sem destacar o impacto causado pelo marketing industrial. Afinal de contas, a transição dos processos analógicos para o digital permitiu, justamente, uma revolução na maneira de atrair, interagir e se relacionar com o consumidor.

A diferença é que o marketing industrial aborda o público-alvo de outra forma: existem distinções múltiplas em abordar um consumidor final e um especialista no seu segmento de atuação.

A proposta de valor tem que estar presente em todas as etapas do marketing industrial, mas é algo que se torna possível a partir de algumas das tendências citadas acima.

Os desafios da indústria 4.0

Convém pensar, também, que a indústria 4.0 é um termo relativamente novo e que, no país, ainda avança em um ritmo paralelo à maneira com a qual ela tem se proliferado ao redor do mundo.

Em primeiro lugar, porque trata-se de um momento de ruptura: precisamos de profissionais qualificados e em constante desejo de evolução para assimilarem rapidamente essas tendências — como o marketing industrial — e colocarem em prática.

Além disso, o investimento para impulsionar o seu empreendimento à indústria 4.0 freia o ímpeto de muita gente. Como já havíamos adiantado, trata-se de um custo que se paga, com o tempo, mas que demanda planejamento e não deve, portanto, ser feito da noite para o dia.

No entanto, já existem soluções imediatas e acessíveis. O próprio marketing industrial citado no tópico anterior é prova viva disso.

Afinal de contas, a estratégia é composta — em boa parte — da análise estratégica de dados e do uso pontual de recursos on-line que muitas pessoas já têm acesso. Portanto, é um passo certo na direção da indústria 4.0, e que o seu negócio pode fazer o quanto antes!

Que tal vermos, então, como essa tendência tem tudo para gerar uma revolução altamente positiva para a sua empresa? Confira, para isso, o nosso e-book, que você pode baixar gratuitamente, com as melhores estratégias de Inbound Marketing para aumentar as vendas na indústria!

Baixe nosso e-book gratuitamente sobre Marketing Industrial e como gerar novas vendas para sua empresa!

Pin It on Pinterest

Share This