Enquanto você visa promover ações estratégicas para otimizar as vendas, surgem questões diversas sobre os melhores caminhos a serem trilhados. E, para atrair um público qualificado que tenha real interesse em suas soluções, muitas perguntas se acumulam a respeito da melhor estratégia para isso, entre Inbound Marketing e Outbound Marketing.

Sabe qual é a verdade nisso tudo? Você não precisa optar por um ou o outro e, sim, aprender como unir as diferenças de cada um e usá-las de maneira combinada e eficiente — como veremos neste post. Confira!

[e-book] As melhores estratégias para aumentar as vendas na indústria | Baixar grátis | Agência Labra

O que é inbound marketing?

Essa estratégia digital surgiu como uma resposta à transformação tecnológica que impactou o mundo inteiro, na virada do último século.

E, a partir do advento do marketing digital, o inbound marketing apareceu como uma tendência consolidada para atrair, converter e fidelizar consumidores na sua empresa. Tudo isso por meio da elaboração de conteúdos valiosos para o perfil do seu cliente ideal.

Para tanto, o inbound marketing se vale de resultados impressionantes quando a sua empresa mapeia a sua persona (a sua audiência em potencial), os hábitos de consumo dela e toda a sua jornada de compra dentro do funil de vendas da sua empresa.

Isso agrega mais precisão, assertividade e identificação com o seu público. Quanto melhor for essa relação, mais usuários você vai atrair para o seu site, blog e redes sociais — o que aumenta, por consequência, o seu poder de conversão em novos clientes.

O que é outbound marketing?

Por sua vez, o outbound marketing é tudo aquilo que já conhecíamos de estratégias de atração — só que fora do ambiente on-line. Isso inclui:

  • Mídias televisivas;
  • Mídias impressas;
  • Telemarketing.

E, embora isso pareça terrivelmente dispendioso para o crescimento da sua empresa — especialmente, por conta da acessibilidade do marketing digital e do inbound marketing —, o tempo tem mostrado que a exclusão das ações analógicas não deve ser considerada como um imperativo para o seu negócio.

As estratégias de outbound marketing podem ajudar sua empresa a crescer!

Isso se dá por um motivo muito simples: é possível fazer uso de ambas as estratégias. E é fácil compreender que o uso combinado dessas ações tem tudo para agregar mais valor às suas campanhas.

Quais são as diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Com o que falamos acima, deve ter ficado claro que existem distinções. No entanto, vale reforçar: você sabe quais são as diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

A maneira de abordar e se comunicar

O Outbound Marketing é aquele cuja comunicação é direta. Ou seja: um anúncio na revista, TV ou rádio — e até mesmo na internet, com o popular pop-up. O Inbound Marketing, por sua vez, trabalha gradativamente a noção de necessidade no público-alvo, até que ele entenda que a sua empresa é uma autoridade no setor e pode oferecer a solução desejada para ele.

A forma com a qual são mensurados os resultados

No Inbound Marketing já ficou marcada a ideia de que todas as ações podem ser mensuradas em tempo real, facilitando a adequação de estratégias para que rendam sempre mais.

No Outbound Marketing — principalmente, na televisão —, os dados demoravam a chegar às agências especializadas que cuidam do marketing, tornando a adaptação mais longa e custosa.

O custo de cada estratégia

Convenhamos: um espaço publicitário na TV, em horário nobre, era tarefa apenas para grandes empresas. No entanto, o Inbound Marketing ajudou a popularizar as ações de atração e fidelização digital, mantendo-as a custo baixo.

Assim, empresas de pequeno e grande porte, e de qualquer setor, podem se destacar em seus respectivos ramos. Contudo, é notório que o alto custo dessas ações de Outbound Marketing também trazem resultados mais imediatos, ao passo que o Inbound Marketing é uma construção gradativa da solidez de sua marca, para se fazer perceptível e atrativa para o seu consumidor ideal.

Isso tudo nos leva à grande sacada e propósito deste artigo: os benefícios em conciliar suas estratégias de Outbound Marketing e de Inbound Marketing para otimizar as vendas!

Como aliar as estratégias e aumentar as vendas em sua empresa

A internet se tornou a grande plataforma para atrair e interagir com o seu público-alvo, isso é verdade. No entanto, isso não exclui a necessidade em usar abordagens diretas em outras ocasiões.

É a velha história: a chegada do Inbound Marketing não inviabilizou a importância do Outbound Marketing, como havíamos destacado anteriormente.

Principalmente, quando você está acostumado a participar e realizar eventos no seu setor de atuação. Em tais locais, uma comunicação direta é essencial! Mas, para informar o seu público-alvo, ao longo das semanas ou meses que antecedem o evento, você pode instigar a curiosidade do público por meio de ações digitais de Inbound Marketing.

O mesmo vale para situações opostas: em eventos ou reuniões nas quais você está se comunicando diretamente com os clientes em potencial, estratégias digitais podem ser determinantes para que eles procurem saber mais a respeito de sua empresa posteriormente.

Daí, inclusive, a importância do marketing de conteúdo, que elabora informações relevantes para esse consumidor, mantendo-o atento a qualquer tipo de novidade, dica e conteúdo que você gerar.

Confira, a seguir, outras dicas de como você pode fazer uso combinado do inbound marketing e do outbound marketing!

Parcerias e indicações

Imagine que você forma uma parceria com empresas que complementem — antes ou depois de suas soluções — a experiência de compra dos clientes. É o caso, por exemplo, de academias de musculação e nutricionistas. No seu meio, esse tipo de parceria pode ocorrer e acontece, inicialmente, offline.

Em seguida, você pode fazer uso das ações digitais do inbound marketing e, com isso, adquirir novos índices de conversão positivos para a sua empresa.

Ação estratégica com a loja física e o seu e-commerce

Por mais que você não tenha um e-commece, propriamente, o seu site pode assumir as vezes de uma loja virtual. Especialmente, se os novos clientes chegam pelos meios aplicados nas suas estratégias de inbound marketing.

É importante considerar, portanto, alguns meios de captação (como pesquisas com o consumidor) para entender as origens desses novos clientes. Com isso, você sabe se é importante fortalecer as ações de outbound marketing ou de inbound marketing.

Consequentemente, suas campanhas são melhor direcionadas, agregam mais resultados e valorizam mais cada centavo do seu investimento em marketing.

Por isso, caso esteja em busca de ampliar o alcance de sua marca, interagir com mais qualidade com o perfil ideal dos seus clientes e garantir uma comunicação funcional nos âmbitos virtuais e presenciais, pode ser uma boa ideia a aplicação conjunta do inbound marketing e do outbound marketing.

Só que não vamos nos limitar somente a essas ações para desenvolver a sua marca. Que tal dar uma conferida, também, em outro artigo nosso que explica detalhadamente quais são as estratégias de marketing industrial que contribuem com a prospecção de clientes para o seu negócio?

Pin It on Pinterest

Share This