A sua empresa consegue compreender, assertivamente, todas as exigências e demandas do seu público-alvo? O marketing digital nas indústrias é uma das estratégias que mais possibilitam isso atualmente, porém, ainda parece ser um assunto distante ou pouco trabalhado por boa parte dos gestores do setor produtivo.

E no caso de seu negócio? Será que a atuação digital da sua empresa tem gerado resultados realmente positivos ou você percebe que suas estratégias ainda deixam a desejar? E se suas campanhas fossem especificamente focadas em marketing digital para indústrias?

Pensando justamente nessas lacunas e desafios do setor em relação às estratégias digitais, preparamos um post exclusivo só para abordar os diferenciais do marketing para indústrias.

Quer conferir e colocar as dicas em prática? Então, leia até o final e depois nos conte os resultados. Vamos lá?

Por que investir em marketing digital? 

Não é mais novidade que a presença digital é de suma relevância para o desenvolvimento de qualquer negócio nos dias de hoje. Afinal, é onde seu público está concentrado e onde você pode encontrar as melhores oportunidades de desenvolver a sua empresa – seja atraindo mais clientes, ampliando a sua marca ou mesmo para aumentar as vendas por meio do seu site.

No entanto, essa estratégia não se resume apenas a empresa estar presente nas redes. É preciso foco, direcionamento e, principalmente, especialização nas técnicas e métodos a serem trabalhados, justamente para que as ações não se tornem só conteúdos irrelevantes e com baixa taxa de conversão.

Com isso, o marketing digital para indústrias (ou, simplesmente, marketing industrial) pode servir para abrir esse caminho até então, desafiador. Com pleno conhecimento de seus objetivos e de quem é o seu público-alvo, fica fácil atender a necessidade do seu consumidor.

E esse é, afinal, o grande trunfo do marketing industrial: a construção de estratégias para enviar a mensagem certa, no momento certo e para a pessoa certa. Assim, quando o seu cliente em potencial procurar por algo na internet, você já terá a resposta para ele.

O que é marketing industrial na prática? 

Como bem vimos, hoje, o marketing digital é um conceito extremamente amplo e, para se obter resultados reais, as empresas precisam buscar por soluções especializadas. Ou seja, se a sua empresa já trabalha com estratégias digitais, mas não vê o resultado previsto, é muito provável que haja um gargalo de direcionamento e especialização nas estratégias.

Nesse contexto, o marketing industrial tem o foco de construir a reputação da sua marca, digitalmente, e facilitar o poder de atração, retenção e fidelização de clientes, direcionando todas as estratégias às reais necessidades desse mercado.

Marketing Industrial 3 - A importância do Marketing Digital nas indústrias

Na prática, a principal diferenciação do marketing digital nas indústrias está na forma de relacionar-se com o seu público-alvo. Uma vez que o marketing digital tende a focar no público final (o consumidor), o marketing industrial é mais focado em outros empreendedores. Pessoas cujos desafios consistem em soluções para a manutenção de suas próprias empresas.

Para isso, são usadas as mesmas tecnologias e estratégias similares. A questão, no caso do marketing digital para indústrias, está na persona e no modo de abordar, despertar o interesse — e nutri-lo — para acompanhar o seu cliente em potencial ao longo de toda a sua jornada de compra.

Por que investir em marketing digital industrial? 

Assim como o marketing digital, o marketing industrial oferece um elevado ROI (Retorno sobre o Investimento) para a sua empresa.

Só que, como destacado, o perfil do seu público difere do consumidor final. Com isso, as ações de divulgação e relacionamento devem ser pensadas em números e resultados para uma performance mais assertiva da empresa.

Não basta, portanto, construir interesses subliminares. A objetividade palpável — com resultados concretos — seduzem mais o seu consumidor em potencial.

Quer um exemplo disso? Aqui, na Agência Labra, construímos um case de sucesso com a Engecass, que investiu em estratégias exclusivas de marketing digital para indústrias. Como resultado, obteve um aumento de 625% no tráfego do site, 500% mais oportunidades geradas e um volume de 12% a mais nas vendas. Esses números só crescem a cada mês que passa e não e à toa de que a parceira tem rendido bons frutos para a empresa!

Qual é a importância de investir em uma agência especializada em marketing industrial?

Ninguém duvida mais do poder do marketing digital para as empresas, mas você sabia que ainda hoje, cerca de 50% dos negócios brasileiros têm dificuldades em obter resultados com suas estratégias online?

Pois é, isso reforça exatamente o que falamos até aqui sobre o diferencial de um trabalho especializado e direcionado ao seu setor. O marketing digital nas indústrias surgiu, exclusivamente, para atender às necessidades e especificidades de um público, no qual os métodos e práticas convencionais não conseguiam atender e muito menos gerar resultados reais.

Apesar disso, o que mais existe são empresas insistindo em agências e estratégias sem especialização e o resultado é quase que unânime: baixa taxa de conversão, conteúdos rasos, ações de pouca relevância, e o mais grave, investimentos sem retorno.

Portanto, marketing digital nas indústrias precisa ser, exclusivamente, baseado em estratégias e métodos de marketing industrial. Caso contrário, sua empresa será apenas mais uma nas redes!

O auxílio de uma empresa especializada em marketing digital para indústrias torna essa escolha de ações mais assertiva e direcionada em interagir com o seu público-alvo, atuando sempre com embasamento técnico, conhecimento prático do setor e direcionamento estratégico para cada área de atuação.

Vale lembrar também, que marketing digital nas indústrias demanda tempo para realização das ações, planejamento e execução, assim como, necessita de um “feeling” para saber se o que está sendo realizado realmente vale a pena.

Marketing para indústrias - A importância do Marketing Digital nas indústrias

Quais são as principais vantagens do marketing digital nas indústrias?

Dispondo do conhecimento necessário e de uma agência focada no desenvolvimento de sua campanha, o marketing digital é essencial para fortalecer o planejamento da sua empresa e torná-la uma referência no universo online e offline.

Porém, as ações de marketing digital nas indústrias não se resumem apenas a isso. Há inúmeros outros benefícios que essa estratégia contempla e destacamos alguns deles. Confira:

Impulsiona a sua empresa na internet

Qual é o principal carro-chefe de sua indústria? Imagine que o seu potencial cliente procure exatamente isso na internet e a sua página apareça na primeira posição do Google, repleta de informações, dicas e orientações úteis que ele precisa.

Além disso, o marketing digital nas indústrias se estende a estratégias nas redes sociais, na promoção de sua marca em canais online, na abordagem correta de ferramentas de comunicação, entre muitas outras.

Tudo isso coloca a sua empresa em outro patamar no mundo virtual e potencializa a sua marca perante o mercado.

Estabelece um relacionamento com o seu público-alvo

Outra vantagem do marketing digital nas indústrias é a comunicação e fidelização de seu público. Afinal, por meio do seu site, blog ou redes sociais, você cria um conteúdo relevante para o consumidor, mas também estabelece um novo tipo de relação com ele.

Assim, você consegue interagir, tirar dúvidas, atender a solicitações, vender e até mesmo solucionar algum tipo de crítica ou problema dele. A experiência do cliente conta muito, atualmente, e o marketing digital nas indústrias viabiliza esse contato mais próximo e personalizado com o consumidor.

Aumento de oportunidades engajadas

Por meio de um conteúdo qualificado e de assuntos relevantes para a sua audiência, você gera mais engajamento.

E, consequentemente, o marketing digital nas indústrias se traduz em mais oportunidades de negócio a partir da manutenção de um relacionamento de qualidade focado, exclusivamente, naquele determinado perfil de público.

Quanto mais você atender à demanda do seu público-alvo, mais eles vão lembrar do seu negócio diante de uma nova necessidade.

Produção de conteúdos diferenciados

Os conteúdos acima citados são idealizados com base na demanda gerada pelos próprios consumidores — analisando os resultados gerados nos mecanismos de busca, como o Google — e amplamente alinhados com o que a sua indústria tem a oferecer, e seu nicho de atuação.

Ou seja, quando falamos em conteúdos diferenciados, queremos dizer que uma estratégia de marketing digital para indústrias visa atrair um público direcionado, que realmente busca soluções específicas e não apenas informações gerais e rasas sobre o assunto.

Direcionamento especializado

Lidar com especialistas é um desafio. Por isso, sua empresa deve buscar parcerias especializadas em conteúdos e marketing industrial com empresas que compreendam, assim como você, o seu setor de atuação.

Algo que facilita a aproximação de ambas as partes, o desenho de estratégias assertivas, o planejamento das próximas campanhas e tudo mais que os empreendedores industriais necessitam para impulsionar os seus negócios. Assim funciona o marketing digital nas indústrias.

Ebook As melhores estratégias de Inbound Marketing - A importância do Marketing Digital nas indústrias

Alinhamento com as grandes tendências tecnológicas

Por fim, o marketing industrial — como já destacamos — é um braço do marketing digital. Isso significa que as mesmas tecnologias podem ser personalizadas para impactar o consumidor final e também o empreendedor do setor da indústria.

Consequentemente, criam-se oportunidades para o seu negócio ser mais competitivo e alinhado às grandes tendências do marketing digital nas industrias!

Enfim, essas foram algumas dicas e informações úteis sobre o papel do marketing digital nas indústrias. Vale reforçar a ideia de que, cada vez mais, a atuação das empresas na internet se faz mais presente, porém nem sempre as estratégias podem gerar os resultados esperados, tendo em vista a grande quantidade de conteúdos gerados sem uma especialização.

Se você quer ter retornos reais em sua indústria e ver todo o seu investimento trazer retornos positivos, invista em uma parceria de marketing industrial e colha os frutos em pouco tempo!

Por isso, aproveite para ler também nosso próximo artigo e entenda como funciona o marketing de conteúdo para indústrias e como essa estratégia pode render ainda mais vantagens para suas campanhas.

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