Muitas indústrias enfrentam, ainda, os desafios em compreender, assertivamente, as exigências e demandas do seu público-alvo. E muito disso se deve ao fato de que existe pouca interação entre ambos os extremos. Algo que o marketing digital nas indústrias tem contribuído para solucionar.

Só que, com esses obstáculos à frente, consequentemente a indústria pode registrar baixos índices de crescimento, além de encontrar mais resistência do próprio mercado para se desenvolver.

Entra, aí, a importância do marketing digital para indústrias. Um elemento-chave para compor melhor as suas estratégias e planejamento e cujo foco é atrair mais pessoas qualificadas para o seu negócio através do grande canal de comunicação do século 21: a internet. Confira o que é o marketing digital industrial — e como usá-lo — neste post!

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Por que investir em marketing digital?

Em primeiro lugar, presença digital é de suma relevância para o desenvolvimento de qualquer negócio nos dias de hoje. É onde seu público está concentrado e onde você pode encontrar as melhores oportunidades de desenvolver a sua empresa – seja atraindo mais clientes, ampliando a sua marca ou mesmo para aumentar as vendas por meio do seu site.

A indústria, portanto, não é exceção. E o marketing digital para indústrias (ou, simplesmente, marketing industrial) pode servir justamente para abrir esse caminho até então, desafiador. Com pleno conhecimento de seus objetivos e de quem é o seu público-alvo, fica fácil atender a necessidade do seu consumidor.

E esse é, afinal, o grande trunfo do marketing industrial: a construção de estratégias para enviar a mensagem certa, no momento certo e para a pessoa certa. Assim, quando o seu cliente em potencial procurar por algo na internet, você já terá a resposta para ele.

O que é marketing industrial?

Nesse contexto, o marketing industrial tem o foco de construir a reputação da sua marca, digitalmente, e facilitar o poder de atração, retenção e fidelização de clientes.

O que é marketing industrial?

A diferenciação, contudo, está na maneira de relacionar-se com o seu público-alvo. Uma vez que o marketing digital tende a focar no público final (o consumidor), o marketing industrial é mais focado em outros empreendedores. Pessoas cujos desafios consistem em soluções para a manutenção de suas próprias empresas.

Para isso, são usadas as mesmas tecnologias e estratégias similares. A questão, aqui, está no modo de abordar, despertar o interesse — e nutri-lo — para acompanhar o seu cliente em potencial ao longo de toda a sua jornada de compra.

Por que investir em marketing digital industrial?

Assim como o marketing digital, o marketing industrial oferece um elevado ROI (Retorno sobre o Investimento) para a sua empresa.

Só que, como destacado, o perfil do seu público difere do consumidor final. Com isso, as ações de divulgação e relacionamento devem ser pensadas em números e resultados para uma performance mais assertiva da empresa.

Não basta, portanto, construir interesses subliminares. A objetividade palpável — com resultados concretos — seduzem mais o seu consumidor em potencial.

Quer um exemplo disso? Aqui, na Agência Labra, construímos um case de sucesso com a Engecass, que investiu em estratégias de marketing industrial. Como resultado, obteve um aumento de 625% no tráfego do site, 500% mais oportunidades geradas e um volume de 12% a mais nas vendas. E esses resultados só crescem a cada mês que passa.

Qual é a importância de investir em uma agência especializada?

É possível perceber que o marketing digital concentra diferentes alternativas para atingir os seus objetivos. Por isso, o auxílio de uma empresa especializada torna essa escolha de ações mais assertiva e direcionada em interagir com o seu público-alvo.

Na indústria, inclusive, essa assertividade deve ser dinâmica, uma vez que o setor vive de urgências e em um ritmo alucinante. Quanto mais rápida essa estratégia dialogar diretamente com as necessidades do seu consumidor, mais rápido você consegue fazer com que a sua marca se destaque.

Vale lembrar também, que marketing digital demanda tempo para realização das ações, planejamento e execução, assim como, necessita de um “feeling” para saber se o que está sendo realizado realmente vale a pena.

Quais são as principais vantagens do marketing digital?

Dispondo do conhecimento necessário e de uma empresa focada no desenvolvimento de sua marca, o marketing digital é essencial para fortalecer o planejamento da sua empresa.

Mas as ações que esse tipo de modalidade de divulgação contempla também traz outras vantagens para o seu negócio. Entre as principais, podemos citar:

Impulsiona a sua empresa na internet

Como os consumidores estão buscando informações relevantes online, é importante saber o que eles procuram, para oferecer as respostas.

Assim, com o tempo, você cria um relacionamento com esse tipo de consumidor, mostrando-se cada vez mais em evidência para todo tipo de pesquisa que ele fizer. Quando ele realmente necessitar dos seus serviços ou produtos, já saberá por quem procurar!

Estabelece um relacionamento com o seu público-alvo

Por meio do seu site, blog ou nas redes sociais, você cria um conteúdo relevante para o consumidor, mas também estabelece um novo tipo de relação com ele.

Assim, você consegue interagir, tirar dúvidas, atender a solicitações e até mesmo solucionar algum tipo de crítica ou problema dele. A experiência do cliente conta muito, atualmente, e o marketing digital pode cercar o seu público-alvo de cuidados nesse sentido.

Aumento de oportunidades engajadas

Por meio de um conteúdo qualificado, e de assuntos relevantes para a sua audiência, você gera mais engajamento.

E, consequentemente, isso se traduz em mais oportunidades de negócio a partir da manutenção de um relacionamento de qualidade. Quanto mais você atender à demanda do seu público-alvo, mais eles vão lembrar do seu negócio diante de uma nova necessidade.

Produção de conteúdos diferenciados

Os conteúdos acima citados são idealizados com base na demanda gerada pelos próprios consumidores — analisando os resultados gerados nos mecanismos de busca, como o Google — e amplamente alinhados com o que a sua indústria tem a oferecer, e seu nicho de atuação.

Direcionamento especializado

Lidar com especialistas é um desafio. Por isso, sua empresa deve buscar parcerias com empresas que compreendam, assim como você, o seu setor de atuação.

Algo que facilita a aproximação de ambas as partes, o desenho de estratégias assertivas, o planejamento das próximas campanhas e tudo mais que os empreendedores industriais necessitam para impulsionar os seus negócios. Assim funciona o marketing digital industrial.

Alinhamento com as grandes tendências tecnológicas

Por fim, o marketing industrial — como já destacamos — é um braço do marketing digital. Isso significa que as mesmas tecnologias podem ser personalizadas para impactar o consumidor final e também o empreendedor do setor da indústria.

Consequentemente, criam-se oportunidades para o seu negócio ser mais competitivo e alinhado às grandes tendências do marketing digital industrial!

Como conhecer soluções de marketing digital para indústrias?

Existem outros benefícios de investir em marketing digital, e teremos o maior prazer em apresentar as melhores soluções personalizadas para o seu negócio!

Como conhecer soluções de marketing digital para indústrias?

Mas, para que você consiga compreender de maneira antecipada os benefícios desse tipo de investimento, aproveite para conferir um artigo da Agência Labra — em parceria com a Resultados Digitais — sobre como o marketing industrial pode render resultados para o seu negócio!

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