O marketing de conteúdo tem sido amplamente divulgado como uma estratégia fundamental no desenvolvimento de empresas. A questão é: ele é realmente tão relevante assim?

Nós acreditamos, definitivamente, que sim! A importância do marketing de conteúdo é de se destacar, compondo o planejamento de sua empresa com mais precisão em sua busca por novos clientes, no relacionamento com eles e na propagação de sua marca.

E, para provarmos que o marketing de conteúdo não é uma aposta, mas sim um investimento, nós vamos mostrar para você, neste post, porque ele é importante para sua empresa — e como evitar erros na condução de sua estratégia. Confira!

O que é e qual é a importância do marketing de conteúdo?

Em resumo, o marketing de conteúdo é um planejamento estratégico que compreende a produção de um conteúdo relevante e direcionado a uma audiência qualificada — o seu público-alvo. Além disso, também é composto pelas etapas de distribuição desse conteúdo e de amplificação do alcance dos materiais elaborados.

Dessa maneira, esses conteúdos se convertem em mais visitas às suas páginas e, consequentemente, mais possibilidades de vendas. Isso porque o seu cliente em potencial vai reconhecer você, ao longo do tempo, como uma referência em seu campo de atuação.

Isso significa que, diante de uma eventual necessidade pelos seus produtos ou serviços, a sua marca estará na superfície de suas lembranças.

Sem falar que a importância do marketing de conteúdo também se dá pela possibilidade de conhecer melhor o seu consumidor, facilitando a elaboração de estratégias personalizadas e mais eficientes para impactá-los. Uma dica é você procurar uma agência de marketing digital para facilitar seus resultados.

Vale apontar que o marketing de conteúdo também é relevante por outras razões, como:

  • ajuda a gerar ou promover mais reconhecimento à sua marca;
  • incentivar mais lealdade do consumidor à sua empresa;
  • atrai e possibilita a interação com leads qualificados;
  • educa, informa e entretém os seus clientes em potencial;
  • cria um relacionamento e engaja os clientes;
  • torna o investimento em marketing mais acessível.

Ou seja: é uma ação que envolve diversos canais digitais — como o seu site, blog e redes sociais — e tem um grande impacto positivo no desenvolvimento de sua marca. Sem falar que é uma estratégia conveniente a empresas de todos os ramos de atuação e porte.

Vamos ver, então, como você pode usufruir do marketing de conteúdo em sua empresa?

Como começar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Agora que já entendemos um pouco mais a respeito dos diferenciais do marketing de conteúdo, vamos colocar em ação alguns dos conhecimentos adquiridos?

Para isso, tenha em mente que os primeiros passos, para o planejamento de sua estratégia de atração de clientes, consistem em:

  • identificar o perfil do seu público-alvo, compreendendo as suas dores, desafios, objetivos e necessidades;
  • costurar os seus produtos e serviços a essa demanda gerada pelo seu consumidor e clientes em potencial (que, no marketing digital, são conhecidos como personas).

Com tais informações devidamente mapeadas, é hora de fazer o uso combinado de tecnologia e boas práticas para que suas campanhas de marketing de conteúdo permaneçam alcançando resultados cada vez melhores, como:

Tenha em mente quais são os seus objetivos

Você pode, a princípio, querer aumentar a sua base de e-mails cadastrados ou aumentar as vendas. Independentemente do objetivo, saiba onde você deseja chegar com eles.

O motivo para isso é facilmente explicado: suas metas definem as métricas a serem acompanhadas e, também, as principais ações que vão orientar o seu cliente em potencial ao longo de toda a sua jornada de compra.

Planeje o DNA da sua marca

Seja pelas redes sociais, na abordagem via telefone dos vendedores, na linguagem adotada nos posts do seu blog ou mesmo em contatos presenciais, é importante que toda a sua equipe tenha um discurso padronizado.

Sabe por quê? Isso facilita a absorção de uma linguagem única, gerando a personalidade de sua empresa, mas também aproxima-se do público-alvo por meio da identificação.

Afinal de contas, sua empresa carrega essências similares à de sua audiência. Assim, com o tempo o público vai reconhecer rapidamente alguma ação de sua autoria, o que contribui para a construção de uma imagem de referência e autoridade no assunto.

Avalie os canais a serem utilizados

No marketing de conteúdo, você pode diversificar a produção entre diversos canais e meios de comunicação. Só que nem todos podem fazer a diferença para os seus objetivos.

Por exemplo: dentro do seu nicho, as redes sociais mais utilizadas pelo consumidor são o Facebook, o Instagram e o YouTube. Com isso, o Twitter talvez não seja a ferramenta ideal para as suas primeiras campanhas.

Isso não exclui a sua utilização, é claro, mas ajuda a orientar a sua equipe a focar em ações onde o seu público-alvo mais esteja concentrado para obter resultados melhores.

Monitore os resultados

Por fim, não se esqueça de ter devidamente monitoradas as métricas relacionadas aos seus objetivos. Assim, eventuais ajustes são realizados em tempo hábil, valorizando ainda mais o seu investimento.

eBook As melhores estratégias de Inbound Marketing para aumentar as vendas na indústria

Esse gerenciamento deve ser contínuo, para que as metas alcancem com facilidade as projeções estipuladas. Além, é claro, de agregar resultados confiáveis com rapidez.

Quais são os erros a serem evitados ao usar o marketing de conteúdo?

Como já vimos a importância do marketing de conteúdo, achamos que pode ser tão relevante quanto explorar os seus diferenciais.

No entanto, faremos isso apontando os erros que muitos empreendedores cometem, prejudicando o alcance de resultados ainda melhores. Entre eles, destacamos os seguintes:

  • desatenção à persona de sua empresa, o que torna a produção de conteúdo menos relevante. Conhecer sua persona é fundamental, portanto;
  • falta de planejamento de um calendário editorial, pois a constância na produção de conteúdo é o que realmente ajuda a fisgar o interesse e atenção do seu público;
  • pouco planejamento no monitoramento de palavras-chave, o que condiz com o primeiro erro que apontamos neste tópico. O SEO é uma das principais sacadas para que você entenda o seu público e crie um conteúdo relevante e do interesse do seu consumidor em potencial;
  • superficialidade nos conteúdos é um erro grave. Pense que a sua produção deve ser consistente, mas resolver dúvidas e problemas do seu público. Do contrário, por que eles procurariam as suas postagens?
  • foco em um canal e formato de conteúdos, engessando o seu planejamento. O ideal é entender quais são os tipos de conteúdo que a sua persona consome, para focar em diversidade e amplitude na distribuição de informações relevantes.

E aí, o que achou da importância do marketing de conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre como essa estratégia pode se moldar aos seus objetivos e necessidades? Então, confira também nosso artigo que explora, detalhadamente, as maiores dificuldades em implementar o marketing de conteúdo nas indústrias!

Pin It on Pinterest

Share This