Um bom time de vendas, hoje em dia, não se traduz apenas em profissionais com boa lábia e argumentos convincentes. O advento do marketing digital, nos mostrou que a relação com o consumidor foi completamente transformada e, que uma boa dinâmica interna é valiosa.

Para isso, os departamentos de marketing e de vendas devem estar em completa sinergia para planejar, executar e monitorar as campanhas. E neste post nós vamos destacar justamente a relevância desse alinhamento e, também, como montar um time de vendas vencedor. Veja só!

A importância e como montar um bom time de vendas

No planejamento digital de sua empresa deve ser considerado aquilo que o seu público-alvo está à procura, associado aos diferenciais dos seus produtos ou serviços. Esse é o principal objetivo do marketing, que vai passar as informações mais qualificadas ao time de vendas.

E é aí que uma nova equipe multidisciplinar se faz tão importante: os vendedores devem saber interpretar esses dados analíticos, acompanhá-los e saber como usá-los na abordagem de um cliente em potencial.

Mas não para por aí: o vendedor deve estar em completo alinhamento com as estratégias de marketing digital, conhecendo toda a jornada de compra do seu consumidor, seus desafios, dificuldades e, objetivos. Isso tudo é combustível para uma abordagem eficiente, saber quando investir na negociação e também quando dar espaço ao cliente.

Sem falar, é claro, na importância que o feedback ao time de marketing tem no aprimoramento das ações estratégicas. Daí a sinergia citada anteriormente, e o porquê ela deve ser muito bem sincronizada.

Como montar um bom time de vendas

  • comece dimensionando a quantidade necessária de colaboradores de acordo com o porte de sua estratégia e também da sua empresa;
  • avalie as principais dificuldades encontradas para fechar uma venda e identifique melhorias;
  • crie um plano de ação adaptável para cada perfil de cliente e, para cada etapa de sua jornada de compra e do funil de vendas da empresa.

A partir das situações acima você já sabe o que precisa para compor o time de vendas. Mas, assim como o seu consumidor possui hábitos e comportamentos em constante transformação, a sua equipe precisa se manter atualizada e em monitoramento dessas mudanças.

O que fazer para melhorar o time de vendas

Suas equipes devem estar com os objetivos muito bem definidos e alinhados, mas o mesmo vale para suas ações de marketing. A integração é o elemento-chave para o sucesso de sua empreitada e, para que seus profissionais entendam a importância disso, destacamos algumas dicas, como:

  • personalize os objetivos, deixando-os muito bem segmentados e definidos para que todos busquem os mesmos resultados;
  • delegue as tarefas de acordo com o perfil de cada profissional;
  • estimule a rotatividade de funções, para que todos entendam o fluxo de trabalho e aprenda como lidar com diferentes tipos de situação;
  • capacite seu time de vendas periodicamente, reciclando os conhecimentos e boas práticas;
  • promova encontros entre o marketing e vendas, para a troca de experiência se traduzir em frutos para novas estratégias;
  • monitore todos os resultados e planeje em curto prazo novas ações.

Com base nessas orientações, você terá um time cada vez mais ciente do quanto o marketing digital e vendas andam lado a lado. Algo que beneficia o seu público-alvo, os colaboradores e, a sua empresa, como um todo.

Só que, no imediatismo do mercado, convém buscar auxílio profissional para o planejamento e execução dessas estratégias. Daí a importância em formular parcerias com agências especializadas, que traduzem rapidamente o seu investimento em resultados e, em uma capacitação qualificada para se relacionar produtivamente com o seu público-alvo.

Para saber um pouco mais a respeito disso, não deixe de conferir também nosso artigo sobre quais negócios digitais investir em 2018!

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