Independentemente do segmento, o desenvolvimento de empresas passa, hoje em dia, invariavelmente pela consideração de novas tecnologias implementadas no seu fluxo de trabalho. A transformação digital está em todos os lugares, e o setor automotivo não é exceção.

Acontece que, para muitos empreendedores, esse impacto ainda soa como novidade — não à toa, muitas empresas brasileiras ainda estão situadas na era da internet 1.0.

Portanto, este artigo pode ser o seu primeiro contato aprofundado com os benefícios da transformação digital para desenvolver o seu negócio do setor automotivo. Para saber mais a respeito, é só seguir com esta leitura!

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O que é a transformação digital?

Uma maneira de repensar o modelo de negócio, mas não por opção: a transformação digital é uma necessidade para qualquer empresa que esteja disputando o seu espaço no nicho de atuação.

Sem falar que, no setor automotivo, já existe amplitude na concorrência que disparou no investimento de novas tecnologias para aumentar a produtividade e, assim, aumentar a renda.

Portanto, a transformação digital é fundamental para gerar competitividade, melhorar os resultados, aumentar as vendas e também na qualificação da sua mão de obra.

Como a transformação digital se apresenta no setor automotivo?

Independentemente do segmento em que a sua empresa se fixe, no setor automotivo, existe algo em comum em todas as áreas: a importância em gerar uma boa experiência para o cliente. O foco, agora, é digital e o público-alvo da sua empresa já usa a internet no dia a dia.

Como a transformação digital se apresenta no setor automotivo?

Com isso, fica a questão: por que não investir em transformação digital para aproximar-se, relacionar-se e criar uma experiência única para o seu consumidor e clientes em potencial?

Pode ser desafiador, a princípio, mas existem diversas tecnologias que podem ser aplicadas continuamente até que o seu negócio esteja alinhado para isso, como:

Só que o ponto de partida tende a ser um só, como veremos a seguir.

Qual é a importância da experiência do cliente?

Fundamental, hoje em dia. Com a mudança dos processos analógicos para o digital, o setor automotivo se tornou mais ágil, dinâmico e produtivo. Para o consumidor, essa velocidade elevada se configurou em uma exigência para efetuar a sua compra.

Consequentemente, as empresas devem se alinhar a isso, compondo estratégias mais personalizadas, eficientes e desobstruídas de imprevistos. Quando isso funciona, cria-se uma boa percepção de marca e boas recomendações. Do contrário, o cliente em potencial vai para a concorrência.

Até por isso, a transformação digital está intrinsecamente ligada ao marketing digital e ao seu braço mais produtivo: o marketing de conteúdo. Com as inovações tecnológicas, as ações para abordar, interagir e relacionar-se com o consumidor também tiveram que ser remodeladas. Inclusive, o marketing.

Por isso, ao conhecer o seu público-alvo, a experiência do cliente pode ser amplamente valorizada, uma vez que as campanhas de marketing se transformam em instrumento de atração de clientes. Os interessados vão se relacionar mais com a sua marca e, continuamente, você personaliza as ações para que atendam à demanda dele.

Convém analisar, portanto, como o marketing digital tem participação ativa nesse processo de transformação digital para a sua empresa no setor automotivo.

E na sua produtividade?

Pensando de maneira interna, focada exclusivamente no desenvolvimento da sua cadeia produtiva, a transformação digital é significativa no setor automotivo. Vamos ver de quais maneiras?

Transformação digital para o setor automotivo: indústria 4.0 | Agência LABRA

  • Cadeia de suprimentos conectada, onde as montadoras usam a tecnologia para aprimorar a comunicação entre as etapas produtivas, identificando carências e oportunidades dentro desse fluxo;
  • As tecnologias dentro da indústria 4.0 — como as citadas anteriormente — alinham produção, estratégia e eficiência com economia;
  • Automatização, para que a produção transcorra com o mínimo de interferência humana, o que agrega menos riscos e erros no trabalho;
  • Possibilidade de gerar presença digital e compor novos canais de vendas e de comunicação para a sua empresa.

Isso tudo, explorado sem muita dificuldade. O setor automotivo é amplo, diversificado e está cada vez mais mobilizado para acomodar a transformação digital. É a hora de identificar quais dessas possibilidades e tecnologias podem fazer parte de suas futuras estratégias.

Por onde seguir com a transformação digital?

Agora que já vimos as noções iniciantes para moldar o modelo de negócio da sua empresa para a transformação digital, que tal darmos sequência com mais dicas sobre o assunto?

No geral, é importante observar os seguintes fatores:

  • Qual é o porte do seu negócio, e onde são as maiores carências diagnosticadas;
  • Quais soluções contribuem para a minimização dos problemas identificados;
  • Qual é o impacto, em números, de investir em novas tecnologias;
  • Quais tipos de tecnologias podem ser alinhados à realidade do seu negócio.

Em seguida, é importante discutir a questão de integração das tecnologias e informações. Gerá-las faz com que a sua empresa permaneça em constante monitoramento, o que permite a realização de ajustes em tempo real, minimizando qualquer risco ou prejuízo em potencial em tempo hábil.

Quando investir em transformação digital?

Com base em tudo o que vimos aqui, você deve ter percebido que o setor automotivo, como um todo, já está se mobilizando para investir em novas tecnologias e gerar experiências personalizadas para o consumidor.

Portanto, a hora de investir é agora, mas com planejamento — detalhe essencial. Se a manufatura ainda não é a área que mais demande a sua atenção, por que não começar tentando relacionar-se com eficiência?

Para isso, você pode iniciar a transformação digital interna e externamente, construindo canais de comunicação valiosos para o seu negócio.

A integração entre os setores de marketing e vendas é um deles. Uma maneira simples e funcional de ingressar na transformação digital, avaliar novas estratégias para impactar positivamente o seu público-alvo e, ainda, aumentar as vendas.

Sabemos, inclusive, que são muitas informações, e bastante diversificadas, para assimilar. Por isso, planeje-se de acordo com o seu tempo, sem queimar etapas.

E, se você deseja dar um passo além, rumo à indústria 4.0 nos processos da sua empresa, aproveite para conferir outro artigo nosso, que explica como a integração entre o marketing e vendas pode ajudar o setor industrial. Boa leitura!

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