Em tempos de coronavírus, o trabalho home office tem sido uma boa alternativa para empresas e profissionais liberais evitarem o convívio social direto e, consequentemente, reduzirem a velocidade de contágio da pandemia.

Por outro lado, essa prática de trabalhar em casa já vinha, naturalmente, se tornando mais comum em diversos setores e já era considerada uma tendência mundial para muitas pessoas.

Enfim, seja por causa do COVID-19, seja por uma decisão própria, a questão é: você consegue otimizar o seu tempo e ser mais produtivo em casa?

Pensando justamente nisso e sempre trazendo dicas importantes, nós resolvemos preparar um post com sugestões e ideias de como produzir mais no home office e melhorar o desempenho de suas atividades durante a quarentena. Vamos conferir?

6 dicas para produzir mais no home office

Separamos 6 passos fundamentais para quem está trabalhando de home office durante a quarentena do coronavírus e dicas essenciais de como otimizar melhor o tempo disponível em casa e não perder a produtividade. Anote aí!

1. Prepare um local só para o trabalho

Quem já trabalha em casa, quase sempre já tem um “cantinho” preparado para exercer as suas funções diárias. Porém, para aqueles que foram “pegos de surpresa” com a demanda de home office durante a quarentena, pode ser que precisem montar ainda este espaço.

Isso é fundamental, pois interfere diretamente na qualidade de seu trabalho, organização, concentração e desempenho. Portanto, como dicas, arrume o cômodo com tudo o que você precisa para a sua atividade, mantenha ao máximo a mesa organizada, evite coisas que possam desviar a atenção (rádio, celular, televisão etc.) e esqueça os afazeres domésticos durante esse horário.

Ebook As melhores estratégias de Inbound Marketing - Home Office: dicas importantes para você otimizar o seu tempo e ser produtivo

2. Estabeleça uma rotina

Nada de acordar e abrir o computador na cama. Trabalhar em home office durante a quarentena requer também disciplina e um cronograma bem elaborado.

Sendo assim, uma dica é manter os horários normais de sua rotina (ainda que isso não seja uma regra na sua empresa). Pelo menos no início pode ajudar você a se adaptar com os novos hábitos.

Para não ter erro, desperte cedo, faça seus alongamentos, tome banho, troque de roupa e aproveite o seu café da manhã. Separe também uma hora certa para o almoço (se for você mesmo a preparar, é recomendado até que se planeje no dia anterior ou, se possível, já deixar algo adiantado).

Além disso, faça alguns intervalos durante o dia para o descanso, para alongar as pernas, para um café e para o banheiro. Por fim, não tente extrapolar as horas e passar o dia inteiro na função. Equilibre ao máximo os afazeres domésticos e profissionais e não deixe sobrecarregar para nenhum dos lados.

3. Comunique-se

Sem dúvidas, o isolamento social tem sido um dos principais desafios para as pessoas durante essa pandemia do coronavírus. Quem precisou sair do escritório para atuar no home office durante a quarentena, certamente está sentindo os efeitos do distanciamento e isso pode fazer falta na rotina.

Porém, há inúmeras alternativas para, pelo menos, minimizar esses impactos, como o uso de chats, aplicativos e conferências online. Incentive o uso dessas ferramentas durante o home office e mantenha a comunicação o mais próximo possível.

4. Crie metas

Essa estratégia pode estar ligada diretamente ao nosso segundo tópico, o de definir uma rotina de trabalho em casa. Porém, levando em consideração que a necessidade de home office durante a pandemia do coronavírus abrange diversas áreas diferentes de atuação, criar metas pode ser mais do que essencial para garantir um bom desempenho nesse período.

Portanto, se a sua função requer uma produtividade exata, como vendas, atendimentos, abordagens a clientes e resultados numéricos, busque estabelece metas e objetivos diários.

Ah, mas isso precisa ser factível, ok? Ou seja, lembre-se que estamos diante de uma crise, que talvez você tenha menos ferramentas à disposição e que o mercado esteja desaquecido no momento. Mensure todos esses fatores e chegue a uma meta real e alcançável. Depois, é só trabalhar duro!

case haco - Home Office: dicas importantes para você otimizar o seu tempo e ser produtivo

5. Planeje o dia seguinte

Reforçamos a ideia de que o principal segredo para garantir a produtividade no home office é a disciplina. Ao conquistar isso, você verá que trabalhar em casa pode ser a praticidade que faltava em sua vida.

Em geral, todas as dicas citadas até aqui contribuem para esse trabalho disciplinar. Porém, há uma fundamental e infalível para garantir o melhor desempenho no home office no dia a dia, que é: planejar o amanhã.

Quando você ainda trabalha no escritório, por mais atarefado que seja o seu dia, naturalmente já um planejamento pré-estabelecido, como o horário de entrada e saída, o tempo de almoço, alguém cuidando da limpeza, do café etc.

Em casa, você passa a ser responsável também por essas funções simples, mas que demandam tempo e que, além disso, podem acumular com os afazeres domésticos. E o único jeito de gerir tudo é com muita disciplina e organização. Por isso, termine o dia de hoje e já pense em tudo no de amanhã.

Enfim, essas são algumas dicas de como garantir a produtividade no home office durante a quarentena e desempenhar melhor as suas funções nesse período de isolamento.

Aliás, como bem dissemos no início do texto, trabalhar em casa pode ser, hoje, uma exigência por conta da pandemia, mas muito mais do que isso, é uma tendência que promete se tornar uma realidade mais ampla em breve.

Por isso, esperamos que todas as nossas dicas sejam realmente importantes para a sua nova rotina home office e que você consiga se adaptar facilmente a essa prática.

Curtiu o post? Quer aproveitar a quarentena para crescer e aprimorar ainda mais o seu conhecimento profissional? Então, não deixe de conferir também os melhores livros de marketing para ler nesse período.

Pin It on Pinterest

Share This