A gestão do processo de vendas é uma maneira de gerar produtividade com baixos custos e, ainda, otimizar todo o fluxo de trabalho.

Especialmente, quando os gestores da indústria em questão sabem como funciona o seu negócio, identificaram o perfil dos seus profissionais e estão atentos às transformações do setor para antecipar demandas e necessidades.

Que tal vermos, então, como o marketing e vendas podem se equilibrar para criar impactos de grande relevância para o seu negócio? Para isso, basta seguir com esta leitura e entender como criar e sustentar a sua gestão do processo de vendas!

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O que é o processo de vendas?

Vender mais! Aí está o sonho de consumo de todo empreendedor. E, embora o marketing industrial permaneça como uma estratégia elementar, nesse sentido, não basta o investimento em divulgação sem ter um processo de vendas qualificado para atender a esse conjunto de tecnologias e técnicas.

Assim, chegamos ao cerne da questão: o que é o processo de vendas? Trata-se, em resumo, de ter um fluxo de trabalho muito bem definido — da atração de clientes à abordagem, relacionamento e, por fim, as ações de pós-vendas para cada etapa dessa jornada que o seu público-alvo trilha até adquirir os seus produtos ou serviços.

E no que implica esse mapeamento? Aí vão algumas questões interessantes:

  • a gestão do processo de vendas facilita o treinamento e a integração de novos colaboradores;
  • os erros na operação são reduzidos — ou mesmo erradicados;
  • ocorre menos desperdícios de trabalho ou perda de tempo com abordagens infrutíferas;
  • a produtividade é aumenta;
  • o relacionamento com o cliente é otimizado por meio de argumentos personalizados;
  • a experiência de compra é ágil, dinâmica e eficiente, promovendo o fechamento de novas — e mais — vendas;
  • a reputação de sua marca é valorizada.

Ou seja: a partir de uma organização dos seus próprios processos, é possível criar uma rotina blindada contra imprevistos e que, gradativamente, fortaleça a sua marca no mercado.

Como trabalhar a gestão do processo de vendas na empresa?

Para saber se o desafio vai ser grande ou pequeno, em organizar a sua gestão do processo de vendas, atente-se em responder a algumas questões:

Os seus recursos estão sendo bem utilizados?

Ou seja: existe desperdícios no tempo investido pela sua equipe, no espaço físico, nas ações de inbound marketing industrial ou mesmo na quantidade de funcionários na empresa?

Ter controle sobre todo o trabalho que compete à sua organização é fundamental para elaborar e lidar com a gestão do processo de vendas. Comece por aí.

Você sabe quais métricas acompanhar?

Isso vale tanto para o tópico anterior quanto para idealizar o seu processo de vendas. As métricas, afinal de contas, são indicadores do que funciona, do que está carente e do que pode ser complementado com ações estratégicas para render mais.

Algo determinante, portanto, para estabelecer metas, planejar as etapas e compor o passo a passo para o seu processo de vendas ser otimizado.

Quantos clientes em potencial são perdidos? E por quê?

A gestão do processo de vendas é potencializada quando essa questão é devidamente respondida. Ao entender as rejeições e negações do consumidor, a sua equipe se qualifica a avaliar as melhores soluções para cada uma delas.

Você sabe se possui um processo de vendas definido?

Antes de colocar em prática qualquer planejamento que envolva marketing e vendas ou, ainda, de orientação aos vendedores, pense se você já mapeou todo o processo.

No geral, as etapas são formadas pelas seguintes fases:

A partir desse trabalho, você já sabe como organizar e, posteriormente, trabalhar com a gestão do processo de vendas. Que tal vermos, então, como isso pode ser ainda mais valorizado?

 

Como aprimorar a gestão do processo de vendas?

Abaixo, reunimos algumas dicas pontuais para que a sua gestão de vendas já tenha início com a menor quantidade possível de atritos e obstáculos. veja só:

Considere sempre o seu cliente

O seu processo só vai ser muito bem definido quando estiver profundamente alinhado à jornada de compra do seu público-alvo.

Para isso, pesquise quais são as necessidades, os objetivos e os desafios deles. Aprenda como eles se comportam com o surgimento de um problema, a realização de como resolvê-lo e a identificação de soluções. Assim, você vai ter alternativas para abordá-lo, relacionar-se com ele e apresentar os seus serviços ou produtos no devido tempo.

Simplifique

Uma boa gestão do processo de vendas não é complexa ou cheia de etapas: é simples, objetiva e funcional.

O intuito maior, aqui, é a padronização para que a sua equipe sempre esteja preparada para resolver imprevistos, solucionar o problema de um consumidor e, ainda, dissolver as inseguranças e rejeições levantadas por ele. E isso só ocorre por meio do mapeamento mais objetivo possível do seu processo de vendas.

Direcione, não imponha

Um dos grandes trunfos do marketing digital, atualmente, é a facilidade com a qual podemos abordar e interagir, e direcionar o consumidor à venda, sem forçar a barra.

Para isso, existem conteúdos relevantes, ações digitais de marketing e tecnologias que mantêm o usuário no controle de suas ações, mas que guiem-no à sua empresa e soluções.

Do contrário, você corre o risco de apressar um processo que leva tempo, e que varia de acordo com cada cliente em potencial.

Monitore os resultados

Por fim, não se esqueça que a gestão do processo de vendas é mutável, está em constante transformação. Afinal de contas, ele é gerido com base no perfil do seu público.

E é aí que os indicadores vão fazer toda a diferença. Fique sempre de olho nas métricas e descubra como esses resultados podem ser potencializados com base nas suas estratégias e no suprimento de demandas criada pelo seu consumidor.

E aí, que tal levar as nossas dicas para a sua mesa de trabalho, agora, e compor o planejamento da gestão do processo de vendas? Fique também com a nossa sugestão de leitura para aprender como o marketing de performance permite que você invista menos e alcance resultados melhores no seu negócio!

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