O funil de marketing é um excelente instrumento de orientação, navegação e de vendas. Só que é importante enfatizar também os seus diferenciais para a construção e a manutenção do seu relacionamento com o público-alvo.

Afinal, por meio da nutrição de leads é que a sua marca se destaca e trabalha qualitativamente na evolução da jornada de compra do seu consumidor.

Que tal, então, nos aprofundarmos na relevância dessa postura inovadora, e conferir como é necessário que a etapa do relacionamento para nutrição de leads seja devidamente planejada? Confira aqui!

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A importância do funil de marketing

O funil de marketing é um mapeamento de todas as etapas pelas quais um consumidor dos seus produtos ou serviços atravessa até tomar a decisão de adquiri-los.

Dentro marketing digital, nós podemos fragmentar todo o funil de marketing em etapas distintas. São elas:

Funil de Marketing | Agência Labra

Atração e descoberta

É a primeira etapa, em que o consumidor em potencial desconhece as suas soluções e até mesmo que ele enfrenta um problema.

Para tanto, no contexto do inbound marketing essa etapa consiste em gerar respostas às primeiras perguntas que o seu consumidor faz, nos mecanismos de busca, para iniciar um poderoso e duradouro relacionamento de confiança com ele.

Reconhecimento do problema

Aqui, a partir dos conteúdos anteriormente citados você mostra ao seu consumidor que conhece a sua realidade e sabe como apontar resultados para esses problemas identificados.

Vale aqui, analisar quais conteúdos podem contribuir para que o usuário passe a se transformar em um cliente em potencial, compartilhando informações pessoais que permitam a produção e o envio de conteúdos mais personalizados à sua demanda.

Consideração de solução

Estamos diante de uma etapa na qual a sua empresa já sabe que é aquele consumidor, quais são os seus problemas e objetivos e ele precisa conhecer, agora, as melhores alternativas.

É o momento de trabalhar essa relação para que, cada vez mais, ele tenha a certeza de que o investimento nos seus produtos ou serviços é, de fato, a melhor solução para o seu caso.

Decisão de compra

Etapa final do funil de marketing, em que o cliente em potencial da sua marca já tem tudo o que ele precisa saber: o problema e as soluções. Agora, é hora de fazê-lo entender quem é o melhor provedor desse tipo de alternativa para a sua situação.

Vale destacar que, para cada etapa do funil de marketing, existem conteúdos específicos capazes de contribuir ricamente para que o seu consumidor vá da primeira à última etapa dessa jornada — lembrando que, nem sempre, você vai abordá-lo nessa primeira etapa.

O relacionamento inserido no contexto de nutrição de leads

Agora que entendemos um pouco mais a respeito do funil de marketing, vamos analisar especificamente os seus diferenciais para a nutrição de leads.

Recapitulando, apenas, a conceituação: a nutrição de leads é a alternativa mais considerada para agregar um relacionamento com o público.

Isso significa que, para nutri-lo é fundamental conhecê-lo profundamente para manter o interesse e a atenção dele em alta. Para tanto, os conteúdos específicos são a melhor escolha.

Não por menos: ao construir o funil de marketing, você precisa compor esse relacionamento. Só assim ele vai avançar às etapas seguintes até tomar a decisão de comprar com você.

Como fazer a nutrição de leads por meio do relacionamento

Abaixo, uma lista pontual de estratégias que são consideradas para a nutrição de leads dentro do funil de marketing:

  • conteúdos relevantes e que respondam às principais dúvidas do seu público-alvo dentro dos mecanismos de busca, como o Google;
  • produção de materiais ricos que contribuam com a conversão. Casos de e-books, vídeos, palestras on-line ou demonstrações gratuitas do seu produto ou serviço;
  • contato contínuo a partir do e-mail marketing;
  • bônus exclusivos para manter o lead qualificado em contato com a sua marca;
  • apresentação dos diferenciais da sua marca;
  • site e blog continuamente atualizados com novidades relevantes para o seu público;
  • atuação distinta nas redes sociais — especialmente, nas que o seu público está concentrado;
  • suporte imediato, solícito e personalizado ao consumidor (já fidelizado e também os potenciais).

Essa quantidade elevada de possibilidade, no entanto, é facilmente suprimida com o uso da automatização de processos promovida por produtos do marketing digital.

Nutrição de leads - Relacionamento com seu público | Agência Labra

Assim, você consegue lidar com um número elevado de informações ao mesmo tempo por meio de tarefas programáveis. Um bom exemplo disso é o disparo automático de e-mails com base em cada etapa do funil de marketing que um usuário específico se encontre.

Dá para entender o impacto disso para a nutrição de leads? Sua empresa permanece ao redor, guiando e orientando o consumidor em cada etapa, fortalecendo os elos e fazendo com que sua marca conheça cada vez mais o seu público.

Os benefícios em praticar a nutrição de leads

Com base no que vimos acima já dá para ter uma perspectiva clara do quanto o funil de marketing é fundamental. E, principalmente, o quanto ele é usado para uma nutrição de leads de qualidade.

Como resultado, nós abaixo vamos apresentar alguns dos principais benefícios dessa prática planejada na sua empresa. São eles:

  • otimização do tempo de sua equipe, que vai automatizar uma série de atividades e, assim, ter mais tempo para identificar boas oportunidades de negócio;
  • segmentação precisa do seu público, gerando um retorno elevado das suas estratégias a partir dessa personalização;
  • melhorias no processo de vendas, uma vez que o seu negócio vai saber como se relacionar melhor com o seu público-alvo;
  • flexibilização das estratégias para ajustar, em tempo real, o que não está rendendo o esperado.

Para tanto, o primeiro passo para um bom funil de marketing é o conhecimento do seu público-alvo. Por meio dessa etapa preliminar você trabalha a nutrição de leads da maneira que o seu consumidor ideal mais deseja: personalizada.

E essa experiência de compra única é um fator determinante para que o cliente opte pela sua marca em detrimento da concorrência. Claro, envolve também outros fatores, mas a abordagem e a construção de um relacionamento partem dessa premissa.

Que tal, agora, entendermos melhor como a nutrição de leads é trabalhada por meio do funil de marketing. Para isso, convidamos você a ler outro artigo nosso, que explica como funciona a conversão no funil de marketing!

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