Navegue pelas categorias
Anderson Luis Lorenzini
Por Anderson Luis Lorenzini em 18 de Abril de 2022

Estratégias de marketing integrado para sua empresa gerar resultados

As estratégias de marketing integrado são consideradas uma evolução natural daquilo que já consideramos atualmente como resultados para atrair e relacionar-se com o público-alvo — e vender mais a partir dessas ações. Só que de maneira harmônica e complementar.

Em parte, isso se deve ao advento da transformação digital que se desenvolve a cada dia. Mas é também uma resposta natural do mercado: quanto mais aprendemos sobre o consumidor e clientes em potencial, mais necessitamos de uma ação de marketing integrado.

E, ao longo deste post, nós vamos trabalhar o conceito e apontar algumas estratégias de marketing integrado para sua empresa gerar resultados. Acompanhe!

 

O que é o marketing integrado?

O-que-e-o-marketing-integrado-2

Atualmente, muito se diz a respeito da importância em integrar os setores de sua empresa, certo? Afinal de contas, essa atividade permite que o fluxo de trabalho funcione harmoniosamente, em que cada parte do processo compreende o todo do negócio.

Assim, o marketing integrado é uma simples transposição desse conceito: a possibilidade de integrar as ações de marketing para que dialoguem entre si, e todas elas com mais eficácia ao interagir com o seu consumidor.

 

Para tanto, a ideia é o envio de mensagens por meio de diversas plataformas. Isso enriquece a experiência do usuário e fortalece a consolidação e alcance de sua marca no meio digital. Para saber mais a respeito do marketing integrado, recomendamos a leitura de nosso artigo a respeito!

Por que usar?

No geral, trata-se de uma maneira de enriquecer as suas estratégias de marketing a partir de um diálogo produtivo. Por exemplo: aquilo feito nas redes sociais está intrinsecamente relacionado à produção de conteúdos no blog da sua empresa e também do seu site, visando o topo do Google — assim como os materiais ricos disponíveis para download.

Isso faz com que a sua organização esteja sempre por perto das demandas do seu público-alvo, independentemente de onde ele esteja na sua jornada de compra. Sem falar que fideliza os usuários a buscarem, sempre, pela sua organização diante de uma nova dúvida ou problema.

As estratégias de marketing integrado, portanto, colocam a sua empresa em um novo patamar de atuação — algo que a sua concorrência pode ainda não estar explorando devidamente, perdendo usuários continuamente para quem já tenha identificado o valor dessa ação conjunta.

Quais são as vantagens do marketing integrado?

Investir em uma ação integrada concentra diversas vantagens para o seu negócio. Entre as principais destacamos as seguintes:

Como-fazer-uma-estrategia-de-marketing-integrado-1

  • Integra as estratégias, bem como a execução do trabalho;
  • Aproxima ainda mais os setores de marketing e de vendas;
  • Facilita a mensuração de métricas, uma vez que as ferramentas de marketing estão também integradas;
  • Torna o envio de mensagens ainda mais preciso e alinhado ao perfil do seu consumidor;
  • O planejamento é visto na mesma direção para todos os setores. Isso significa menos obstáculos, entre objetivos distintos entre as áreas da empresa, por exemplo;
  • Mais assertividade na execução de estratégias de marketing integrado, considerando que a busca pelas mesmas metas faz com que os resultados impacte a todos, internamente, motivando-os continuamente;
  • Consequentemente, a sua marca é fortalecida — como havíamos antecipado — por estar mais próxima de sua audiência e oferecendo soluções cada vez mais impactantes.

Dessa maneira, o planejamento digital de sua empresa é favorecido com ações que nunca “ficam sobrando”: todas têm um propósito e objetivo, integrada ao grande objetivo de suas estratégias de marketing digital.

Como fazer uma estratégia de marketing integrado?

Para iniciar a sua estratégia de marketing integrado, nós recomendamos que você desenhe o seguinte planejamento: 

 

Quais-sao-as-vantagens-do-marketing-integrado-1

  • Conheça a sua persona: quanto mais você conhecer o seu público, melhor direcionadas serão as suas estratégias e ações;
  • Consequentemente, explore as questões acima na construção — e na manutenção —da identidade da sua organização. Afinal, isso tudo vai impactar a maneira com a qual você vai abordar e interagir com os clientes e consumidores em potencial, além de posicionar-se no mercado de maneira a gerar identificação com o seu público-alvo;
  • Analise os melhores canais de comunicação: o blog e as redes sociais são apenas uma parte, mas entenda também quais outros métodos podem ser usados para impactar a sua audiência, como o e-mail marketing, links patrocinados e outras estratégias de conteúdo;
  • Identifique o orçamento disponível: comece ao seu ritmo e tempo. Assim, sua estratégia pode ser evoluída gradativamente;
  • Explore o termo omnichannel internamente, promovendo uma verdadeira integração de ações e canais de comunicação. Com base nisso, todas as métricas apontam para um mesmo objetivo, e você consegue avaliar rapidamente quais estão obtendo uma performance singular, e quais ajustes podem ser feitos;
  • Participe de eventos de marketing digital, para entender os rumos do setor, quais são as tendências e as estratégias mais eficazes que podem ser usadas pela sua empresa;
  • Avalie o investimento em novas tecnologias para explorar as estratégias de marketing integrado efetivamente. Um bom exemplo disso são as automações em marketing, facilitando o trabalho de sua equipe no planejamento, execução e monitoramento de campanhas realizadas.
  • Lembre-se que todas as ações devem dialogar e traçar um caminho de A a B, de maneira que o seu consumidor passe por todas essas etapas. E, o melhor: que todos os resultados obtidos sejam mensuráveis e possam compor um perfil mais detalhado do comportamento de seu público-alvo.

Com o tempo, suas ações vão render melhor, a sua audiência vai se relacionar melhor com a sua marca e os resultados projetados poderão começar a aparecer.

Vale destacar, contudo, que as estratégias de marketing integrado só surtem o efeito esperado se há um alinhamento interno, também reúna as equipes, aponte os benefícios dessa prática e gere um planejamento que apresente como a empresa pode desenvolver-se, de maneira sustentável, para que todos os setores possam compreender que eles só têm a se beneficiar disso, igualmente.

Claro que isso não se implementa da noite para o dia. As estratégias de marketing integrado são exercitadas constantemente. Muda-se a maneira de pensar, agir e de se comportar — interna e externamente. Analise métricas, planeje, estude e teste, mas sempre em cima dos resultados para garantir mais assertividade nas ações planejadas.

Agora, quer dar um passo relevante na organização das suas estratégias de marketing integrado? Então, aproveite para complementar tudo o que você aprendeu, ao longo deste post, e leia um artigo nosso que explora a importância do SEO na consolidação das suas ações de marketing industrial!

Publicado por Anderson Luis Lorenzini 18 de Abril de 2022
Anderson Luis Lorenzini

Assine nossa newsletter!