O marketing industrial é uma adaptação ainda mais pontual a respeito da demanda do seu público-alvo. Em uma época na qual o marketing se converteu em um conjunto de estratégias e tecnologias mais personalizadas e mensuráveis, adequar-se à realidade do setor é crucial.

E, para dar um auxílio de qualidade na direção de um planejamento mais eficaz, nós reunimos algumas das estratégias de marketing industrial que mais rendem resultados. Confira, e inspire-se em nossas dicas!

Invista em SEO focado no marketing industrial

Sigla para Sarch Engine Optimization, o SEO é uma das estratégias mais consolidadas do marketing digital. Em especial, porque trata-se de uma técnica focada na demanda de pesquisas on-line do seu público-alvo.

Com isso, a sua produção de conteúdo é alinhada às técnicas de SEO para gerar mais competitividade no marketing industrial. Basta otimizar o seu site, redes sociais e blog com explicações para as principais pesquisas do público, e assim você constrói mais presença digital, autoridade no seu ramo de atuação e um relacionamento mais qualitativo com o consumidor.

Faça um mapeamento da jornada do consumidor e um calendário editorial

São questões complementares: ao mapear a jornada do consumidor, você identifica as melhores ações para impactá-lo em cada uma dessas etapas. Ao passo que o calendário editorial é o tracejado para alcançar os seus objetivos dentro da jornada de cada cliente.

Vale destacar que, no contexto do marketing industrial, a produção de conteúdo é relevante porque aponta para o seu público as soluções para os assuntos de maior interesse para ele. Como resultado, você tem mais chances de se relacionar com esses clientes em potencial, aumentar as conversões e atrair novos consumidores para o seu negócio.

Para isso, invista em um calendário editorial diversificado, pautado por:

  • Análise das dificuldades e desafios do público-alvo;
  • Identificação das melhores alternativas para solucionar essas dúvidas;
  • Diversificação dos formatos e tipos de conteúdos gerados — como conteúdos para o blog, redes sociais, e-mail marketing, e-books, vídeos, infográficos e webinars, entre outros.

Marque presença nas redes sociais

Tenha certeza disso: o seu público-alvo também está concentrado nas redes socais. Com isso, sua estratégia de marketing industrial deve ter em mente uma atuação consolidada nessas ferramentas de comunicação.

Mas não em qualquer uma — ou em todas: é importante avaliar quais delas são as mais usadas pela sua audiência. Assim, suas ações têm um impacto mais elevado para encontrar o consumidor ideal para o seu negócio.

Sem falar que, além da geração de conteúdo, você também pode usar as redes sociais como instrumento de comunicação e relacionamento. Fica fácil, dessa maneira, enriquecer os meios de comunicação de sua empresa e estar mais próximo dos seus clientes.

Depoimentos e avaliações

O marketing industrial tem um diferencial ainda pouco aproveitado: suas estratégias surtem um impacto melhor quando vêm acompanhadas de argumentos incontestáveis. Para isso, o uso de depoimentos e avaliações de outros clientes é de alta relevância.

Use esses materiais em seus próprios materiais de divulgação, como em landing pages, e-books ou em posts no blog para impactar o cliente nas últimas etapas de sua jornada de compra — aquela em que ele só precisa de um argumento para concluir uma compra.

Afinal de contas, não há nada mais positivo para suas ações de marketing industrial do que a palavra — e dados que comprovem — de um cliente satisfeito. Quer saber como isso tudo funciona de maneira eficiente? Confira, então, o artigo que a Agência Labra produziu a respeito do marketing industrial em parceria com a Resultados Digitais!

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