O marketing digital revolucionou a maneira de se aproximar e relacionar-se com os consumidores e clientes em potencial. E, para perpetuar a ideia de que são ações versáteis e flexíveis para todo tipo de segmento e público, neste post vamos falar do alinhamento de estratégias de marketing digital para empresas automobilísticas.

Afinal, nada mais coerente do que apresentar soluções específicas para o seu tipo de negócio, para que fique evidente o que o marketing digital pode fazer por você.

Então, confira conosco como impulsionar o seu negócio a partir de mais presença digital e ações de marketing focadas nas necessidades e objetivos do seu público-alvo!

O relacionamento das empresas automobilísticas com os clientes mudou

Não apenas entre as empresas automobilísticas e os seus consumidores, mas como um todo. A consolidação da internet na sociedade fez com que o público tivesse mais acesso à informação.

Como resultado, o conhecimento dos seus vendedores deixou de ser a fonte mais rica de pesquisa, e o consumidor chegou às lojas com mais argumentos e objeções. Era necessário mudar de estratégia.

Foi nesse ínterim que as estratégias de marketing digital ganharam força: em vez de abordar os clientes, gerar conteúdos que atraiam interessados em potencial, ajudando-os em todas as etapas da sua jornada de compra até a tomada de decisão, fazendo-o optar pela sua marca.

Isso, no entanto, vem ao custo de muito planejamento e por meio da identificação do seu consumidor ideal. Só assim, suas estratégias vão obter o efeito de atração, divulgação, relacionamento e vendas.

O alinhamento entre marketing e vendas para empresas automobilísticas

O perfil do consumidor mudou — como antecipamos —, e isso também significou uma remodelação completa nas estratégias de marketing digital. 

Acontece que os vendedores das empresas automobilísticas também tiveram que reconsiderar os seus conhecimentos. Hoje em dia, a integração entre marketing e vendas é fundamental para o sucesso da sua estratégia. Perceba de acordo com o exemplo abaixo:

  • digamos que o marketing traçou uma série de ações para atrair o público-alvo de sua marca;
  • após um tempo nutrindo-o com as ferramentas do marketing (como o marketing de conteúdo), esses usuários anônimos que interagem com a sua marca compartilharam seus dados pessoais;
  • agora, o marketing conhece melhor essa pessoa, aprendeu mais a respeito da sua demanda específica, suas “dores” e objetivos;
  • em seguida, esses dados são repassados ao setor de vendas. Eles, por sua vez, vão abordar o consumidor, alinhar as suas soluções ao que ele já sabe a respeito desse indivíduo e sentir se é hora de investir em uma negociação ou acompanhá-lo por mais etapas da sua jornada de compra;
  • toda negociação realizada é monitorada e os resultados de cada uma delas são insights que devem ser devolvidos ao setor de marketing. Assim, os profissionais do setor conseguem ajustar as estratégias para garantir leads ainda mais qualificados aos vendedores.

É com base nesse trabalho colaborativo e constantemente ajustável que o marketing digital se mostra uma estratégia acessível, de alto retorno e alinhada às principais tendências.

O que você pode estar em dúvida, ainda, é o tipo de estratégias de marketing digital que as empresas automobilísticas podem usar para usufruir do exemplo acima citado, certo? É exatamente o que veremos no tópico seguinte!

As estratégias de marketing digital para empresas automobilísticas

Abaixo, vamos apontar algumas das ações mais estruturais para colocar o seu negócio em contato com o seu consumidor — acompanhando em todas as etapas do seu funil de vendas e, assim,fortalecer o seu relacionamento com ele até a decisão de compra. São elas:

Criação de sua persona e da sua jornada de compra

A persona é a personificação do seu público-alvo, compondo-a com base nas informações que você já conhece a respeito do seu consumidor.

Com isso, fica mais fácil avaliar quais são os assuntos de interesse deles, para que suas ações digitais estejam sempre ao alcance das pesquisas on-line que fizerem.

Em seguida, a delimitação da jornada de compra é, justamente, todo o processo que a sua persona passa até compreender que tem um problema, passando pela consideração das melhores soluções para então chegar à fase final de decisão.

Inbound marketing

Ferramenta do marketing digital, o inbound marketing é também conhecido como marketing de atração. A ideia é a composição de um calendário editorial com base nos termos mais pesquisados pelo seu público.

Assim, você cria as respostas para as principais dúvidas deles, tendo as páginas do seu site, blog e redes sociais bem ranqueadas entre os resultados de busca (seja no Google, Bing ou Yahoo, entre outros mecanismos de busca).

Consequentemente, o consumidor vai se relacionar mais com os seus conteúdos, buscar primeiro a sua empresa, quando necessitar de respostas, e efetivamente se tornar — gradativamente — um cliente em potencial.

Campanhas pagas

Além das ações gratuitas (como a criação de um blog e presença digital nas redes sociais), você pode investir em campanhas pagas, que são os banners e outros tipos de campanhas que aparecem na tela do seu público-alvo.

Assim, em vez de anunciar para milhões de pessoas com um alto investimento (imagine, por exemplo, um anúncio na TV), as suas mídias aparecem apenas para quem demonstra interesse nos seus produtos ou serviços automobilísticos.

Para isso existem duas soluções muito usadas: o Google Adwords e o Facebook Ads.

Outras ferramentas de marketing digital

Por fim, as empresas automobilísticas podem fazer uso de outras soluções que, somadas às anteriormente citadas, podem potencializar os resultados:

  • software de CRM, que foca na gestão do relacionamento com o cliente a partir da geração de insights com base no comportamento e hábitos de consumo do seu público;
  • automação de e-mail marketing: maneira pontual de nutrir o relacionamento com o cliente, enviando ofertas personalizadas e conteúdos relevantes de maneira automatizada, novamente com base no comportamento desse consumidor já devidamente registrado e monitorado;
  • landing page: são as páginas que ajudam a capturar novos leads com base no que eles procuram na internet. Maneira efetiva de personalizar cada vez maias as suas campanhas.

Viu como é possível agregar as empresas automobilísticas na revolução digital da qual somos testemunhas e, assim, cativar o seu público-alvo?

Quer saber, agora, em quais tipos de negócios digitais investir? Confira nosso post a respeito e enriqueça ainda mais as ações planejadas para o seu negócio se desenvolver cada vez mais!

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