Ao realizar um plano de marketing, muitas estratégias são consideradas para que suas ações sejam eficientes e bem direcionadas ao seu público. Mas é indiscutível que o email marketing é uma variável que combina bem com empresas de todos os segmentos e portes.

 E motivos para isso não faltam. Afinal de contas, o email marketing é ainda um dos meios de comunicação mais utilizados — em 2014, por exemplo, 204 milhões de e-mails transitavam ao redor do mundo em apenas 60 segundos. Só que, mais que isso, trata-se de uma estratégia de alto impacto para o seu negócio. E neste post vamos entender por quê. Confira!

O que é o email marketing?

O conceito é compreensível pelo próprio nome: trata-se do uso de uma ou mais ferramentas de email para divulgar o seu negócio, atrair clientes, relacionar-se com eles e aumentar o valor de sua marca — e também o número de conversões.

Sem falar que o seu uso é flexível de acordo com os seus objetivos e estratégias de marketing: é possível também gerar mais tráfego para o seu site com ofertas personalizadas e até mesmo nutrir o conhecimento do seu público-alvo com o envio periódico de newsletters.

Por que investir em email marketing?

Já diria o ditado que uma andorinha só não faz verão e não é diferente com as ações de marketing digital: usar somente o email como ferramenta estratégica não vai render os resultados esperados.

Por isso, o uso combinado de ações é fundamental para alcançar os seus objetivos. Mas, apoiando-se exclusivamente nos benefícios do email marketing, podemos apontar os seguintes fatores:

  • Especialistas apontam que, até 2019, existirão quase 3 bilhões de endereços ativos, o que aumenta a chance de encontrar o seu público-alvo e impactá-lo com o disparo de emails;
  • Por ser um meio de comunicação direto com o público, suas mensagens têm mais visibilidade;
  • O poder de segmentação e personalização é alto, ajudando a reforçar o mantra do marketing digital: enviar a mensagem certa, para a pessoa certa, e no momento certo;
  • O ROI do email marketing é elevadíssimo — com um retorno estimado em 3.600%.

Para colher esses benefícios, entretanto, o email marketing deve ser planejado de maneira estratégica. E é o que veremos logo a seguir!

Como criar um email marketing poderoso?

O objetivo do disparo de um email marketing pode variar, mas todos eles devem ter, em comum, o zelo e cuidado em impactar o leitor desde o título da mensagem. Por isso, reunimos algumas dicas para montar o email marketing e gerar resultados incríveis para as suas ações:

  • Tipografias, imagens e as cores do seu email marketing devem estar profundamente alinhadas com a identidade visual do seu negócio, promovendo um enraizamento de sua marca no ideário do consumidor;
  • Simplicidade, objetividade e clareza são elementares, na mensagem, devendo impactar o leitor desde a primeira linha;
  • Faça uso de um botão de Call to Action (CTA) para orientar o leitor a realizar uma ação que você deseja — como responder a uma pesquisa, acessar uma landing page ou baixar um material gratuito, entre outras possibilidades;
  • Use vídeos, GIFs e imagens de impacto e que ajudem a gerar identificação com o leitor;
  • Respeite os espaços em branco nas páginas, permitindo uma escaneabilidade mais eficiente ao lerem seus emails;
  • Lembre-se da relevância, ao elaborar um conteúdo;
  • Identifique a melhor periodicidade de envio, para não cansar o seu leitor;
  • Revise sempre os seus emails para evitar que eles se tornem alvos fáceis de filtros anti-spam.

Tudo isso condiz com um aspecto fundamental na composição de qualquer estratégia de marketing digital: o alinhamento à demanda do seu público-alvo. Por isso, convidamos você a ler, agora, a importância da persona na elaboração de estratégias digitais!

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