Há quem pense que o e-mail marketing industrial — ou mesmo de aplicações comerciais — está com os dias contados. Acontece que esse equívoco é propagado sem o menor fundamento.

Afinal de contas, a solução via e-mail é uma das mais impactantes em resultados positivos nas ações de marketing industrial. Prova disso é o estudo publicado pelo portal engineering.com, intitulado How Engineers Find Information 2018, em que 95% dos engenheiros entrevistados consideram o recebimento de e-mails relevantes nas suas respectivas caixas de entrada.

Quer ter uma nova perspectiva a respeito do e-mail marketing, então? Basta seguir com a leitura deste post!

O impacto da pesquisa para o uso do e-mail marketing

Ainda de acordo com a pesquisa citada anteriormente, o marketing industrial pode ser amplamente beneficiado com base nos hábitos de consumo do seu público-alvo ao usar o e-mail marketing. Alguns exemplos disso a partir dos resultados da pesquisa:

  

  • 48% dos entrevistados disseram que abrem e-mails a partir de um título interessante;
  • 41% deles abrem as mensagens recebidas para saciar a sua curiosidade;
  • 6% abrem todos os e-mails recebidos;
  • apenas 5% dos entrevistados disseram deletar os e-mails sem abri-los.

Isso significa que o potencial do e-mail marketing permanece elevadíssimo. Quando associamos às outras ações estratégicas do marketing industrial, tenha a certeza de que você vai enviar a mensagem certa, para a pessoa certa, e no momento certo para ela.

Sem falar nos achados da pesquisa publicada pela IEEE GlobalSpec: 2017 Digital Media Use in the Industrial Sector. Entre os resultados, a empresa aponta para o fato de que os profissionais de áreas técnicas costumam assinar, pelo menos, 3 ou 4 newsletters especializadas.

Um total de 44% se mostrou aberto a essa possibilidade, à ocasião. Afinal, você pode transformar o seu e-mail marketing em uma verdadeira fonte de informação, conhecimento e de vendas para impactar diretamente o seu consumidor.

Os desafios impostos no marketing industrial

Usar o e-mail marketing, por si só e sem nenhum planejamento aparente, pode apenas dar razão a quem vinha sepultando essa ferramenta entre as ações de marketing industrial.

Acontece que você pode fazer um uso valioso do e-mail ao compreender o método mais eficiente de uso desse tipo de solução. Assim como ocorre com outras tecnologias de marketing, sem o enfoque no perfil, nas necessidades e nos objetivos de sua audiência, o problema não está na ferramenta utilizada, mas no tracejado de suas estratégias.

Aqui estão alguns desafios que devem ser superados gradualmente:

  • conteúdos sempre relevantes para conquistar a confiança dos seus leitores;
  • disputar a atenção com a sua concorrência que também faz uso do e-mail marketing;
  • identificação de assuntos que despertem o interesse do seu público;
  • idealização de um calendário editorial para educar a sua audiência e nutrir o interesse deles com base em uma frequência e periodicidade atrativas;
  • a mensuração de métricas relevantes para os seus objetivos e, assim, permitir o ajuste rápido e eficiente de ações.

Viu como existem desafios, mas que são facilmente superados com o tempo quando se planeja para o uso combinado de e-mail e outras ações de marketing industrial?

As dicas para usar o e-mail marketing efetivamente

Confira, a seguir, como fazer um uso valioso do e-mail marketing para impactar verdadeiramente o seu consumidor e clientes em potencial:

  • para monitorar os resultados tenha, antecipadamente, os objetivos definidos e todas as métricas definidas para se adaptar rapidamente às mudanças;
  • tenha sempre em mente o perfil do seu consumidor. Avalie, em seguida, a taxa de abertura dos e-mails, o número de cliques e também as solicitações de cancelamento;
  • crie uma lista de contatos pequena, mas de qualidade. Evite a quantidade ampla se boa parte dos endereços não tem o potencial de converter-se em cliente;
  • só dispare as suas mensagens para endereços de e-mail que solicitaram o envio. Com isso, entra uma dica fundamental: não compre listas de e-mails;
  • segmente os contatos de acordo com os objetivos deles. Assim, você personaliza profundamente o disparo do e-mail marketing, obtendo mais chances de impactar a sua audiência positivamente;
  • cative com o título, pois isso aumenta exponencialmente as chances de abertura da mensagem;
  • evite as ofertas de vendas aleatórias. Considere sempre a jornada de compra do cliente para nutri-lo até que ele chegue, naturalmente, ao momento de decisão de compra;
  • foco em conteúdos que agreguem, de fato, ao seu público.

Com isso, o seu marketing industrial tem muito mais chances de ser uma ferramenta diferenciada, gerando uma vantagem competitiva importante no seu ramo de atuação.

E-book: As melhores estratégias de Inbound Marketing para aumentar as vendas na indústria

Mas, caso ainda esteja em busca de mais informações a respeito desse tipo de solução, confira também nosso artigo que explicita ainda mais a importância do e-mail marketing para o seu negócio!

Pin It on Pinterest

Share This