O objetivo de todo negócio é crescer e obter sucesso, independente do ramo de atuação ou tempo no mercado. Para conseguir isso, existe a ideologia Customer Success, que vai além de uma área específica da empresa ou um apenas um termo para definir um setor.

Em essência de Customer Success é uma filosofia que deve acompanhar a empresa, visando alcançar os seus objetivos e cumprir tarefas com esse foco.

Para exemplificar, imagine que seu negócio é um marketplace b2b, que oferece um espaço virtual para que empresas do ramo de tecnologia possam divulgar seus produtos.

O seu objetivo vai além de apenas fornecer essa vitrine virtual. Significa oferecer uma solução para o cliente que pretende utilizar o seu serviço. Para ter uma definição mais nítida e detalhada a respeito dessa ideologia, vamos exemplificar e nos aprofundar a seguir. Acompanhe!

O que é Customer Success?

Aplicando a ideologia Customer Success, desde o momento da captação de um lead (cliente em potencial) até o término das negociações, o foco é que o seu cliente fique totalmente satisfeito com o atendimento.

Por isso, os pilares do Customer Success são o sucesso do cliente para alcançar os resultados desejados durante a interação. Ou seja, o serviço que sua empresa prestar aos clientes deve ser abrangente e oferecer todo o suporte necessário.

Além disso, deve apresentar soluções para o seu cliente, mostrando ser um recurso importante e que valha a pena o custo durante um longo período.

Embora sejam parecidos, Customer Success não é o mesmo que ter um atendimento de sucesso. Mais que apenas despertar o interesse do cliente para o momento da venda, ela visa cuidar de todo o sucesso do cliente. Esse é o seu maior diferencial.

Ter um cliente de sucesso se aplica a como ele é captado, nutrido e direcionado a venda, antes e depois de acontecer, chegando ao pós venda, retenção e renovações.

Como obter sucesso com Customer Success?

Para alcançar o sucesso do cliente, tudo começa pela captação e seleção dos potenciais clientes corretos. Para ter isso claro é necessário definir o que é um cliente ideal.

Isso significa que o foco não se mantém apenas para aquele que pode pagar pelo seu produto ou serviço, mas sim, fazer o que for possível para descobrir se o seu produto ou serviço irá de fato auxiliar a empresa a alcançar o sucesso.

O foco é entender a maneira que o seu produto pode ajudar o cliente além da venda. Por isso, é importante entender as necessidades exatas da persona (perfil de cliente ideal) do seu cliente.

Além disso, é necessário atender as empresas para que possam crescer e se desenvolver de maneira saudável. Isso significa, por vezes, ser menos um vendedor e mais consultor.

Por isso, é mais importante pensar e ter de maneira clara uma visão de sucesso que o seu cliente pode obter. Isso gera mais retenção e evita futuros cancelamentos, o que, além de fazer perder um cliente, pode prejudicar a imagem da sua empresa.

Encontre clientes de sucesso

O pensamento do Customer Success é possibilitar a atuação em todos os ramos do mercado, visando auxiliar no crescimento e progresso da empresa.

Geralmente, a ideologia Customer Success se sustenta em dois pontos, e são eles: o sucesso dos clientes e a possibilidade de todos os seus desejos serem realizados.

Para alcançar esse sucesso, é importante avaliar o potencial de crescimento do seu cliente. Com isso aliado a filosofia de fornecer soluções e consultoria acima de simplesmente vender, o Customer Success é mais efetivo.

Essa efetividade, além de garantir o progresso da empresa do seu cliente, elimina as possibilidades de cancelamentos futuros. Isso faz com que a reputação da sua empresa não seja afetada. 

Por isso, o Customer Success não se refere a fazer todo o possível para agradar o cliente, mas sim, mostrar o caminho a ser seguido.

Com isso, além de um ótimo suporte para o crescimento do cliente, também é possível alavancar os negócios da sua empresa, por essa preocupação não só em agradar, mas também com o crescimento do cliente.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais

Pin It on Pinterest

Share This