Você já se pegou refletindo a respeito do impacto da produção de conteúdo em seu blog?Não há como negar que é uma das etapas mais significativas das ações de marketing digital. Acontece que, dentro desse conceito, temos um mais amplo e pouco difundido: o copywriting.

Já adiantamos: não se engane pensando que é tudo farinha do mesmo saco digital que compõe um blog de sucesso. O copywriting é, na verdade, um conceito mais aprofundado e estratégico da produção de conteúdo, e entenderemos o seu impacto ao longo deste post.

Confira, e entenda como enriquecer a produção de conteúdo em seu blog com todo o poderio do copywriting!

O que é copywriting?

O copywriting, no marketing digital, nada mais é do que o ato de produzir textos. Só que não se trata apenas de um blog post, mas de toda ação estratégica que envolva a produção de conteúdo. Em uma rápida análise, podemos considerar copywriting:

  • Blog posts;
  • Posts em suas redes sociais;
  • Whitepapers;
  • O conteúdo de seu site institucional;
  • Whitepapers;
  • Email marketing;
  • E-books.

Entre outros tipos e formatos de conteúdos. Tecnicamente, por sua vez, o copywriting é a maneira estratégica de impactar o seu público-alvo. Portanto, é o planejamento para “vender” uma ideia capaz de cativar e reter os usuários para conhecer a sua produção de conteúdo.

Qual é a relevância do copywriting?

Aí é que está: embora o termo seja pouco usado, o copywriting é a estrutura de boa parte das ações do marketing digital. E tenha em mente que, ao planejar sua estratégia de produção de conteúdo, ela deve se propor a realizar 3 tipos de reações em seus leitores:

  • Inspiração;
  • Influência para construir um relacionamento com a sua marca;
  • Motivação para guiar os usuários a tomarem uma decisão com relação ao seu produto ou serviço.

Por isso dissemos que o copywriting é o elemento estratégico por trás da produção de conteúdo. E, a seguir, vamos entender como suas ações podem atingir as reações acima.

Como impactar meu público com a produção de conteúdo?

A seguir, separamos algumas dicas práticas para alcançar os resultados esperados e, quem sabe, superá-los gradativamente. São elas:

  • O impacto positivo é um reforço criado a partir da repetição. Por isso, não tema se os conteúdos forem similares, mas tenha em mente que todos eles devem agregar algo ao longo da leitura;
  • Lembre-se manter a produção de conteúdo em profundo alinhamento com as técnicas de SEO, bem como as palavras-chave mais utilizadas pela sua audiência;
  • Analogias são determinantes para comprovar uma afirmação. Use-as, e procure mantê-las bem próximas da realidade do seu público para que absorvam melhor o conteúdo;
  • Provocações — desde que bem dosadas — também são bem-vindas. O ideal é mostrar ao cliente como ele está fazendo algo que todos também fazem, mas que não é o ideal. É importante apontar, ao longo do texto, o caminho ideal para convencê-lo;
  • Ao conhecer o perfil do seu público, você consegue compor uma produção de conteúdo sólida contra todo tipo de objeção que ele, de acordo com os seus objetivos e necessidades, possui;
  • Use o storytelling para diferenciar os conteúdos. Eles tendem a tornar a leitura mais cativante
  • Lembre-se de manter a estrutura dos seus conteúdos alinhada a uma pirâmide de boas práticas: clareza, objetividade e persuasão.

Lembre-se, por fim, que o copywriting deve ser constantemente monitorado para você avaliar o impacto em seu público. Com o tempo, você terá uma estratégica sólida e imbatível para se manter relevante para a sua audiência.

E, agora que você já entendeu os conceitos práticos do copywriting, que tal conhecer também como criar um blog bem estruturado?

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