Ter conteúdo para site é importante? Para muitos pode passar despercebido, mas é fundamental e indispensável para você conseguir se posicionar organicamente na internet. 

Hoje, o Google é o principal protagonista das buscas na internet. Para que seu site seja encontrado pelo motores de buscas, não adianta ter apenas um design bonito, mas sim, uma configuração técnica, uma boa otimização por trás do seu site. E isso, envolve diretamente conteúdo no site. 

Pontos que identificam um site sem conteúdo: 

  • Se você possui um site e não aparece na internet;
  • Se o seu site possui um volume baixo de acesso;
  • Quando alguém procura pelo que você oferece e não aparece seu site;
  • Seu site possui um design bonito mas ninguém encontra. 

Se o seu site se encaixar em qualquer destes pontos, está na hora de rever seus conceitos sobre conteúdo, e começar aplicar essa estratégia. 

A construção do conteúdo no site

Muitas empresas quando optam em criar um novo site, se preocupam muito com o design mas esquecem do mais importante, o CONTEÚDO.

A construção de conteúdo no site é um dos maiores problemas que enfrentamos aqui na LABRAQuando vamos desenvolver novos sites, as empresas não possuem conteúdo, e quando possuem, é necessário passar por uma reformulação para deixá-lo na linguagem digital e otimizado para os motores de busca poderem localizá-los.

Para produzir um conteúdo de qualidade e bem otimizado, antes de tudo, é necessário planejamento e pesquisa para entender como o seu possível cliente procura seu produto ou sua empresa no mundo online. 

A partir disso, se inicia a construção do conteúdo, a criação da pauta, um título que estimule a leitura, palavras-chave que auxiliem na indexação do conteúdo, URL, e muitos outros detalhes que ajudarão este conteúdo ser localizado pelos motores de busca.

Agora vamos dar dois exemplos de clientes que deram certo ao usarem o conteúdo como estratégia para serem encontrados nos motores de busca. 

Primeiro exemplo: pegamos o produto principal do cliente X, construímos uma página robusta, com bastante conteúdo otimizado, imagens, vídeos, meios que tornaram ainda mais diferenciada a página.

O resultado foi: levamos essa página, que estava na décima página do Google para a primeira. Mas para alcançar esse objetivo, teve otimização SEO

Segundo exemplo: ao contrário do exemplo anterior, o cliente Y já possuía um site e um blog, com diversos artigos escritos. 

Porém não havia nenhum conteúdo posicionado, isso devido a falta de otimização nos textos, e a falta de linguagem correspondente ao meio online. Isso, fazia com o que os motores de busca não utiliza-se o conteúdo como resposta às perguntas dos usuários. 

Como funciona um ranqueamento através do conteúdo

Tudo funciona de uma forma bastante simples, onde o usuário faz uma pergunta ao Google, e o robô do Google faz uma varredura para localizar a melhor resposta. 

Mas a grande inteligência por trás disso é colocar o seu conteúdo, o seu site ou seu blog, dentre as primeiras posições destas melhores respostas que o próprio Google classifica.

É isso que exige uma grande expertise desde o início de toda a construção do conteúdo, seja para uma página de um site, para uma página de conversão ou para um blog.

Existe uma série de fatores técnicos que farão o conteúdo do seu site estar lá nas primeiras posições, porém os 3 principais são: a otimização do conteúdo, o desempenho do site ou blog e o servidor onde está hospedado e, também o volume de acesso. Sem pelo menos esses 3 pontos estarem super bem configurados e funcionando, o seu conteúdo não será localizado. 

Você pode ter o melhor conteúdo de todos, mas sem estes fatores, de nada adianta, pois como já citamos, é um robô que faz esta busca pela melhor resposta, e não um ser humano. 

Então, o seu conteúdo precisa estar enquadrado dentro dos critérios de seleção que o robô do Google utiliza para ser localizado.

Abaixo segue um exemplo prático de um cliente nosso, que desde o início do nosso trabalho, focamos muito em conteúdo, tanto no site quanto no blog, permitindo este crescimento orgânico exponencial que conquistamos:

image2 - Conteúdo no site é importante?

Por fim, para você saber se o seu site ou blog está com um bom conteúdo, faça uma pesquisa no Google com o seu principal produto e veja se a sua empresa aparece organicamente, abaixo dos anúncios patrocinados e do maps.

Um exemplo com a própria LABRA, conforme imagem abaixo que mostra a nossa posição orgânica, buscamos por uma palavra chave específica, de um serviço que entregamos.

Ou seja pesquisando por “conteúdo marketing industrial”, estamos na primeira posição do Google, tirando a primeira posição da imagem abaixo, que se trata de um anúncio patrocinado.

image1 - Conteúdo no site é importante?

Gostou desse conteúdo? Leia também o nosso post sobre marketing de conteúdo e saiba como aumentar suas vendas com tráfego orgânico. 

Pin It on Pinterest

Share This