Se a sua empresa deixasse de existir amanhã, quantos dos seus clientes sentiriam falta dela? Essa é uma boa pergunta para avaliar como está o engajamento dos consumidores. É importante lembrar que, quanto maior o engajamento, melhores são os resultados alcançados. Criar laços fortes, para engajar o público-alvo, é uma das grandes possibilidades trazidas pelo Inbound Marketing.

Com um bom planejamento, essa estratégia pode contribuir para o desenvolvimento de uma marca focada no cliente, pronta para atender as demandas do consumidor moderno.

Vamos ver, então, como o Inbound Marketing é fundamental nesse processo? Boa leitura!

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Como o Inbound Marketing ajuda na construção de uma marca?

São claras as mudanças no comportamento do consumidor. Talvez, a maior delas seja o fato de que eles são personagens muito mais ativos no processo de compras, hoje em dia.

Com isso, as ações de marketing precisaram acompanhar as transformações do mercado — daí surgiu o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração.

Se os consumidores assistiam a anúncios prontos e apenas reagiam a eles (comprando o produto anunciado, por exemplo), os compradores modernos querem mais — e participar do desenvolvimento do produto. Em outras palavras, querem interagir desde o começo.

Como as ações de Inbound Marketing beneficiam a empresa e o cliente?

Para os consumidores, essa nova forma de marketing significa:

  • acesso a informações relevantes e maiores possibilidades de encontrar produtos;
  • relacionar-se com as empresas que suprem suas necessidades;
  • compreender melhor os desafios enfrentados em suas rotinas;
  • identificar as melhores soluções para a sua tomada de decisão.

A empresa ganha, com isso, uma importante opinião — a do consumidor — na criação e no desenvolvimento da sua marca.

Vale destacar que a opinião do cliente é a melhor maneira de garantir uma imagem que apresente todos os atributos necessários para engajá-lo. Sem falar que as ações de Inbound Marketing também se traduzem em uma consolidação de presença digital da sua empresa.

E sabe quais são os benefícios disso — não apenas para um cliente em potencial, mas para todo o seu público-alvo?

  • facilita que mais pessoas conheçam a sua empresa por meio de suas pesquisas on-line;
  • gera mais engajamento com o seu consumidor;
  • aumenta as vendas;
  • fideliza os clientes;
  • gera mais competitividade no mercado, independentemente do porte de sua empresa;
  • personaliza profundamente as suas estratégias;
  • possibilita o monitoramento de campanhas, ajustando-as em tempo real para otimizá-las.

Quando a empresa utiliza ações de Inbound Marketing, ela muda o seu foco para o cliente. Qual é a linguagem, os meios de comunicação e as principais dúvidas do seu público-alvo?

A partir de perguntas como essas, sempre direcionadas ao consumidor que se espera atingir, são definidas as estratégias de marketing do negócio. O resultado é um relacionamento muito mais forte entre a marca e o cliente.

Como deixar impressões positivas para o público?

Um exemplo de canal que possibilita o diálogo entre empresa e consumidor é a rede social. Por meio de sites como Facebook, Twitter e Instagram é possível compartilhar conteúdos, trocar ideias e iniciar discussões saudáveis com o público-alvo.

Essas são conversas que ajudam na promoção de melhorias constantes tanto na imagem da empresa quanto em seus produtos. Por isso, são espaços ideais para promover o engajamento por meio de ações de Inbound Marketing, mas, para isso, é essencial manter a interação ativa.

Estratégias que podem ajudar sua empresa a crescer!

Empresas precisam de consumidores para crescer, certo? A melhor maneira de conquistar mais clientes é colocando-os no centro da organização. Deixar que eles participem das tomadas de decisão, contar com a sua opinião na implementação de melhorias e na construção da marca de uma maneira geral.

Essa é a melhor forma de garantir que a marca deixe uma impressão, não só positiva, mas também memorável na mente do consumidor. O tipo de marca que se destaca e que, se fechasse amanhã, faria muita falta para o seu público-alvo.

Para tanto, tenha em mente algumas ações que ajudam na construção da sua marca por meio das melhores estratégias de Inbound Marketing:

  • construa sua buyer persona, que é a personificação (fictícia) do seu consumidor ideal, detalhando seus objetivos, necessidades e desafios — bem como o caminho que sua empresa deve percorrer para solucionar tais questões;
  • produza conteúdos — nas já citadas redes sociais, por exemplo — relevantes no seu site e também em seu blog corporativo. Isso gera mais presença digital, melhora o ranqueamento de suas páginas nos mecanismos de busca e aproxima a sua marca de clientes em potencial;
  • a nutrição de leads é uma etapa crucial, pois ela transforma os seus visitantes anônimos em leads (prospectos), com dados de contato e uma personalização maior para suas campanhas;
  • o SEO, por fim, é a base estrutural do marketing digital e, consequentemente, do Inbound Marketing. Trata-se do conhecimento das pesquisas feitas pelo seu público-alvo, e a transformação delas em oportunidades de negócio para suprir a demanda gerada pela sua audiência.

A produção de conteúdo é o DNA do Inbound Marketing. Para tanto, é fundamental passar por essas etapas de planejamento, para que as suas campanhas digitais estejam profundamente alinhadas ao perfil do seu consumidor ideal.

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