No marketing digital popularizou-se a ideia de que o conteúdo é rei. Sabe o que isso significa? Que a produção de conteúdo é um dos principais ativos para colocá-lo em contato com o seu público-alvo e se relacionar com ele de maneira qualitativa. E, sendo o blog uma das principais ferramentas para isso, é importante conhecer os diferentes tipos de conteúdo para blog.

E não se engane: existem muitas possibilidades para diversificar a produção de conteúdo e cativar seguidamente os seus leitores. E, por isso, vamos apontar neste post 7 tipos de conteúdo para blog, de maneira que você consiga agregar mais valor para os seus clientes em potencial por meio de um blog bem estruturado. Confira!

A importância da produção de conteúdo para o blog

O marketing digital sobrevive a partir da relação bem construída e nutrida com o seu público. Isso significa que a produção de conteúdo relevante, informativo e que gere identificação com o seu leitor. Daí o uso estratégico do blog — auxiliado por técnicas de SEO — para fazer com que as suas páginas apareçam nos resultados das pesquisas on-line dos usuários.

Com planejamento e o profundo conhecimento no perfil do seu consumidor — como os seus objetivos, preferências, desafios e carências —, você impacta o seu público. E o blog é um dos principais canais de comunicação para isso, podendo ser usado para informar, entreter, educar e orientá-lo ao longo de toda a sua jornada de compra.

Dessa maneira, o consumidor passa a reter a sua marca no inconsciente à medida que conhece o seu problema, identifica as melhores alternativas e se certifica de que você é a melhor oportunidade para resolvê-lo. Por isso existem diferentes tipos de conteúdo para blog. E, a seguir, vamos conhecer os principais!

1. Posts educativos

Um fundamental conteúdo para blog que tem como objetivo principal educar a sua audiência. Para tanto, eles são pautados em boas práticas, na orientação e na sugestão de ideias que acrescentem algo à rotina do seu cliente em potencial. Um exemplo de título de post educativo seria: os benefícios do marketing industrial.

2. Tutoriais

Uma maneira criativa e diversificada de ensinar o seu público. O tutorial educa, de maneira prática, o leitor a criar algo com base em suas diretrizes, tendo a satisfatória sensação de conhecimento ao término da leitura e, posteriormente, de realização.

3. Notícias

Para gerar mais autoridade em sua marca é importante mostrar que você conhece, a fundo, o mercado em que seu negócio está inserido. Esse tipo de conteúdo para blog, portanto, é uma espécie de dissecação de uma notícia relevante para o setor, expondo o seu conhecimento e o alinhamento às necessidades do seu consumidor.

4. Vídeos

Muito se tem falado a respeito dos vídeos. Especialistas apontam, inclusive, que 80% do tráfego on-line será composto pelas produções audiovisuais até 2020. Como a produção de conteúdo para blogs é multimídia — acomodando diversos formatos de conteúdo —, os vídeos podem passar a ser parte fundamental do seu calendário editorial.

Vale, contudo, se atentar ao tipo de conteúdo que a sua audiência mais se interessa. Com isso, você torna o seu blog mais versátil, relevante e surpreendente.

5. Listas

As listas estão em alta por serem de fácil leitura e absorção e de produzir também. Quase como um vídeo, mas com muito mais praticidade para que o seu leitor possa digerir as informações de sua pauta.

 Não à toa, as listas estão entre os principais tipos de conteúdo para blog porque ajudam a gerar tráfego em suas páginas. Vale a análise detalhada de seu uso nas próximas produções.

6. Estudos de caso

Essa produção de conteúdo ajuda a evidenciar o quanto seu serviço ou produto é diferenciado. E para isso nada melhor do que um estudo de caso, com dados e comprovações que ajudem o seu consumidor — já ciente do nome de sua marca — a tomar a decisão de compra.

Com esse conteúdo para blog você ajuda a reforçar a sua imagem de autoridade em um assunto e mostra algo elementar para construir a confiança do seu público: dados que comprovem os seus argumentos. Não é disso, afinal de contas, que se trata a confiança?

7. Infográficos

Por fim, podemos apontar o infográfico como um dos grandes elementos de conteúdo para blog. Pois, como já dissemos, a plataforma é um abrigo multimídia e o infográfico é a união perfeita entre imagens e textos.

Em geral, são artigos gráficos e visuais, com muitas informações e dados de fácil leitura e compreensão. Com isso, sua audiência pode ficar a par de determinados assuntos com uma leitura gostosa e frutífera — e capaz de gerar engajamento, pois ao compartilhar mais pessoas podem se interessar por esse tipo de conteúdo.

Agora, para que você se convença ainda mais que a produção de conteúdo para blog é um diferencial e tanto para o desenvolvimento de sua marca, convidamos você a ler também a importância do marketing de conteúdo para a sua empresa!

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