O inbound marketing deve ser já um bom conhecido em seu dia a dia. No entanto, o inbound commerce é um termo relativamente novo e que faz uso do mesmo conjunto de técnicas e estratégias, mas com um diferencial: são planejadas para impactar especialmente o público-alvo de sua loja virtual.

A questão, aqui, está no ajuste das estratégias para que o seu ecommerce obtenha uma performance muito melhor. É aquela velha história: desenvolver a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo. Como consequência, aquele visitante anônimo tem mais chance de se tornar um fiel cliente de seus produtos ou serviços.

Vamos entender, então, o que é e como aplicar o inbound commerce na rotina do seu empreendimento? Basta seguir com a leitura deste post!

O que é inbound commerce?

Como explicado, o conceito é uma simples — e aprofundada — personalização das estratégias de inbound marketing que já rendem resultados para as empresas. Para isso, o modelo inicial de negócio é pautado em 3 pilares do inbound marketing:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fidelização.

Para esclarecer quais são as ações mais eficazes em cada um desses pilares, vamos detalhá-las logo abaixo:

Atração

O fundamento do inbound marketing é o mesmo das estratégias que ele busca inspiração: atrair um público qualificado para o seu negócio. Para tanto, o primeiro ponto de sua estratégia deve consistir na identificação da audiência certa para o seu negócio.

atração - Conheça o inbound commerce e os benefícios para sua loja virtual

Com base nessas informações você pode utilizar as ações que mais rendem resultados nesta etapa do inbound commerce, que são:

Além disso, você pode trabalhar o SEO de sua loja virtual por meio das descrições de produtos ou serviços e de cada categoria do seu ecommerce. Isso ajuda a potencializar as suas páginas entre os melhores resultados nas buscas orgânicas, gerando mais autoridade ao seu site.

Conversão

Nesta etapa, o inbound commerce se diferencia um pouco dos convencionalismos do inbound marketing. Isso porque a conversão, para as lojas virtuais, mais diz respeito à conversão de um usuário anônimo em clientes. Ou seja: vendas.

conversão - Conheça o inbound commerce e os benefícios para sua loja virtual

De nada adianta, portanto, a disponibilização de um e-book para converter em leads. O processo é mais dinâmico e, por isso, é válido apostar em outras soluções digitais, como:

O CTA, no inbound commerce, é uma chamada mais direcionada ao produto que um artigo ou o seu email marketing estão se referindo. Isso ajuda a converter o leitor e já guia-o para a etapa de venda. Mesmo que ele não compre, isso já ajuda na captura de dados do cliente em potencial para fisgá-lo em uma oportunidade futura.

Fidelização

Por fim, assim que chegada a etapa de fidelização o inbound commerce trabalha de maneira personalizada no contínuo encantamento de quem já adquiriu os seus produtos ou serviços. Nesse aspecto, você pode adotar as seguintes estratégias:

fidelização - Conheça o inbound commerce e os benefícios para sua loja virtual

  • Email marketing e automação;
  • Mídias sociais;
  • Blog.

A segmentação de sua base de emails é fundamental em todas as etapas em que essa ação é utilizada. Isso permite que você analise com muito mais eficácia as preferências, hábitos e comportamentos de cada usuário, para disponibilizar um conteúdo muito bem personalizado.

Basta ter em mente que isso tudo permite que você conheça cada vez mais a sua audiência. Consequentemente, a produção de conteúdo se torna tão direcionada, a ponto de parecer um franco diálogo com cada leitor em particular.

E é por isso que gostaríamos que você desse uma conferida, também, em nosso artigo que aponta os 5 fatores que podem fazer seu site institucional fracassar em vendas!

infografico display - Conheça o inbound commerce e os benefícios para sua loja virtual

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