A automação do setor industrial já é realidade no mundo atual, as máquinas e robôs participam cada vez mais para o processo produtivo, reduzindo os custos operacionais e, otimizando a qualidade dos produtos vendidos. A indústria 4.0 segue uma nova era do consumo digital e de produção.

Uma característica forte da indústria 4.0, é a virtualização, que significa a conexão da internet com a atividade industrial. Todo o mundo já aderiu a essa tecnologia, inclusive o Brasil, com as grandes empresas do setor automobilístico que já trabalham com esses novos recursos.

Não é fácil aderir a essa tecnologia, para alcançar o nível de produtividade total do setor de operação, é necessário reestruturar todos os setores da companhia, inclusive o marketing, que deve focar no sistema que inclua a indústria 4.0 para o marketing digital.

Confira a baixo um pouco mais desse universo inovador.

O que é automação da indústria

Também conhecida como manufatura avançada, a indústria 4.0 é um conceito que substitui gradativamente os antigos processos industriais, para um sistema integrado de operação que reúne máquinas trabalhando com sistemas digitais de controle das ações.

O primeiro equipamento a fazer isso, foi o CLP, (Controlador Lógico Programável). Criado na década de 60, ele foi o primeiro instrumento que tornava automático os processos industriais. 

A principal característica desse sistema, é a internet das coisas, ela da um maior foco na interconexão de máquinas,  atua em mensurar, monitorar e, produzir em tempo real todas atividades industriais. 

Quando isso chega ao marketing, vários pontos devem ser destacados, principalmente a comunicação. As decisões que envolvem o setor industrial tem participação decisiva de várias pessoas, pois muitas delas trabalham no segmento B2B (Empresa para Empresa).

A indústria 4.0 para o marketing digital abre uma grande porta de oportunidades de negócios, porque o setor industrial foca na produção de peças, ferramentas, máquinas e outros instrumentos de altíssima importância.

Soluções do marketing digital

No planejamento e análise de critérios das empresas do setor industrial, inúmeras mudanças deverão ser feitas, principalmente na gestão, que devem estar devidamente preparadas para o novo meio de produção.

Uma das soluções mais encontradas, é o mecanismo de análise “Big Data”, que é um conjunto de dados armazenados, que podem ser cruzados as análises e métricas de diferentes estratégias de negócio. Esse sistema consegue entregar uma produtividade mais assertiva para todo o setor industrial, tornando mais ágil a gestão, logística, assim, melhorando a operação.

No marketing digital, uma empresa especializada na Indústria 4.0 para o marketing digital é a Soluções Industriais, essa plataforma unem conceitos do comércio E-commerce e Marketplace, no qual fornecedores competem entre si, por máquinas e ferramentas industriais dos mais variados tipos.

Estratégias de marketing para a indústria

Como a automação da indústria não está para brincadeira, a importância e valor do marketing para contribuir no sucesso do setor é fundamental. Veja agora, as estratégias mais utilizadas para obter mais clientes e, relacionar a indústria 4.0 para o marketing digital:

  • CRM: O Customer Relationship Management, é responsável por gerenciar o contato com o cliente. Nele, é possível manter dados e informações para outras equipes de marketing trabalharem com eficiência, melhorando os resultados e, principalmente, o relacionamento e valorização do cliente;
  • Mobile Marketing: Com o maior acesso das pessoas aos Smartphones, o aparelho preferido de 64% dos brasileiros para usar a internet deve ter atenção maior do marketing. Com aplicativos específicos, é possível enviar alertas aos clientes com destaques dos produtos da empresa, criando um melhor relacionamento, além de coletar dados para criar novas campanhas, adaptando ao perfil do público.
  • Redes sociais: Um marketing focado nas redes sociais vai alavancar os acessos e vendas da sua empresa. Com publicações temáticas e diferentes formas de abordagem visual: belas imagens, vídeos e carrossel (que exibe fotos e vídeos), haverá uma considerável presença do público no local;
  • SEO: Considerada como uma das mais importantes estratégias de marketing digital, a otimização dos motores de busca foca em termos específicos, conhecidos como palavras-chave, que aumentam o posicionamento do sue site nas primeiras páginas do Google e, consequentemente, trará um maior tráfego orgânico para o seu domínio. Ter o controle dessa ferramenta é crucial para qualquer estratégia de marketing digital;
  • SEA (Search Engine Advertising): Essa plataforma tem algumas semelhanças com o SEO, mas, o foco principal do SEA, são os anúncios pagos. Algumas plataformas são focadas nisso, como o Google Ads. Com ela, é possível iniciar uma campanha e fazer o monitoramento de resultados e do desempenho em tempo real, podendo ser cancelada a qualquer momento;
  • Marketing de conteúdo: Esta é uma das principais estratégias dos últimos anos no meio do marketing digital. Com a mudança do interesse dos usuários, e o maior foco do algoritmo dos mecanismos de busca por conteúdo. Estratégias como Inbound Marketing foca na produção de um material altamente relevante, com textos de grande qualidade, imagens, vídeos, infográficos, e etc. No setor industrial, esse conceito é novo, com um enorme mercado para explorar e conquistar. 

Conclusão

Trabalhar com Indústria 4.0 para o marketing digital precisa ter muita dedicação e compreensão das novidades do mercado. A internet das coisas já faz parte da comunicação de bilhões de equipamentos em todo o mundo, e o marketing digital não está de fora, atuando com inovações e facilidade para o mercado industrial ganhar mais força e produtividade, com conforto e meios mais simples de comercialização.

Gostou desse conteúdo? Que tal entrar no nosso blog e explorar mais assuntos relacionados a indústria.?

Pin It on Pinterest

Share This