É possível que o marketing seja direcionado de acordo com o segmento de mercado que cada empresa trabalha. Hoje, existe o marketing B2C, direcionado para o comércio e bens de serviço para pessoas físicas e, o B2B, que são as transações entre as empresas.

Porém, hoje, queremos apresentar um pouco do funcionamento do B2B. Ele se caracteriza pela atuação em várias funções distintas no processo de venda e também de compra.

A prioridade primária do marketing B2B é capturar o lead, qualificá-lo de modo que ele possa ser preparado para receber a abordagem do setor de vendas da empresa.

Para ajudar ainda mais na compreensão, enquanto os clientes finais realizam a compra a partir do preço e da popularidade, as empresas, que são o foco do B2B, analisam questões como potencial de lucro e também preços. 

Vamos de exemplos

Se ainda não ficou tão claro o que o marketing significa, pense em empresas que realizam a venda de grandes máquinas para os mais diferentes segmentos, as quais não tem utilidade para o consumidor comum, como máquina de corte a laser e máquina de solda

Pensou? Pois bem, esses equipamentos podem ser extremamente úteis para outras empresas que realizam serviços e produções em grande escala e demanda.

É nessa hora que o marketing B2B entra em ação, para falar de forma direta com essas empresas e mostrar a importância de um bom equipamento e como adquiri-lo.

E com o crescimento das indústria da internet, o marketing industrial e B2B tem acompanhado e se mostrado uma estratégia extremamente boa. 

E quais são os benefícios?

Utilizado de forma estratégica e muito bem pensada, o aumento de lucros de uma empresa pode ocorrer por conta do marketing B2B, já que o alcance dos mais diferentes tipos de clientes e empresas pode acontecer.

Quando realmente feitas de forma eficaz, bem planejadas e estruturadas, as estratégias tendem a promover diferenciação de mercado de atuação, além de mostrar aos potenciais clientes a credibilidade da empresa. 

Um ponto importante para ser lembrado no marketing B2B, é buscar realizar uma comunicação que seja mais voltada para a garantia de desempenhos e resultados, bem mais do que o consumo/compra de algum produto.

Essa comunicação feita pelo marketing, precisa além de tudo, ser explicativa para o cliente, sendo detalhado e relevante para que ele consiga compreender de maneira eficiente o para o público. 

Os conteúdos mais extensos tendem a ser melhores no marketing B2B, exatamente pelo fato das altas explicações e detalhamento dos produtos e todo processo feito por uma indústria. 

Estratégias certeiras

Nada melhor do que dicas que funcionem para um marketing B2B certeiro. Para começar, é muito importante que seja feita uma análise de concorrentes e perceber o que pode funcionar também para o seu negócio, de uma forma diferente, e o que não. 

A segmentação do público também é muito importante. Se uma empresa vende equipamento de segurança individual, o público-alvo precisa ser os trabalhadores de ambientes com algum tipo de risco físico, não os de trabalhadores de escritório, por exemplo.

E a definição de metas é o que vai ajudar o marketing de fato deslanchar e conseguir os resultados desejados e esperados.

Por isso, não deixe de analisar todos os tipos de estratégias de marketing B2B para que o sucesso da sua empresa seja de fato eficaz e proporcionar todos os resultados esperados.

Fale com

Pin It on Pinterest

Share This