Tem se tornado popular a relevância em criar valor para o seu cliente. Afinal, é uma necessidade misturada à preocupação em se diferenciar no mercado, já que o consumidor está cada vez mais no centro das atenções dos empreendedores.

Podemos perceber isso no cuidado em gerar uma experiência de compra memorável. Ou mesmo no impacto de um pós-venda, hoje em dia. E, nessa dinâmica veloz e urgente, o empreendedor deve saber como criar valor para o seu cliente.

Quer aprender ou aperfeiçoar as suas técnicas? Então, confira como podemos ajudar você a criar valor para o seu cliente neste post!

Qual é o valor de entrega para o cliente?

Ao elaborar uma solução para o seu público-alvo, você deve definir o seu valor com base em 4 tipos de custos:

  • Custo psíquico: o impacto de sua solução na vida do seu público-alvo;
  • Custo de energia física: a redução no esforço em decidir-se pela sua solução;
  • Custo de tempo: envolve tanto o tempo para a tomada de decisão quanto o necessário para a sua solução ser implementada e eficaz para a demanda do consumidor;
  • Custo monetário: o preço de produção e também de comercialização.

Importante perceber, nesse último tópico, que é a partir da junção desses elementos que você passa a ter um parâmetro que ajude a criar valor para o seu cliente. Algo que a agência de marketing contratada e sua equipe de vendas devem trabalhar para expor isso ao consumidor.

A diferença entre preço e valor

Com base no que mencionamos acima, deu para entender como criar valor para o seu cliente? Trata-se de uma questão de analisar — em diferentes espectros — o impacto de sua solução.

Com isso, é importante fazer com que o consumidor também enxergue isso. Assim, obtém-se o número para essa equação que todos os empreendedores tentam resolver, como um grande enigma matemático.

Acontece que já existem meios para criar valor para o seu cliente. E, a seguir, vamos analisar as 3 principais maneiras praticadas no mercado:

Reduzindo o preço de sua solução

Simples assim. A redução de preço faz com que o consumidor — sempre em busca de economia — observe o que você tem a oferecer e, que, experimente sua solução.

Acontece que essa é também a maneira menos efetiva de criar valor para o seu cliente. E sabe por quê? Porque a simples redução no preço também baixa o valor do seu produto ou serviço.

Redução no custo total para o cliente

O outro método consiste em avaliar os tipos de custos mencionados anteriormente, e avaliar maneiras de reduzi-los. Isso pode ajudar em uma redução qualitativa do preço, sem que o valor de sua solução seja impactado negativamente.

Aumentando o valor para o cliente

Aí está uma solução que demanda mais tempo e planejamento, mas com possibilidade de aumentar o retorno de seu investimento.

Afinal de contas, ao investir nos diferenciais de sua solução e fazer valê-los o que realmente os destaca no mercado — e os que diferencia da concorrência —, você está provando para o seu público que o valor do seu produto ou serviço está acima do preço praticado.

Em tempos nos quais a experiência do cliente é valiosíssima, o preço é coadjuvante de um cenário que você monta. E, nele, deve conter a eficácia do que você prometeu ao cliente.

Até por isso, o inbound marketing trabalha tanto com o conceito de personas. Por meio da elaboração de um perfil de consumidor ideal, as estratégias para criar valor para o seu cliente são mais assertivas e melhor direcionadas.

Quer saber como aplicar tais conceitos e, assim, criar valor para o seu cliente? Entre em contato conosco!

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