Pois é nítido que o email marketing se transformou em uma estratégia fundamental para qualquer empresa ou agência de marketing digital. A questão, portanto, reside em criar um modelo sustentável e que impacte o seu cliente — e clientes em potencial.

Conhecer o funil de vendas e a jornada de compra do seu público-alvo permite a elaboração de uma estratégia de marketing digital assertiva. Afinal, tal conhecimento permite que você entenda os desafios e necessidades do seu consumidor e planeje ações eficazes — entre elas, como criar um email marketing de resultado.

Para ajudar, vamos adiantar algumas respostas para você neste post: confira como criar um e-mail marketing de resultado conosco!

Dicas para criar um email marketing de resultado

Com o advento do marketing digital, o email marketing se postou como uma estratégia diferenciada. Para colher os resultados promissores que suas ações podem proporcionar, entretanto, convém analisar algumas características importantes — como destacadas abaixo:

Construa a base de sua lista de email marketing

Pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores — em busca da ilusão de resultados rápidos — compram listas de emails e enviam suas ofertas sem a permissão do usuário.

Vale observar que isso é errado por diversos motivos. Entre eles, o envio de uma oferta que o usuário nunca solicitou e, tampouco, permitiu. Além disso, ao comprar uma lista de emails você está fugindo um dos principais propósitos do email marketing e do marketing digital: enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo.

Dessa maneira, pegue o caminho mais longo — porém, funcional — de montar uma base de e-mails cadastrados. Estimule o relacionamento com o seu público-alvo, gere ações que os motivem a enviar seus dados e identifique oportunidades que gerem valor a eles ao disparar seu email para eles.

Escolha a plataforma de disparo e personalize suas mensagens

A etapa seguinte consiste em encontrar a melhor plataforma para suprir suas necessidades. Posteriormente, é hora de personalizar a mensagem para que o leitor reconheça a sua marca só pelo título do e-mail — e o endereço de envio, é claro.

Com base nisso, construa uma estratégia de comunicação que compreenda a abordagem, ou tom de voz e os motivos do envio daquela mensagem. Pode ser:

  • Vender;
  • Informar;
  • Educar;
  • Baixar alguns de seus materiais de divulgação.

Entre outras possibilidades. Ter isso em mente, no entanto, facilita a elaboração de ações estratégicas e é uma parte fundamental para quem procura saber como criar um email marketing de resultado.

Padronize suas mensagens para gerar valor ao cliente

É hora de adicionar elementos cativantes e que acrescentem algo à rotina do seu leitor. Isso inclui o uso de:

  • Botão de Call to Action para orientar o usuário à ação desejada;
  • Título impactante, mas cujas respostas sejam solucionadas no corpo da mensagem;
  • Proporção equilibrada de imagens e texto — cerca de 40 e 60%, respectivamente, do seu email marketing;
  • Atenção no tamanho do seu email. Mantenha-o leve para o fácil recebimento e leitura do seu público;
  • Mantenha sempre, no final do email, orientações para o usuário descadastrar o seu endereço, caso queira.

Construa um planejamento estratégico

Crie um planejamento tendo em mente a periodicidade no envio do email, a frequência e um alinhamento com o seu calendário de produções.

Isso tudo ajuda a manter um foco assertivo e de acordo com a sua estratégia em marketing digital. E lembre-se, também, que a segmentação é determinante para se aproximar do seu público e criar um email marketing de resultado — ou seja: aquele que realmente signifique algo, para o consumidor, e incentive-o naturalmente a abrir suas mensagens.

Atenção à mensuração de resultados

Por fim, é importante avaliar a mensuração de resultados — que é a base de toda estratégia de marketing digital. Para isso, convém contar com o apoio de uma agência de marketing digital, que consegue traduzir rapidamente seus objetivos em ações estratégicas.

E, para que você entenda o que uma agência de marketing digital pode fazer por você e ajudar em outras coisas, além de criar um e-mail marketing de resultados, confira 5 pontos fundamentais em uma estratégia de marketing industrial!

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