É indiscutível saber da importância sobre como criar um blog, hoje em dia, e como alinhá-lo em suas ações de marketing de conteúdo. Afinal, todo conteúdo criado deve estar amplamente associado aos objetivos e necessidades do seu público.

Isso ajuda a ranquear as suas páginas entre os principais resultados de busca on-line. Mas, além disso, explora a eficácia de suas ações de marketing de conteúdo, permitindo um relacionamento muito mais consistente com o consumidor.

Por isso, confira conosco a importância de como criar um blog bem estruturado e quais aspectos ter em mente para personalizá-lo e focar, exclusivamente, em um marketing para indústrias muito bem direcionado à demanda do seu consumidor!

Por que saber como criar um blog bem estruturado?

Os seus canais de comunicação corporativos devem ser altamente funcionais. E isso serve também para as ferramentas de relacionamento, como é o caso das redes sociais e do blog.

Por que saber como criar um blog bem estruturado?

Isso porque eles são meios de informação, entretenimento e educação: uma tríade que se traduz em postagens relevantes, criativas e que respondam às principais dúvidas de sua audiência. Como dissemos, é um dos pilares do marketing de conteúdo.

E por mais que você terceirize os serviços de marketing digital em sua empresa, o conhecimento por si só já é valioso. Você deve estar à frente das questões que mais permeiam o imaginário do seu público e, assim, convertê-las em respostas objetivas e eficazes com base nos conteúdos planejados e produzidos.

O blog tem se convertido, para muitos, no cartão de visita das empresas. É o primeiro contato dos usuários e, por isso, um blog de sucesso gera tráfego para o seu site, atrai clientes e os fideliza com o tempo. E é aí que reside a importância em saber como criar um blog, falta compreender quais são os principais benefícios de sua implementação!

Quais os benefícios de um blog para empresas?

Abaixo, destacamos as vantagens que o seu negócio vai acumular ao aprender como criar um blog que vai estar profundamente alinhado às suas ações de marketing para indústrias:

  • o marketing de conteúdo ajuda a construir uma imagem de autoridade para a sua empresa. Assim, quanto mais respostas e soluções você agregar à demanda do seu público-alvo, mais eles vão procurar pelos seus conteúdos diante de uma nova dúvida;
  • saber como criar um blog foca também no engajamento. As pessoas se relacionam mais com a sua marca e passam a atuar, indiretamente, como meios de divulgação da sua marca;
  • o marketing de conteúdo também ajuda a ranquear as suas páginas nos principais mecanismos de busca da internet, como o Google. Assim, o público vai se deparar com a sua empresa presente nos primeiros resultados pesquisados, o que aumenta o tráfego para as suas páginas e, consequentemente, contribui com a valorização de todo o processo de vendas da empresa.

Ótimos valores que só têm a acrescentar à reputação da sua marca, não é mesmo? Que tal vermos, então, como criar um blog, na prática, promovendo o seu marketing para indústrias?

Quais são as principais etapas sobre como criar um blog?

Abaixo, nós preparamos uma listagem rápida, mas completa, para que você saiba por onde começar sua estratégia de marketing de conteúdo e sem pestanejar sobre como criar um blog:

  • todos que se perguntam como criar um blog devem iniciar nessa etapa, que consiste em registrar o domínio de sua página, existindo serviços diversos para isso;
  • a hospedagem é a etapa seguinte. Não economize nisso, pois o servidor é o responsável por gerar estabilidade à navegação dos usuários;
  • hora de configurar o servidor para que o seu blog esteja preparado para abrigar os artigos alinhados com a sua estratégia de marketing de conteúdo (adiante ainda daremos algumas dicas sobre o visual do seu blog corporativo);
  • saber como criar um blog também consiste em planejar o calendário de conteúdos, apontando os temas, a periodicidade de publicação e a otimização deles para ranquearem nos mecanismos de busca.

Em seguida, o seu marketing para indústrias vai seguir o planejamento — que, por sua vez, está profundamente alinhado à jornada de compra do seu público-alvo e ao funil de vendas.

Só que isso não é tudo, abaixo também vamos disponibilizar algumas inspirações visuais para que o design do seu blog tenha tudo a ver com a sua marca, facilitando a identificação dos seus clientes em potencial gradualmente.

O design é valioso

O aspecto estético é tão relevante quanto o conteúdo. Eles são complementares, afinal de contas, e devem resgatar a sua identidade visual para fixá-la, lenta e gradativamente, na mente dos seus clientes em potencial.

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No entanto, outros detalhes devem ser considerados para ver como criar um blog estruturado traz altos retornos para o seu negócio, como:

  • Pense na cor de fundo da tela, devendo ser relaxante e de fácil visualização das palavras;
  • Atenção também ao uso de imagens — dica: por mais que use fotos de bancos gratuitos, atente-se ao uso de conteúdos visuais que façam o seu público gerar identificação com elas;
  • Cuidado com as cores em geral do blog, pois elas devem ser agradáveis e não podem cansar os olhos do leitor rapidamente;
  • Pense também em associar o design do blog com a sua identidade visual.

Ou seja: ainda que a relevância e frequência de conteúdo sejam fatores fundamentais, eles podem ganhar muito mais valor com um design bem planejado.

Foco também na usabilidade

Muito se diz, atualmente, a respeito da experiência do usuário. Nada mais justo, uma vez que uma navegação on-line dificultada espanta, em instantes, o seu leitor e cliente em potencial. Por isso, bastante foco na facilidade de acessar, transitar entre páginas e encontrar conteúdos.

Só que o cuidado com a usabilidade se estende também ao dispositivo que sua audiência acessa o seu blog por meio de suas ações de marketing de conteúdo: hoje em dia, os computadores deixaram de ser o principal meio de navegação on-line dos usuários.

Por isso, o blog e o site devem ser responsivos — adaptáveis para outras tecnologias, como os smartphones e tablets. Com isso, eles podem acessar quando quiserem, e de onde estiverem, sem que a sua experiência seja prejudicada.

O planejamento se estende ao conteúdo

Por fim, um dos grandes mantras do marketing digital: conteúdo. É ele quem vai atrair os usuários com “dores” que a sua empresa pode resolver por meio dos seus produtos ou serviços. Sem falar que essa produção é o diferencial que gera autoridade para o seu negócio, e aumenta o alcance de sua marca na internet.

Por isso, estabeleça objetivos e trace um perfil detalhado do seu público-alvo. Com isso, suas ações de marketing de conteúdo são altamente beneficiadas, bem como o seu relacionamento com os clientes.

E, agora que você já sabe a importância de como criar um blog bem estruturado, que tal ampliarmos o conhecimento no assunto? Para isso, descubra porque você deve escolher uma agência especializada para cuidar do seu marketing para indústrias!

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